Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 26 de julho de 2020

O Ford Fiesta II, fiel Rocinante

fotos victor nogueira - 

o Fiesta II de matrícula 00 JE 00 em Setúbal.


Este é o meu actual Rocinante. Mantiveram-se as voltas por Setúbal e para o Porto/Mindelo/Vila do Conde, estas cada vez mais espaçadas e condicionadas pelo avançar da velhice. A companha como tudo na vida abalou, e com isso terminaram há muito as  viagens  até Caldas da Rainha/Óbidos/Alcobaça. 

Com a morte da minha tia e a venda do que em Portugal considerei sempre ser a minha casa como se fora a casa de meus pais em Luanda, terminaram as idas a Lisboa/Paço de Arcos,  embora na Linha morem não poucas amizades minhas, umas mais recentes, outras mais antigas, como malta de Luanda.

A família são os amigos (e amigas) e nem todos na família se podem considerar como amigos, desinteressados, atentos, solidários. 

Com cada vez menos primeiros dias à minha frente, mortos todos os que me antecederam, sou agora  e apenas o SOBREVIVENTE entre  pessoas em que me não revejo e numa cidade que não reconheço como minha. Cidade minha foi o Porto, Cidades minhas foram as Caldas da Rainha e i Paço de Arcos. Cidade minha é ainda e  apenas Vila do Conde.

Quanto ao Fiesta II continua a ser a minha fiel companhia, para lá de Penélope, esta nos escassos intervalos duma agenda muito preenchida com inúmeros compromissos, em  eterno e cíclico vai-vem.






Em Vila do Conde


No Mindelo


Em Paço de Arcos

***






















Na Serra da Arrábida


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Sem comentários: