Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 8 de dezembro de 2012

a vaca, o burro e o presépio


A NASA tinha prometido fazer uma conferência de imprensa no dia 3 de Dezembro, onde iria revelar as descobertas fantásticas da Sonda mandada a Marte. Não sei o que aconteceu mas será que politicamente seria um desastre publicar a notícia?
Gosto ·  · há 48 minutos · 

  • João Carrapiço Provavelmente........
  • Aristides Silva Qualquer notícia que mexa com os preconceitos religiosos das pessoas dá logo bronca! Um exemplo, há pessoas aqui nos Açores, absolutamente escandalizadas só pelo facto do Papa ter dito que a vaca e o burro não fazerem parte do presépio. Imaginemos o que não aconteceria se a NASA por exemplo revelasse que Marte já foi habitado? Para as religiões, livros sagrados etc era o «fim do mundo».
  • João Carrapiço SEm duvida Aristides.É isso mesmo, tanto que o Papa ja veio remediar a questão dizendo que a vaca e o burro nao estavm la nio momento do nascimento, terao sido levados para la apos o nascimento , o que na pratica faz com que o presepio dev ater a vaca e o burro, dado que o presepio foi criaçao apos o nascimento e nao durante o nascimento.Interpretaçoes!!!!!!!
  • Victor Nogueira Até onde sei a vaca e o burro apenas aparecem num dos evangelhos gnósticos. Mas sendo a bíblia um repositório de metáforas, concebidas a posteriori, posso admitir que a vaca e o burro surgem na história por serem na altura animais utilíssimos, quer como força motora, quer como meio de transporte, quer como fonte de alimentos e de energia.



    São histórias da carochinha, como o Inferno que afial não existe segundo um dos últimos Papas, ou op tenebroso 3º segredo de Fátima mais os 3 pastorinhos, que afinal era água chilra,

    Ou a história das relíquias, parodiadas por Eça de Queirós, em que as do Santo Lenho e dos pregos seria de tal monta que nem o pinhal de leiria chegaria para fabricá-los ou o panos da Verónica chegaria para vestir os famintos da terra.

    Histórias, João Carrapiço e Aristides Silva, umas trágicas, outras poéticas. Mas ... terá mesmo a NASA enviado a sonda ou foi só mais um faz de conta ?

Sem comentários: