**
* Victor Nogueira
Não dou pela chuva nem há vendaval lá fora nem o frio aperta muito. Na cozinha subo o estore e abro a janela. Tudo é silêncio. As esgalgadas couves galegas oscilam levemente, impulsionadas por uma leve brisa. Do beiral do telhado escorrem algumas compassadas pingas. Lá longe brilham como luzeiros as luzes.
Por breves segundos e por duas vezes tudo fico escuro, cá dentro e lá fora. Será um novo apagão, como o de ha uns meses atrás? A única iluminação que persiste é a do monitor do portátil, o velho ASUS. À cautela, da 1ª vez, alumiado com a lanterna do telemóvel vou à sala da frente em busca duma vela mas entretanto a electricidade foi restabelecida.
Á fera Kristin seguiu-se o Leonard, pluvioso e ventoso, com especial incidência nas terras da moirama, a Sul do Tejo,. Prevêm-se mais inundações, devido à chuva e à descarga das barragens. Nas zonas onde há uma semana passou a tormentosa Kristin ainda há povoações isoladas, algumas cercadas de água, sem electricidade nem telecomunicações. O Governo da traquitana capitaneada por Montezero anda às aranhas, como baratas tontas. Herr Venturra prossegue os seus números circenses Mantêm-se as eleições presidenciais para o próximo domingo, apesar do estado calamitoso.da Lusitânia, especialmente entre os rio Tejo e Mondego.The show must go on
São negros os tempos que se avizinham: os do 50º aniversário da Constituição de Abril e do 100º aniversário do 28 de Maio, que alcandorou ao poder o primeiro dos 3 Salazares de que o 4º Pastorinho, o Mestre André, pretende desçam a este jardim à beira-mar prantado, para salvar Portugal dos perros, das hordas bárbaras e dos infiéis que pretendem substituir a nobre e viril Raça Lusitana, de que Herr Venturra, o omnipresente homem das sete partidas seria a reincarnação de Giraldo Giraldes, o Sem Pavo, em turbulenta e anti-heróica cavalgada, em esforçadas cavalgaduras.
Aproveitando o fim de festa, em visita oficial, o Beato Marcelo PR foi a Roma beijar reverencialmeonte o anel papal, em genuflexão medieval, aproveitando para convidar o suserano da ICAR paa visitar a Fidelíssima Nação em 2027, por alturas do 150º aniversário das visões / aparições da Senhora de Fátima na Cova da Iria.
A talhe de foi-se Ás quatro da madrugada Leonard chega ao Mindelo, com ventos em rajadas sonoras, que rompem o silêncio que me rodeava. fazendo bailar as ramadas do limoeiro e da tangerineira Ainda não chove mas a tempestade aproxima-se, prenunciando o avizinhar dum tempestuoso dia Fecho a janela e meto-me para dentro, rumo a Vale de Lençóis, para os braços de Joana Morfeia.
Adenda - A manhã está soalheira, sem chuva, mas o vento uiva lá fora com maior frequência. Marcelo II pondera o adiamento das eleções nas zonas afectadas pelos sucessivos temporais. Das pantalhas comunicacionais desapareceram as notícias tridentina que envolvem Pepe Sócrates, Joe Berardo e o Esírito Santo, e do espinhoso caso do avençado, agora bombo da festa devido à inépcia da troupe que o tem ao leme duma desconjuntada caranguejola.
Em tempo - No carrocel de tempestades, para sábado, véspera de eleições, espera-se a chegada de Marta, com maior incidência a Sul do Tejo.
Imagens geradas pelo chatGPT (*) e Google Gemini (**)
Guiões
1. - Desenho: É de noite, um céu sem lua nem estrelas. Á esquerda um série de couves galegas, altas, com ramagem no topo. Á direita um limoeiro, carregado de limões amarelos. No chão, debaixo e em torno do limoeiro desenha limões caídos no solo. Em 1º plano uma janela com duas portadas, emoldura a cena no exterior. Ao fundo, no horizonte, edifícios branc-cinza, alguns com janelas iluminadas
2. . Em estilo realista / cartoon desenha uma arena, com as bancadas quase vazias. Á esquerda do redondel, desenha duas hienas. Ao centro três gladiadores lutam entre si. Um gladiador empunha um triidente, O segundo gladiador lança uma rede sobre o primeiro gladiador. O 3º gladiador é um fantasma esvoaçante, coberto com um lençol branco. O céu está coberto de nuvens cinzentas, riscado por relâmpagos. Sobre os gladiadores esvoaçam vampiros. À direita, na arena, um trono vazio









Sem comentários:
Enviar um comentário