Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 1 de junho de 2016

crianças no bairro azul da belavista, em setúbal


foto victor nogueira -- crianças no bairro azul da belavista, em setúbal

Nas minhas deambulações em Portugal não poucas pessoas, especialmente crianças, me pedem para fotografá-las. Na maioria dos casos dava-lhes posteriormente as cópias indo a casa delas ou enviando pelo correio.embora neste caso nunca me acusassem a  recepção. Mas havia adultos que pretendiam apenas ser fotografados, como se daquele modo ficasse o registo para a eternidade. 

Esta é uma das fotos de que gosto imenso. O olhar fixo na câmara, de expectativa, o alheamento total de tudo o resto, o gesto como que protector da miúda relativamente à criança central...

Maria Rodrigues Uma foto lindissima, Obrigada Victor pela Partilha bjs. da muito amiga   
Gerir
Maria Rodrigues Lindissima foto adorei    
Gerir
Maria Miranda Victor A foto é linda as crianças são lindas. Eu amo crianças. Este olhar como tu falas fixo, parece que querem transmitir algo, não sei. Para mim as crianças são uma perdição o sorriso, as brincadeiras, a inocência e alguns sabidolas mas lindos seja que raça for adoro crianças. Muito Obrigada Parabéns beijinhos 
Gerir
Clara Roque Esteves Maravilhosa mensagem, Vítor. Refiro-me à fotografia. A tua leitura é outro tipo de alerta, pedagógico, como sempre.
Gerir
José Manuel Candeias Linda foto, amigo. O olhar destas queridas vão muito para além da tua máquina e de tu próprio. Grande momento, parabéns e obrigado pela partilha!
Gerir
Manuela Vieira da Silva Eu diria da menina que segura a mais pequena: «Endireita-te e fica quietinha, para ficares bem na fotografia!». Olhares de expectativa, de nunca antes terem sido fotografadas. Bela foto, amigo Victor Barroso Nogueira. Feliz Dia da Criança! Bjo.  
Gerir
Milu Vizinho Excelente foto, camarada Victor. Obrigada pela partilha...Adorei...Beijinhos 
Gerir
Deolinda Figueiredo Mesquita Excelente foto, Victor, estas meninas falam muito, muito bonitas. Adorei. Muito obrigada 
Gerir

Sem comentários: