Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Lisboa ilustrada por Martins Barata

.
Obra de Norberto de Araújo ilustrada por Martins Barata
.

.
Lisboa Muçulmana
.
.
Estaleiro da Ribeira das Naus
.

.
Hospital Real de Todos os Santos - século XVII
.

.
O Chiado no século XIX (romantismo)
.

NOTA BIOGRÁFICA

JAIME MARTINS BARATA -
Pintor - 1899 - 1970
.
A obra de Martins Barata é extraordinariamente numerosa e variada: selos e moedas que circularam durante anos, ilustrações, ferramentas, brinquedos, livros e publicações, pinturas monumentais (dispersas pelo país e estrangeiro). Martins Barata foi um verdadeiro homem da Renascença.

O método de trabalho de Martins Barata caracterizou-se pelo rigor e procura da verdade: para cada trabalho investigou e executou inúmeros estudos, projectos e esboços. Se para ver a maior parte da obra monumental - frescos em Palácios de Justiça por todo o país - é necessária uma deslocação ao local, há também obras desaparecidas ou em colecções particulares de acesso muito difícil. Perante a extensão e a diversidade da obra e as limitações óbvias, é natural que uns temas estejam mais desenvolvidos que outros.
.
Outras actualizações em: http://www.martinsbarata.org/

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Caro Vitor
Já te tinha encontrado "por aí" e quero agradecer-te as palavras de apoio.
Não te inclui na lista de agradecimentos porque só te vi depois.
Gostei da tua (nossa) Lisboa!

Victor Nogueira disse...

Victor disse...
Olá :-)
Uma rosa dos ventos perdendo o Norte? Um blog qd nos falta a imaginação ou o material pode mudar de rumo, como sucedeu com o meu Kant_O. Tens umas fotos bonitas do Alto Alentejo, que percorri e fotografei, tal como Portugal de lés-a-lé, só que a maioria das fotos não estão digitalizadas.
Vim do blog da Belisa e se gostas de Lisboa e se quiseres passa pelo «Ao (es)correr da pena e do olhar»
E força, não desistas!
Um abraço
Victor Manuel

02 Agosto, 2007 14:12


Victor Nogueira disse...
Bi-Olá
Bem, para lá chegares tenho de mudar para outra conta do google
Um abraço
Victor Manuel

02 Agosto, 2007 14:16

Rui disse...

Caro Vítor,

Estou a criar um blog sobre a cidade de Lisboa.
Caso não se importe, posso usar as suas imagens?

Cumprimentos,

lisboameninaemoca.blogspot.com