Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 23 de dezembro de 2017

amor perfeito




47 comentários
Comentários
Isabel Dias Alçada Muito lindo, as coisas mais simples são as mais belas, beijos amigo
Gerir
3 a
José Manuel Marques E que a beleza esteja sempre na luta camarada, porque é também isso que faz a diferença nos combatentes e nas causas que valem a pena. Abraço
Gerir
3 a
Francelina Canobbio Perante a singeleza desta imagem só posso dizer obrigada camarada
Gerir
3 a
Donzilia Conceiçao Espectáculo!!!! " Não é karl Marx mas sim... um amor-perfeito..." até aqui é arte, obrigada querido amigo.Um beijo.
Gerir
3 a
Maria João De Sousa Estou bloqueadinha de todo... mas agradeço... acho é que não está a aparecer no meu mural... mas, com estes bloqueios todos, já nem sequer sei onde anda o meu mual, Victor Nogueira...
Gerir
3 a
Victor Barroso Nogueira parece-me que o teu pc precisa duma grande "varredura" e afinação. Esta manhã "oleei" o meu que já deixou de engasgar-se e patinar LOL
Gerir
3 aEditado
Maria João De Sousa Nem dá para acreditar... está doidinho de todo! E eu, bloqueadinha de todo!!!
Gerir
3 a
Francelina Canobbio O computador amigo o computador. O pcp nao precisa de varreduras
Gerir
3 a
Victor Barroso Nogueira mas que mau feitio, Ricardo Jorge Mateus Pina PC no contexto é ... personal computer LOL Actualmente, pc's made in china 
Gerir
3 aEditado
Ricardo Jorge Mateus Pina ahahah. é a minha verve anarco sindicalista.
Gerir
3 a
Maria João De Sousa ... pois... é o que dá esta descontextualização toda... éo meu computador que está palerma, doidinho, avariado, instável... eu sei lá! Isto nem tem explicação...
Gerir
3 a
Ricardo Jorge Mateus Pina o pcp até se tem portado bem.
Gerir
3 a
Victor Barroso Nogueira pois, menino Ricardo Jorge Mateus Pina A minha verve é mais terra-a-terra 
Gerir
3 a
Judite Faquinha Boa tarde Victor! Lindo amor perfeito... e, está há chuva, mas mesmo molhado é lindo adorei, obrigada, bjinhos.
Gerir
3 a
Victor Barroso Nogueira Menina Francelina Canobbio PC no contexto é ... personal computer LOL Actualmente, pc's made in china 
Gerir
3 a
Francelina Canobbio Eu sei. Daí eu dizer que o nosso pcp nao precisa de varreduras
Gerir
3 a
Margarida Piloto Garcia Um amor perfeito muito pouco nada? Bem, sem dúvida uma liberdade poética. Julguei que fossem os malmequeres ou as margaridas que se desfolhavam na busca dessa resposta :-):-)
Mas a foto é linda e achei muito interessante este teu registo tão romântico.
Gerir
3 a
Margarida Piloto Garcia Obrigada meu querido amigo Victor Nogueira. És sempre muito oportuno.
Gerir
3 a
Carlos Rodrigues E um malmequer pequenino, disse um dia à linda rosa, Por te chamarem raínha, não sejas tão orgulhosa ! 
Gerir
3 a
José Pires VÊJAM UM VÍDEO COM PINTURAS EM MOVIMENTO EM:
http://jose-pires-um-ser-livre.blogspot.pt/
Abraço SIMPLESMENTE o Zé
Gerir
JOSE-PIRES-UM-SER-LIVRE.BLOGSPOT.COM
Vitor Correia Ao ver esta flor,lembrei me de Luís Góis quando disse..." compra pão e vinho, mas rouba uma flor,tudo o que é belo não é p'ra vender..." se pudesse roubava ta,Victor
Gerir
3 a
António Barrenho Abraço Victor 
Gerir
3 a
Fatima Mourão Bonita flor beijo 
Gerir
3 a
Maria Lisete Almeida Lindo amor-perfeito qaue nem a chuva destrói. Bem lindo ... Grata Amigo Victor. Fica abraço.
Gerir
3 a
Yolanda Botelho Lindo meu amigo,beijinhos..
Gerir
3 a
3 a
Belaminda Silva Lindo! Obrigada camarada. Beijinhos 
Gerir
3 a
Clara Roque Esteves Amores perfeitos

Adoro os amores perfeitos.
...Ver mais
Gerir
3 a
Clara Roque Esteves Vítor, meu amigo, deixo-te este poema como penitência pela falta de atenção que tenho dado às tuas postagens. Beijinhos.
Gerir
3 a
Victor Barroso Nogueira Oh Clara Roque Esteves Não há penitências LOL Bjos Grato pela partilha do poema 
Gerir
3 aEditado
Luisa Neves  - ABRAÇO. 
Gerir
3 a Ver Tradução
José PiresLINDOooooooooooooooooooooooo
Gerir
3 a
Arminda Griff 
Gerir
3 a
Victor Barroso Nogueira Arminda GriffGosto imenso de Van Gogh e não conhecia alguns destes quadros do quotidiano. Grato 
Gerir
3 aEditado
Alice Coelho I like!!! 
Gerir
3 a Ver Tradução
Elisa Fardilha Delicada, bela e salpicada de mágoas.
Gerir
3 a
Clara Roque Esteves Adoro os amores perfeitos. Vaidosa...
Gerir
3 a
GostoMostrar mais reações
3 a
GostoMostrar mais reações
Maria Rodrigues     um bom Natal
Gerir
3 a
GostoMostrar mais reações
3 a
GostoMostrar mais reações

Sem comentários: