Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

«Cumbersas» com uma das «manas»




Alvorada diz:
6/Out/2009 6:25
Bom dia mano!
Obrigada pelo telegrama...
Não esqueci de pergunatr pelas amigas...ou terei???? A lei, de facto, impõe masculino e feminino. Em Portugal terá começado com o Projecto Now-Luna..se a memória não me falha...A IDADE...é tramada.

Em todo o caso, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E DIREITOS. Fica bem!

BÊJINHOS


Alvorada diz:
30/Ago/2009 18:19
Bom, vou verificar se estás nos meus amigos do FB. Para ser franca, não me lembro. Tenho apenas uns 70 e como estou mais numa missão de escrita ou comentário, falo quase sempre com os mesmos, os estranjeiros. Os portugueses são amigos reais, quase todos já passaram cá por casa.
.
Vou tb entrar no blog e ver se posso dar algum modesto contributo. Não vou discutir a " Crítica da Razão Pura", claro, embora fale com Kant.
.
Tb concordo que a ironia como atitude perante a vida é antiquada. Mas, por vezes, esta aresta cortante de algumas palavras permite-me limpar o mundo do meu EGO.
.
Vou cuscar...
Bjos


Kant_O diz:
30/Ago/2009 17:50
São nove, para além deste.Estão no meu perfil do hi5. Mas em http://www.blogger.com/profile/13759238536489604722 encontras-me e a eles: 4 são pessoais, três jornalísticos (recolha de notícias e textos literários e um - Ao Sabor do Olhar - para quem por bem vier. Creio que já somos amigos no Facebook, mas não gosto dele pois é muito complicado e este é mais simples de usar
.
Bjo e não sei jogar nem snooker nem bilhar. Quanto à ironia, rio-me apenas de mim mesmo e nunca de outrem e faço minhas as palavras de Saramego «Somos todos uns pobres diabos,mesmo os génios. A ironia utilizo-a sempre não como um truque, mas como alguém que estivesse dentro de mim e me fosse dizendo "não te iludas»
Bjo
do Kant_O


Alvorada diz:
30/Ago/2009 17:17
Vitor, estás a 1 passo de me mandar dar uma curva ao bilhar grande..( o bilhar pequeno é curto...).
.
Tb estou no Facebook há 1 ano e meio, integro ali 3 grupos de poesia com amigos da estranja ( qdo entrei, foi pela mão de 1 deles, poeta a sério, não candidato a.... como eu).
.
A minha ironia deriva do facto de eu achar este site um "tantinho PITININO", me entendes???? Vou brincando por aqui, porque sou amiga pessoal/ real de 70% dos amigos, daí o estar ainda por aqui, embora pouco. Uma parte dos meus amigos portug já se passou para lá....nos últimos meses.
.
Um abraço. Desculpa este meu vício irónico. Qdo venho de férias ainda venho mais refinada....Tenho que cuscar o teu blog, qual é?
Bjos.



Kant_O diz:
30/Ago/2009 17:04
Alvorada :)
.
Ao pé do FaceBook e do Jornal dos Blogueiros (rede ning), onde escrevo menos assiduamente, o haifaivas é o simplex em pessoa :-) É verdade que agora anda a ageniar muito, com hackers, mas isso é pk ou as pessoas fazem o download de aplicações que ultrapassam os sistemas de segurança, qd os têm, ou não os têm. A mim já houve um que entrou mas parece-me que consegui pô-lo na alheta.
Bjo
VM


Alvorada diz:
.
30/Ago/2009 16:25
Meu querido " pré-amigo" ou amigo virtual, agradeço deeep from my heart essa tua disponibilidade ( que eu apenas conhecia em mim, até agora). Espero que tenhas percebido que eu estava a brincar, a ironizar com o comentário por ti escrito em sede própria...uma treta que não me lembro como se chama mas se situa na parte superior da página. Este Hi5 é algo de muito sofisticado, complexo, enfim, coisa finérrima. Uma pobre cidadã acabada de sair do CNO ( Centro de Novas Oportunidades- já lá passaram 900.000 pessoas, meus colegas)tem dificuldade em lidar com estes layouts.
.
Enfim, amigo, registo a tua boa vontade e oferta. Vamo-nos falando, que é como quem diz, escrevendo. Gostei da tua entrada de diário, da última e de outras. O " Traz outro amigo também"...tb me impressionou. Já te tinha dito que a página me pareceu inteligentemente elaborada, nem muito nem pouco, enough.
.
Beijinhos.

Kant_O diz
30/Ago/2009 16:02
Alvorada :-)
.
Podes começar por me escrever. Quando te certificares que não sou um serial killer, trocamos de telemóveis e quando te certificares que não sou o Lobo Mau podemos encontrar-mo-nos pessoalmente, E quem sabe se como disse Riff ao Chefe da Polícia de «Casablanca»: «Poderá ser o início duma bela amizade"
.
Casto bjo como se fora a brisa do mar :-)


Alvorada diz:
30/Ago/2009 14:06
Amigo, não sei se será uma mais valia ter problemas com a net. Mais valia seria se eu tivesse amigos REAIS, pelos menos uma meia dúzia...mas não tenho, TADINHA!!!!
.
Assim... vou-me pendurando nos amigos haifaivianos..
.
Mas...PRONTUS, já ultrapassei os "proGlemas" com a net,podendo, portanto, comunicar com os amigos virtuais.
.
Obrigada pelo incentivo, em todo o caso.
.
Abraço!
.
.

Sem comentários: