Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Póvoa de Varzim - programação do cinema de santa clara no verão de 1991



* Victor Nogueira

Os filmes que vimos ou vi em 1991 foram Cyrano de Bergerac, Robocop 2, Regresso ao Futuro - Parte III, O Padrinho - Parte III Home Alone (Sóznho em Casa). Mas dos filmes anunciados pela programação de 24/08  a 04/09  e noutra altura vi Jack Knife, A Bela Menphis,  Wild at Heart e Um Chá no Deserto. Do Cinema Santa Clara e da sua configuração, onde íamos muitas vezes nas férias de Verão, nada me lembro. Contudo uma pesquisa na internet faz-me concluir que actualmente será o Cine-Teatro Garrett. Nova pesquisa indica-me que estou equivocado, pois este situa-se na Rua José Malagueira  nºs 1/5 e aquele na mesma artéria mas nos nºs 62/64. A programação era na altura eclética: várias nacionalidades, vários tipos, desde desenhos animados até filmes mais ou menos !sérios!, de maior ou  menor qualidade, classificados para diversas idades, sem esquecer o "hardcore"

Sobre o Sozinho em Casa escrevi em 1993: "No domingo á tarde fui com o Rui e a Susana ao Jumbo comprar material escolar para o caçula depois de termos ido a uma das salas de cinema do centro comercial ver um filme de que te falei anteriormente: Dennis, o Pimentinha, sobre as diabruras duma criancinha traquinas. Embora me tivesse rido nalgumas cenas, achei o filme inferior a qualquer um dos da série Sozinho em Casa, não só porque nestes o miúdo/actor era mais expressivo, mas também porque nestes a história tinha mais consistência. Embora qualquer deles sejam filmes para miúdos cujo principal intérprete é uma criança, são duma extrema violência sobre os bandidos, adultos, que sofrem autênticos tratos de polé. Mas a verdade é que o Rui e os seus amigos deliram com tais cenas de violência, muito semelhantes ás dos filmes de desenhos animados, sobretudo dos de origem norte-americana que a televisão passa nos programas infantis." (MMA - 1993.09.20)






fotos victor nogueira em 2016.09.02

Sem comentários: