Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Victor Nogueira - Ao longo das horas


  • A PRPÓSITO DO pingo doce 


    Muitos "opinam" e "pensam" exactamente como ELES querem. 

    Na última Greve Geral os órgãos de informação titulavam "Violência" quando esta era apenas a exercida pelas forças policiais no Chiado e sobre um piquete de greve. E o silêncio quase geral como se natural e fatalística fosse a extrema violência de quem tira à esmagadora maioria e crescentemente os direitos à vida, ao trabalho, ao salário ou reforma condignas, à habitação, à saúde, à segurança social, ao ensino, ao lazer e tempos livres, ao convívio familiar e social, à cultura que se não reduza ao futebol, às telenovelas, às redes sociais, Em síntese, falo9 do direito ao presente e ao futuro com dignidade, alegria, felicidade.

    Para os ocultos mandantes tudo são direitos descartáveis e não adquiridos. Direito inalienável, não descartável, inquestionável é o sacrossanto DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA, aos seus LUCROS, ao seu canibalismo que nem a eles próprios se poupam. 

    LIBERDADE é apenas a DELES roubarem, enganarem, espoliarem, explorarem, mentirem. Entre ELES e sobretudo à maioria dos outros que ELES querem sub-humanos acéfalos a ver quem entre ELES será o DONO de tudo e de todos. DONO da vida, da existência, da morte.

    Agora todo o mundo fala do caso Pingo Doce.

    Alguém inocente ou provocatóriamente lança o anzol de "Dia do Consumidor" e não do Trabalhador e logo fica esquecido que foram apenas uns milhares que se "consumiram" no Pingo Amargo e milhares de milhares que por todo o País se manifestaram nas ruas e milhares as empresas que respeitaram (que remédio) o feriado.

    Quanto aos juízos moralizadores e condenatórios sem mais sobre os "consumidores" escamoteiam que ELES - os que se querem donos das pessoas e do mundo - lançam nas pessoas o medo, a ganância, o desespero, o individualismo, o oportunismo, a insegurança, o salve-se quem puder ... ELES e seus apaniguados e cúmplices lançam depois o isco e as pessoas "moralistas" atacam o seu semelhante e poupam a cáfila de ocultos mandantes e beneficiários de chorudos lucros e seus paus mandados nas cadeiras do poder, onde têm sido colocados com os votos de muitos moralistas desde há quase 40 anos. Não estou a dizer que os consumidores agiram bem. Estou a dizer é que os verdadeiros responsáveis e criminosos são outros.

    Há 30 anos que ELES colocam nas cadeiras do poder os seus mandaretes e homens e mulheres de mão, com o voto maioritário ou abstenção daqueles que logo de seguida passam a roubar e a condicionar por interpostos indivíduos.

    A seguir ELES dizem que os políticos são todos iguais e muitos acenam acéfalamente que sim, esquecendo que ELES passam bem sem eleições nem parlamento, nem contestação, nem sindicatos, nem organização dos trabalhadores e das populações. . Passam bem e preferiam que fôssemos todos cordeirinhos a balirmos alegre e mansamente para o matadouro. 

    ELES têm rosto e nome - Encontram-se na revista FORBES e similares. AQUIhttp://www.forbes.com/billionaires/list/




    Pois em verdade vos digo que a esmagadora maioria que passa horas nas redes sociais ainda tem dinheiro para pagar a energia eléctrica e o acesso à internet. O que pressupõe que outras necessidades mais básicas melhor ou pior continuam satisfeitas. Ou não ! ? (VN)



    Aproveitando o direito de resistência consagrado na Constituição, anteontem deveriam ter aproveitado o gesto largo e carinhoso do Só-Ares Santinni e levarem tudo sem pagar, pois a tanta generosidade não havia resistência que resistisse. Ficava-lhe de emenda e aos outros que comem pela calada.

  •  E a seguir iam para o 1º de Maio. Eram três em uma

    • Cidadã A - Nunca me passou pela cabeça criticar as pessoas que lá foram («os consumidores» como lhes chamas). A não refexão sobre a manipulação de que estavam a ser alvo, associada à necessidade (quiça, miséria) levaram as pessoas a «aproveitar». O meu feroz ataque dirige-se ao sr Alexandre Soares e outros que tais... A ELES, aos que «têm rosto e nome» e que podemos encontrar na FORBES. Aos que até aproveitam a ocasião para passar por beneméritos... Mas só num dia por ano... Uns escolhem o Natal, OUTROS ESCOLHEM O 1º DE MAIO... Feitios...
      há 4 horas · 


    • Victor Nogueira Cidadã A, este texto que partilhei não foi originado por ti mas pelos comentários que não o teu em vários murais. Partilhei aqui apenas na sequência da nossa conversa acerca da "reserva" sensível de certa página


      Lá poderíamos / deveríamos mas não devemos publicar textos destes. Apesar de "cientistas sociais" , porque desde sempre temos sido intervenientes no mundo que nos rodeia, não para manter a paz dos cemitérios, privilégios balofos ou egoístas, ou o pensamento único ou um unanimismo que nunca existiu, mas para transformar e tornar o mundo mais humano.

      Não o publicamos lá mas há outros murais / placards como outrora [e antes de Abril] foram o nosso pequeno da associação dos estudantes ou as mesas do arcada/portugal ou a casa/quarto alugado de alguns de nós. Ou mesmo as aulas :-)
      há 42 minutos · 

Soares do Santos e o Pingo Doce têm sido o bombo da festa, pelo menos desde a "denúncia" pela comunicação social que mudara a sede da empresa para a Holanda a fim de pagar menos impostos, o que mereceu a compreensão de Passes de Coelho, tão afoito a carregar o Zé e a Maria de impostos e a perdoar as dívidas dos grandes caloteiros do BPN, na manobra de privatizar os lucros e nacionalizar os prejuízos.
.

Mas ... Soares dos Santos é o biombo e o bombo atrás do qual se "esquecem" Belmiros e outros que tais, que também não só fogem aos impostos como estrangulam a produção nacional. Ou Américos Amorins, co-comprador do BPN livre de "activos tóxicos". Ou discreto João Pereira Coutinho Ou Berardo, um dos grandes devedores do BCP de que é accionista e dono do grande negócio do "Museu Berardo" And so on

******
Mas Passes de Coelho quer enganar quem quando afirma: 


"Em relação a este último tema, deu o exemplo da dificuldade que as pessoas têm em arrendar casas para aceitarem um emprego noutra região, no caso de estarem a pagar empréstimo de aquisição de casa própria: mesmo quando o pretendam fazer, os bancos normalmente exigem um aumento de margens (spreads) cobradas nas taxas de juro. E disse que o Governo está a trabalhar no sentido de resolver essa situação."


DIZ a comunicação social que a banca reagiu mal à sentença do Juiz de Portalegre no sentido de com a entrega das casas extinguir-se o débito à banca que em tempo de vacas gordas avaliou por cima e em tempo de vacas magras avalia ... por baixo, enquanto o Fisco avalia por cima.. Reagiram mal a Banca e as Empresas imobiliárias.

Mas independentemente deste "milagre das casas", pensa o senhor de Passes de Coelho que com contratos precários e baixos salários os trabalhadores poderão andar a saltitar de terra em terra e de casa em casa e de escola em escola e de centro de saúde em centro de saúde, com a tralha e a família às costas ?

*****


Não só o Pingo Doce, do patrão pretensamente bondoso e amigo dos trabalhadores e mais ainda dos seus lucros com fugas aos impostos mas também o Continente de Belmiro dono do Público, que à última Greve Geral nem uma linha dedicou, estiveram abertos


Segundo a notícia os descontos eram de 50 % para compras superiores a 100 € e houve quem gastasse MIL euros. Seguramente poucos dos verdadeiramente necessitados poderiam dispor de 100 euros e muito menos de MIL euros.

Note-se que o Pingo Doce em tempos teria afirmado que só aceitava dos clientes pagamentos em dinheiro vivo e nem sequer com cartões de crédito devido às elevadas despesas com os mesmos.

Alguém me sabe informar se o Pingo Doce aceitava cheques ou cartões de crédito ou débito ? É que hoje há muita gente na lista negra do banco de Portugal - desde que não envolvido no BPN - ou a evitar entrar nela. Portanto ... só dinheirinho vivo e seguro nas caixas do Pingo Doce que se faz amargo ?

Ah! E no meio disto tudo, não se esqueçam do Continente do Belmiro, do Jumbo e doutras grandes empresas que estiveram de portas abertas, talvez mais "inteligentemente" que o Pingo Amargo, e a facturarem e com os meios de comunicação a desviarem a ira apenas para Soares do Santos.
Há muito que os Soares dos Santos deste país propõem eliminar mais feriados - em especial com o 1º de Maio, historicamente um dia de luta dos trabalhadores.

Explorando as dificuldades dos portugueses e obrigando os seus trabalhadores a trabalharem nesse dia, transformou um dia de protesto e um feriado incomodativo num dia de consumo desesperado.

Soares dos Santes estará a rir-se neste momento. Até quando?

*****


Victor Nogueira partilhou a foto de André Gago.
Terça-feira

O tamanho de um pensamento: vendendo ao preço normal durante 364 dias por ano, a Jerónimo Martins decide fazer descontos não num qualquer dia de semana, não num qualquer sábado ou domingo, mas... no dia 1º de Maio. Ideia brilhante. É neste caldo de ideias que se sustenta o grupo deste cavalheiro, que é amiúde chamado (porquê?) a falar na comunicação social sobre o que seria melhor para o País. Esta é uma das suas propostas: para acabar com feriados e aumentar a produtividade, acabe-se com o do 1º de Maio. Como angariar apoiantes para esta sua ideia? Explorando as dificuldades dos portugueses, transformando um dia de protesto num dia de consumo desesperado. Para quando, a estátua?

5



 Só o Pingo Doce esteve aberto? 



E o Continente/Modelo/Worten ? 


E o Intermarché ? 

E o Jumbo / Auchan / Box ?

E o Corte Inglês ? 

E as grandes superfícies comercias de que eles são "lojas âncora" ? Por todo o país !

E os Dia / Minipreço ?

Quebra da Lei da concorrência ? Qual concorrência se eles combinam os Preços entre si ? Alguém duvida ?

Sem comentários: