Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Retro nature - Eric Rivera

Illustrated in Flash

M.M. -
ESTA FOTO DÁ-ME PAZ.
PARECE UMA CASA DE SONHOS, NÃO ME IMPORTAVA DE LÁ ESTAR 
há 3 horas
#
Victor Nogueira
Tem múltiplas interpretações. O amarelo tanto pode ser o sol como o Silvester, personagem da BD. O verde tanto pode ser um campo cultivado com várias folhas como o relvado dum estádio de futebol. Ou mesmo a camisola do Sporting Club de Port...ugal. Há um contraste entre o verde primaveril e o negro despido dos ramos da árvore como se fosse inverno, onde pousam dois pássaros. Será um casal ? Que pássaros ? Estão em descanso pk não esvoaçam ! A casa tem sombra e é negra por fora e luzente no interior ! O que dentro dela reluz: ......ou sol
há 7 minutos ·
#
Victor Nogueira ‎.. ouro ou sol ? Se for o sol terá de ser uma casa de espelhos. A árvore negra e despida será mesmo árvore ou mão seca que não dá o conforto da sombra se o sol for um braseiro. Uma mão desamparada que busca ? Pronto, o poeta deu lugar ao matemático racionalista e ambos, deste Kant_O, deixam um suave beijo à Nela, como se fosse a brisa com sabor a sal, sol e maresia ! :-)
há 2 minutos
.
Victor Nogueira Ah! Sou um homem da beira mar, do sol, do sal,da brisa, da maresia iodada, do espaço infinito em torno de mim, sem muros nem ameias :-)
há 2 segundos
.
.

Sem comentários: