Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 24 de março de 2024

O BAILE DAS MÁSCARAS


* Victor Nogueira

 24 de março de 2013  · 

O BAILE DAS MÁSCARAS

Uma jogada de mestre, a de Relvas Passes de Coelho. Não foi só Sócrates mas tb Ferreira Leite e o Professor António  Borges que foram repescados para aumentar a confusão e desviar as atenções. Seja na RTP/SIC/TVI, seja no Público/Expresso/Visão/CM/DN/JN  e por aí fora adentro.

MÚSICA, MAESTRO

Ouvem os charlatães todos, incluindo na SIC e na TVI, desde a quadratura do círculo ao Marcelo, o Costa de Lisboa, o Marques Mendes e outros, mas atiram-se à RTP, que Relvas quer silenciar. Por acaso ou não a RTP é que é obrigada a transmitir tempos de antena, sobretudo em períodos eleitorais, e não as estações privadas como a SIC ou a TVI.

Apesar de Borges -  porta voz e fiscal do capital financeiro - o meter no saco dos ignorantes que não entendiam a "bondeza" do TSU,  Belmiro de Azevedo, um dos homens mais ricos do Mundo,  dá ao insigne professor de economia a possibilidade no Público de "lavar" a cara e dar o dito pelo não dito, enquanto noutra página o Paulo filho de Belmiro vai zurzindo  nas taxas da banca demasiado altas para os negócios deles, os  Belmiro. 

 Ah! Belmiro perde a polidez e defende como qualquer verdadeiro capitalista ou patrão analfabeto que é preciso baixar os salários (e como irá o Modelo/Continente/Optimus/Zon  fazer face ao Pingo Doce Saude de hipermercado ?) 

Não há crise: Ulrich/Espírito Santo/Américo Amorim/Soares dos Santos/ Belmiro e Cia lá se entenderão até o povo sossegar e acabar com o que Belmiro chama o "carnaval das manifestações" pois é preciso "aguentar" e seguir o exemplo  dos "sem-abrigo", enquanto não se criminaliza a busca de restos nos contentores, que é um dos lucros das empresas de resíduos sólidos, segundo declarou um seu administrador.

Coelho Gaspar e e Portas cumpriram com zelo e competência o amealhar de lucros mais  ou menos fabulosos à banca e as grandes grupos económicos. Agora é preciso mudar as moscas por outras semelhantes, apesar das aparências.

Entretanto, Pacheco Pereira, o "grilo falante" pretensamente independente do PSD, jura a sua fé e fidelidade ao PSD e considera uma provocação pretenderem insinuar que está próximo do PCP. E (em artigo pago pela empresa do Belmiro ?), defende que a solução está nas duas sumidades que são Costa do PS e o Rio do PSD, que se devem entender para um programa de (de)Governo, estilo - digo eu - "tudo como dantes(co), quartel-general em Abrantes" (dos funantes)

Por outro lado o PS de sócretinos seguros, indiferente às "sugestões" escritas no Público de Belmiro,  anda numa fona para conseguirem convencer o eleitorado sobre a quadratura do círculo e a possibilidade de sol na eira e chuva no nabal, tudo a favor do capital, com quem rimam !

É de reflectir sobre as declarações de Almerindo Marques acusando Sócrates/PS de pressionarem a favor das PPP. Ora estas foram criadas por Cavaco/PSD, aprofundadas pelo PS e mantidas pelo PSD/Passos/Relvas/Portas.

Um dos maiores exemplos da promiscuidade do PSD nas PPP está em Ferreira do Amaral/PSD/ministro de Cavaco, cujos ministros PSD estão envolvidos na fraude do BPN, "nacionalizado" pelo PS/Sócrates

Tudo farinha do mesmo saco que pretende baralhar e ficar com os trunfos todos a favor da banca e dos grandes grupos económicos, os verdadeiros donos de Portugal e do Mundo

MÚSICA, MAESTRO



José Barata Moura - Valsa da burguesia

Graça Maria Teixeira Pinto

Quem como o Victor para nos abrir os olhos? 🙂

11 ano(s)

António Manuel Silva Santos

Será que alguma vez,os meus compatriotas,muitos deles operários como eu,saberão um dia desmascarar,e vencer estes monstros de maldade, vocacionados para nos enganar.

11 ano(s)

Francisco Gentil Apolónio

É uma questão de tempo e da amplitude e força da luta,

António Manuel Silva Santos. Creio que comungamos, no essencial, das mesmas ideias. Eu gostaria que fôssemos amigos aqui no facebook! Eu não posso pedir! Estou interditado, temporariamente, pelo FACE de solicitar amizades. Se quer e pode, solicite que eu ficarei grato! Um abraço de agradecimento, amizade e consideração.

11 ano(s)

Manuela Vieira da Silva

Por aí fora adentro... Gostei deste texto pela forma como resumiste preto no branco as calamidades políticas/oportunistas/capitalistas em que este nosso país mergulhou. Mas os totós somos nós, todos nós que ainda nos damos ao trabalho de pôr os ouvidos… Ver mais

11 ano(s)

Lia Branco

🙂

11 ano(s)

Isabel Dias Alçada

😃

11 ano(s)

Judite Faquinha

VICTOR eu tenho tido dificuldades com a net... mas sei os comentários que tenho a fazer, eu ler lei, mas se klico para não responde, bjs

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Judite Faquinha Espero que consigas por o teclado na ordem LOL. Mas se for um teclado sem fios, wireless, não será pilha descarregada ? Bjos 🙂

11 ano(s)

Belmira Patrício

'enriquece o charlatão'...

11 ano(s)

Victor Fernão Pires Fernandes

E o Socrates também por aí anda, são os tais democratas que governaram Portugal 48 + agora 40 . ABRAM A PESTANA.

10 ano(s)


Sem comentários: