Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Victor Nogueira - auto-retrato e "anémona do mar"

 
 
Setúbal - foto fgp - na 2ª feira de carnaval, outra máscara
 
~~~~~ ANéMONA DO MAR ~~~ * Victor Nogueira

De um punhado
de branca areia salgada
fez-se
... verde madeiro
.........................vogando
........................................ao sabor da corrente
na esteira de todos os sorrisos
De ilha em ilha
castelos no ar
que a chuva........gota .......a ........gota
...........................construiu
e o sol dispersou

Victor Nogueira
Évora 1969 Fevereiro

OUTRA MÁSCARA AQUI

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4686874375214&set=a.1411107843098.2054622.1394553665&type=1&theater
 
 
 
 
11/2 ·

  • Ricardo Jorge Mateus Pina cara de reformado victor.

  • Victor Nogueira Ainda estava ao serviço na chafarica, Ricardo Jorge Mateus Pina LOL

  • Clara Roque Esteves Vitor, estava a achar-te muito recauchutado...Mas faz-nos bem reviver o passado de vez em quando. Adorei o poema que, julgo, pertence à tua fase mais rica poeticamente falando, aquela com a qual me identifico mais, por ser mais sensível, mais profunda no mostrar do amar. Obrigada.

  • Ricardo Jorge Mateus Pina ahahaha. chafarica é um bom nome. eu por cá vou definhando.

  • Judite Faquinha Clara o que o Victor pode achar de mim pouco me importa!!! Agora o que eu sentir sobre o que ele escreve... sou muito sensível, sobre o que penso e no que sinto, e não sinto o mesmo sobre tudo o leio; tenho um amigo Sociologo... me diz que eu tenho a minha sencíbilidade á flore da pele!!! Pessoalmente, não vou julgar o Victor, que não conheço...no meu coração todos os amigos virtuais são boas pessoas, até que mostrem o contrario OK. Bjs

  • Clara Roque Esteves Judite Faquinha, comigo? Não percebo o seu comentário. Não li o que o Vitor Victor Nogueira terá escrito sobre si. Eu gosto muito da escrita dele, particularmente a que se situa entre os anos 60 e oitenta.

  • Judite Faquinha quem escreveu que o Victor e estava achar-te recauchutada... não foi o Victor, nem fui eu... foi a amiga Clara, por isso respondi...quanto ao resto pouco me importa ok. leia o que escreveu em cima!!!

  • Victor Nogueira Judite Faquinha e Clara Roque Esteves A Clara dizia que eu na foto parecia mais novo. Só isso. Zango-me convosco se se zangarem por minha causa LOL Bjos

  • Judite Faquinha Victor, eu não estou zangada com ninguém!!! Mas a tua amiga Clara sabe muito bem o que escreveu... agora não vá pedir a tua ajuda, só falta o que ela escreveu, acima do meu comentário, que agora Victor... simplesmente desapareceu, e eu sei como se desaparecem quando não nos agrada, quanto ela dizer que na foto perecias mais novo, não é verdade,eu não li nada disso!!! Faz-me um favor? Diz á tua amiga Clara, que eu não gosto de bricadeiras de mau gosto!!! Só te digo desculpa-me...pelo respeito que sinto por ti amigo bjos lololol

  • Donzilia Conceiçao Outra bela foto tua, com um poema lindo Victor, hoje também é segunda feira e caem umas gotas de chuva, e também o sol dispersa. Só que faz muito frio. mas tu nos aqueces o coração com a tua poesia e com tudo o que escreves, sobre tudo porque és um homem muito sensível, como eu sou que amo poesia e a reviro e viro de pés para o ar porque é bom a gente saber ler e interpretar muitas vezes o seu significado, mas a tua é tão verdadeira que nos deixas sem palavras para a comentar, tem tanta beleza e sensibilidade que nem precisamos pensar, obrigada pelas tuas partilhas e continua, porque eu te gosto de ler e saber que és assim, um beijo amigo

  • Margarida Piloto Garcia Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o que para aqui vai, lol. Ai Victor, então tu pões estas fotos e deixas o pessoal descontrolado??? Não conheço a outra senhora, mas todos me merecem respeito, desde que me respeitem, mas conheço a Clara e penso que te tem em estima e consideração. Olha eu cá por mim, gosto muito desta foto. Acho que tens sonhos nos olhos. Beijinhos.

  • Guiomar Casas Novas · 21 amigos em comum
    LINDO POEMA VICTOR NOGUEIRA!

  • Deolinda Figueiredo Mesquita Boa noite Victor. Adorei este poema. Obrigada Bjs

 

Sem comentários: