Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 19 de janeiro de 2013

Victor Nogueira - Leituras e música ao entardecer


 
FOTO VICTOR NOGUEIRA - Setúbal - pôr do sol na estuário do Rio Sado, antes do Porto de Setúbal ocupar a margem ribeirinha ~~~~ Para quem quiser ouvir em fundo enquanto eu faço uma pausa nos meus trabalhos para aproveitar o sol e a claridade para dar - sozinhito - uma volta pela cidade e ler um livro com vista para o estuário do sado e a serra da arrábida no horizonte. Não vou levar para ler "A vid...a quotidiana em Portugal na Idade Média", de Mattoso - demasiado volumoso e pouco maleável - mas um livrito de contos que me estão a encantar. Conhecem "Contos Bárbaros", de JoséAaújo Correia numa edição Livros RTP, do tempo da outra senhora ? Uma delícia ! Claro que uma delícia é a prosa do contista, não os tenebrosos e cinzentos tempos da outra senhora que bárbaramente e com passes de coelho sócretinamente seguros e escavacados estão de regresso !

Plácido Domingo, Anna Netrebko & Rolando Villazón in Sommer Nachtm para ouvir aqui
 


  • Nandinha Monteiro Um feliz fim de semana Victor. Obrigada pela maravilhosa musica ... beijinhos

  • Veríssimo Cleto · Amigo/a de Maria Manuel Bento
    Lindo, lindo, lindo.

  • Donzilia Conceiçao Vou ouvir VICTOR, gosto do Plácido Domingo. Adoro musica clássica, obrigada pela partilha, um beijo é bom ter amigos como tu.

  • Donzilia Conceiçao Como adoro Opera, que já não se ouve em portugal, temos um belo teatro às moscas, onde entrei só uma vez para ouvir o Barbeiro de Sevilha.

  • Margarida Piloto Garcia A ver, a ler-te e a ouvir, uma tripla e deliciosa satisfação.

  • Judite Faquinha Maravilhoso lindo...belos trabalhos que poeticamente, estão tão bem conjugados que temos que nos render, pela sua qualidade e beleza maravilhosa!!! Obrigada Victor, mas sempre...o que conheço mas de nome é o Plácido Domingos, mas todos eles são de alto gabarito grandes vozes adorei!!! beijocas.

  • Arminda Griff Adoro Victor Nogueira.....Lindo presente!!!!!!!!! OBRIGADA! bjo.

  • Arminda Griff ...e choro sempre muito nas óperas e operetas..........

  • Deolinda Figueiredo Mesquita Obrigada Victor, vou ver a ópera à noite, só cheguei agora ao fb. Beijos.

  • Maria Márcia Marques Aplaudo a tua parte final do texto..."passes de coelho sócretinamente seguros e escavacados estão de regresso !

  •  
    01 .Jules Massent - Le Cid: O souverain, o, juge, o pere (Domingo)
    02. Amilcare Ponchielli - Ill figliuol prodigo: Il pader! - Tenda natal (Villazon)
    03. Emerich Kalman -- Die Csardasfurstin: Heia in den Bergen (Netrebko)
    04. Francesco Paolo Tosti - Ideale (Villazon)
    05. Richard Wagner - De Walkure: Wintersturme wichen dem Wonnemond (Domingo)
    06. Luigi Arditi - Il Bacio (Netrebko)
    07. Giuseppe Verdi - Don Carlo: E lui! - Dio, die nell'alma infondere (Domingo, Villazon)
    08. Franz Lehar - Gern hab ich die Frau'n gekusst (Domingo)
    09. Franz Lehar - Land des Lachelns: Dein ist mein gnzes Hertz (Villazon)
    10. Nikolaj Rimskij-Korsakov - Die Rose und die nachtigall (Netrebko)
    .11. Franz Lehar - Die lustige Witwe: Lippen schweigen (Netrebko, Domingo)
    12. Johan Strauss jr. - Unter Donner und Blitz
    13. John Denver - Perhaps Love (Domingo, Villazon)
    14. Leo Delibes - Les filles de Cadix (Netrebko)
    15. Manuel Penella - El gato montes: Vaya una tarde bonita - Si! Torero queiro se (Netrebko, Villazon)
    16. Rodolf Sieczynski - Wien, Wien, nur du allein (Netrebko, Domingo, Villazon)
    17. Federico Moreno Torroba - Maravilla: Amor, vida de mi vida (Domingo)
    18. R. Soutullo /J. Vert - La del soto del Parral: Ya mis boras felices (Villazon)
    19. Richard Strauss - Cacilie (Netrebko)
    20. Giuseppe Verdi - La Traviata: Libiamo, ne lieti calici (Netrebko, Domingo, Villazon)

    Sem comentários: