Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 25 de julho de 2009

Em Évora no Verão e a Reforma Agrária

* Victor Nogueira
.
.

Querida Mãe

.

Então, como vão essa saúde e disposição? Cá por Évora um calor infernal e falta de água: na maioria do tempo os canos deitam apenas ar. Enfim, vai ser um lindo verão. Também esta casa [Rua de Sepa Pinto, junto à Praça do Giraldo] é muito quente á tarde, contrariamente á outra [Quinta de Santa Caratina, fora das muralhas]. A tartaruga, como vai? Um aluno da Celeste, por sinal chamado Victor, deu lhe bichos da seda. Aquilo são piores que marabuntas ou piranhas: passam o tempo a devorar folhas de amoreira. Estão ali numa tampa duma caixa de sapatos.

.

O meu curso já foi considerado habilitação para o ensino técnico (7º grupo e ciências sociais). Nada sei sobre o estágio (abertura).

.

A Celeste lá vai andando, bem como o mini, que deve nascer lá com a força do calor. O rádio transmite canções sobre o campo, a música "revolucionária" que o tempo permite. "Ceifa, ceifeira, ceifa, enche o celeiro da cooperativa". A reforma agrária vai andando. Há problemas por causa da vigilância das searas, receando se que os agrários e seus lacaios lhes lancem fogo. Isto para além de problemas que surgem devido á falta de silos para armazenagem dos cereais, de máquinas para a ceifa (pelo que o trabalho terá que ser feito á mão) e de crédito para os trabalhos do próximo ano. Enfim, é preciso coragem e determinação.

.

Tinha aí umas fotografias antigas para enviar mas não sei onde a Celeste as arrumou, pelo que não posso mandá las ainda desta vez.

.

E o tio Zé como vai? Já mais animado? Diz á Teresa e á Isabel que as fotografias só devem estar reveladas lá para o fim desta semana.

.

Um abraço amigo do VM

.

Évora, 1 Junho 76

.

PS. Uma vez que venhas a Évora e se tiveres possibilidade poderias emprestar nos uma das ventoinhas. OK?

.

.


Sem comentários: