Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

heróis e anti-heróis

* Victor Nogueira
mário soares cartoon de antonio

1. - Mário Soares poderá ser o herói daqueles que beneficiaram com o 25 de Novembro, que pôs fim ao desejo e à construção duma sociedade verdadeiramente socialista, mais justa e fraterna.
Muita coisa ficou na Constituição de 1976, que dela e posteriormente foram retiradas em sucessivas Revisões Constitucionais do PS/PSD/CDS. Mário Soares formou Governo com o CDS, partido que votara contra a referida Constituição de 1976.
Mas essa da bandeira que teria pisado em Londres é uma mentira propalada pelo Governo de Marcelo Caetano e pela PIDE.No 25 de Abril Mário Soares era um desconhecido para a maioria dos portugueses e o PS fora fundado em 1973 na Alemanha com dinheiros da social-democracia europeia.
A colagem do PS e de Mário Soares ao PCP nos meses a seguir ao 25 de Abril deu-lhe a notoriedade que lhe permitiu trair a Revolução e enganar parte do Povo Português. Mário Soares é de facto um herói, o herói da Grande Burguesia e do Grande Capital, que a ele muito devem: Chapaimaud, Espírito Santo, Mellos, Belmiros, Soares do Santos e muitos outros.

2. - Outros factos poderiam ser realçados ou referidos, começando na CEUD em 1969 e continuando por aí adiante, incluindo o Norte a ferro e fogo e as malogradas tentativas de transferir a Assembleia Constituinte para o Porto e de sabotar os trabalhos da mesma ou a "indiferença" ao desencadear duma guerra civil e a uma eventual intervenção estrangeira pelos amigos de peito.

Sem comentários: