Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 9 de fevereiro de 2014

tempestades ... tropicais




Foto Victor Nogueira - Tempestade em setúbal no passado milénio

Nada que se compares às relampejantes, atroadoras e terríficas tempestades tropicais nocturnas em Luanda, com torrenciais bátegas de água. Uma vez vi um indivíduo aperceber-se da chuva, olhou para trás e desatou a correr em busca de abrigo mas não foi suficientemente rápido e ficou encharcado. Nunca mais vi a chuva perseguir alguém LOL

Em viagem e no asfalto muitas vezes vemos a fronteira entre onde choveu e onde não choveu 

Maria Lisete Almeida, Isabel Dias Alçada, Rui Miguel Torres e 61 outras pessoas gostam disto.
4 partilhas

Isabel Dias Alçada Feliz noite amigo, bjs como em Moçambique!
9/2 às 18:34 · Não gosto · 1

Elsa Vicente Concordo plenamente consigo...sou de angola sei o que isso é...obrigada pela partilha...
9/2 às 19:47 · Não gosto · 2

Mario Silva · 3 amigos em comum
Este ano deslocou-se para Estádio da luz ....coitados
9/2 às 20:12 · Não gosto · 1

Milu Vizinho Boa noite amigo Victor Nogueira, obrigado pela partilha...Linda imagem
9/2 às 20:42 · Não gosto · 1

Quim Kim Nada mais belo que a Natureza.
9/2 às 22:03 · Não gosto · 1

Teresa Drummond · 2 amigos em comum
fui testemunha dessas tempestades... meu marido quando não chovia ia tirar fotos à trovoada... temos slides das mesmas...
10/2 às 0:58 · Não gosto · 1

Alice Coelho 
10/2 às 6:06 · Não gosto · 1

Carlos Rodrigues A minha cara-metade, fez o mesmo, na Mutamba ( estava à meia dúzia de dias em Luanda ), viu toda a gente a correr, porque ia cair uma dessas belas tempestades, mas ela julgava que era outra coisa pior...  Bela foto.
10/2 às 12:14 · Não gosto · 2

Maria João De Sousa Lindíssima fotografia, Victor Nogueira! Obrigada! Deixo o meu abraço!
10/2 às 12:34 · Não gosto · 2

Silvia Mendonça Bela imagem - sorte do fotógrafo, que não deve ser principiante. Boa. Beijos de mim.
10/2 às 12:42 · Não gosto · 3

Belaminda Silva Bela foto!!! Obrigada Victor. Beijinho  e um dia feliz 
11/2 às 11:26 · Não gosto · 3

Judite Faquinha Victor é uma bela foto, mas umas belas trovoadas...já tive cercada por quatro trovoadas, mas eu e meus filhos, e mais quatro jovens, nos abrigamos na praia na Fonte da Telha, espectacular a água estava morna...outros campistas nos seguiram o exemplo e adoraram, esta foto está belíssima adorei, e recordar é viver. beijocas.
11/2 às 17:19 · Não gosto · 3

Maria Lisete Almeida Grata pela partilha desta foto fantástica!
12/2 às 18:30 · Não gosto · 2

Sem comentários: