Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 9 de fevereiro de 2013

De que são feitas as minhas saudades?

Añañuca amarela - flor do deserto Por Leon Calquin  
 ~~~~  Fui, como ervas, e não me arrancaram (4) - De que são feitas as minhas saudades? ~~~~

 Não sei se tenho saudades! Talvez lhes chame ... o vazio da ausência? Mágoas? Penas? «Saudades» do sol arrancado antes de nascer? Das praias de Luanda, das águas cálidas, do cheiro a sal e a sol e a maresia? Da chuva e da brisa ? Do sol e do mar e dos dias cheios de claridade? Do «peso» de ficar sempre um pouco de mim nas pessoas que conheci, nos caminhos que percorri, nas terras onde estive? De não haver passado, mas sim um eterno presente, ali ao alcance da mão, da voz ou do gesto, mesmo que silenciosos?
.
Uma vez no «Um contra Todos» o Malato perguntou a uma concorrente qual seria a resposta dela se tivesse possibilidade de ver satisfeito um pedido,ao que ela respondeu «que a minha filha fosse sempre feliz». Ele parou e depois respondeu duma maneira que achei bela «Que todos aqueles de quem gostei e partiram voltassem de novo para ao pé de mim»
.
Sim, às vezes tenho «saudades» dos que já partiram, dos gestos que fiz ou não fiz, das palavras que disse ou não! Mas se pudesse responderia que houvesse autêntica paz e alegria dentro de nós! Ou apenas felicidade sem miséria para todos.
.
Mas como isto são sonhos, deixo para quem quiser um abraço apertado e amigo [ou -- beijos para as moças e abraços para os moços].
.
Victor Manuel
.
26 de Setembro de 2007 16:56

Publicada por Victor Nogueira em Sábado, Novembro 03, 2007 no
Mu(n)do Phonographo e em
onde há mais para quem for para la do fast write read and discard

  • Mesmo no deserto...há sempre uma hipótese: a da diferença!
  • Clara Roque Esteves lindo momento de saudade. Gostei muito e envio um beijinho agradecendo o presente.
  • Nádia Patricia
  • Nádia Patricia vivemos de sonhos meu amigo..
  • Joaquim Carmo Texto muito bom, Victor Nogueira, grato pela partilha!
  • Ana Albuquerque O terminal é aqui, na lembrança e na saudade. Um tempo que não esquecemos. Pessoas que recordamos.
  • Manuela Silva «Não sei se tenho saudades! Talvez lhes chame ... o vazio da ausência? Mágoas? Penas? «Saudades» do sol arrancado antes de nascer?»----------------------Pode a saudade ser o vazio da ausência, um vazio preenchido de dor pela ausência da alegria, dos tons quentes do sol prometido que o homem recebe ao nascer. Porque é que o sol brilha apenas naqueles segundos que nos cega a vista?
  • Victor Nogueira O sol em céu límpido, azul, brilha sempre. E "cega" na brancura de évora ou das vilas e aldeias alentejanas, Manuela Silva Bjos
  • Deolinda Figueiredo Mesquita Fantásticos textos, também esta imagem..... Saudades .... não sei..... Obrigada Victor. bjs
  • Manuela Silva E cega também quando o Sol bate no meu rosto de olhos marejados depois de sair do fundo do mar, Victor Nogueira.
  • Victor Nogueira E se conduzires com ele a bater-te nos olhos, conduzes às cegas ou estacionas o fiesta na berma da estrada Manuela Silva LOL A não ser que entretanto tenhas tirado os ócullos de sol do porta-luvas, onde levas tudo menos luvas e um guarda-pó como no tempo dos afonsinos
  • Manuela Silva hehehehehe. Não tenho nenhum fiesta nem de brincadeira.
  • Manuela Silva De facto, no porta-luvas tem-se tudo menos umas luvas, um pano de limpar o pó, isso sim.
  • Victor Nogueira Cuida bem do carro, não o deixes enferrrujar, de vez em qd põe-no a trabalhar em ponto morto, que daqui a uns anos tens um valioso para o museu do automóvel. Manuela Silva No meu museu do brinquedo tenho uma miniatura do fiesta anterior que me ofereceram - a minatura, claro - mas ainda não encontrei uma miniatura do actual
  • Manuela Silva O meu já está enferrujado, Victor Nogueira. Seria um bom carro de colecção, sim. Volkswagen Pólo Coupé G40. Não mexe há 12 anos.
  • Victor Nogueira Cuida dele Quem sabe se não poderás graças a ele comprar um palacete numa quinta com capela privativa e bela talha dourada E no altar, colocas uma foto do WW Polo LOL
  • Manuela Silva hehehehehehehee!!!!!!!!!!!!!
  • Manuela Silva Não quero palacete nenhum LOL Estás-me a ver ceguinho.
  • Manuela Silva Não gozes com o meu Pólo, que ele tem sofrido muito.
  • Victor Nogueira Estou a falr a sério. Não sou como certas revisores, consultoras e crítico-seleccionadoras literárias
  • Victor Nogueira Pronto, Manuela Silva u fico com o palacete e deixo-te a garagem LOL
  • Manuela Silva Aceito a garagem para o meu Pólo. E eu fico aonde?
  • Victor Nogueira No quarto de hóspedes LOL Mas para eu comprar a quinta terias de vender o ww Polo. Qual é a tua, oh não minha ? http://www.youtube.com/watch?v=9ijut3EnfWU
  • Manuela Silva Os revisores não ganham para palacetes, ainda mais com esta crise. Se trabalho 12 meses onde é que o Estado me vai buscar o 13º mês, que nunca recebi nem direito tenho a ele?
  • Manuela Silva Tem de ser um grande quarto, o maior do palacete. Não prescindo dos meus livros, nem dos discos.
  • Manuela Silva A Casa de jantar
  • Manuela Silva Vou-me deitar. Vou pensar nisso.
  • Victor Nogueira vendemos o ww polo e depois dividimos o palacete. Pode ser que tenha um espaçoso pavilhão de caça com tapada anexa e tanque para as tuas flores e peixes LOL
  • Manuela Silva hehehehehe pois!!!!!!!!!!!!!!
  • Carlos Rodrigues Flor que nasce da terra seca, gretada ou na olha de um eléctrico é força e saudade que não se perde de uma vida vivida. Gostei muito, Victor.
  • Carlos Rodrigues Correção: na calha.
  • Margarida Ourives É linda a flor que desabrocha no terreno árido. Bjs
  • Maria Jorgete Teixeira " Flor amarela, flor de uma longa espera"...
  • Manela Pinto lindissimo. comoveste-me e nao vale. tinha mandado secar a fonte das lagrimas amigo e elas brotaram, afinal o meu coraçao ainda se toca ao sabor da palavra, beijinhos doido

  • Sem comentários: