Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tratado não Teológico do sapateiro sobre a Trave e o Argueiro (Lc - 6,49)

Ficheiro:Barcelona - Iglesia de Betlem 17.JPG


 
Virgen de Montserrat, en la iglesia de Belén de Barcelona
.


* Victor Nogueira
.
.
Ontem comprei o último Livro de José Saramago, “Caim”, que por isso tem sido atacado em Portugal, transformado numa espécie de ““Os Versículos Satânicos” de Salman Rushdie, pelos mesmos que diabolizaram o Islão e diabolizam o comunismo e agora defendem o «humanismo» e a «humanidade» da «civilização cristã», esquecendo-se da rapacidade e das guerras fomentadas pelos cristãos e pelo capitalismo!
.
Falam nos Gulags, mas não falam em Guantánamo nem em Hiroshima ou Nagasaki ou nos campos de concentração nazis e no genocídio dos ameríndios (índios das Américas), dos nativos da Austrália ou de África sub-sahariana, dos sub-humanos eslavos, dos ciganos, dos judeus! Como se Cristo não fosse Judeu, como se onze dos doze apóstolos não fossem Judeus, Como se o Novo Testamento não fosse radicalmente diferente do Velho Testamento. Como se Cristo não fosse o elo ou denominador comum de três grandes religiões monoteístas (Cristianismo, Islamismo, Judaísmo) Como se a Boa Nova que proclamava a igualdade entre os homens e o Sermão da Montanha alguma coisa tivesse a ver com o esclavagismo, com a servidão ou com o capitalismo ou com o sionismo.
.
Esquecendo ou escamoteando que o capitalismo triunfou na sequência de revoluções sangrentas e com apoio popular sobre a velha ordem e a Santa Aliança em nome da Igualdade, da Liberdade e da Fraternidade, miseravelmente «esquecidas» pela burguesia «súcial-democrata», «demo-cristã” ou «súcialista».
.
Querem bater em Saramago e Marx?. Fartem-se, mas incluam na ementa «clássicos» como Fernão Mendes Pinto, Padre António Vieira, Padre Bartolomeu de las Casas, São Francisco de Assis, Victor Hugo, Balzac, Guerra Junqueiro, Eça de Queirós, Almeida Garret, Alexandre Herculano ou .,… Abraham Lincoln, entre muitos outros!
.
Eu, cidadão do mundo me confesso,  sem deus(es)/nem deus(as), ainda não me esqueci das aulas de Religião e Moral, da catequese, dos 7 pecados mortais e da parábola de Cristo sobre os cegos que avistam o argueiro no olho do vizinho mas não a trave no seu olhar! Haja dó sem piedade nem caridadezinhas!
.
Como é possível que homens e mulheres falem na inferioridade das mulheres no Islão e esqueçam que «praticam» uma religião que as subalterniza, que amaldiçoa Eva e entroniza, deifica e santifica ... a Virgem Maria, seja do Ó, seja de Fátima, seja de Lourdes, seja de Guadalupe, seja da Aparecida, seja da Boa Morte, seja Negra, seja das Angústias, seja das Dores, mas nunca das Alegrias, da Vida, da Fraternidade, da Igualdade ou do Prazer de Viver!
.
Façam um auto de fé, uma relação imensa de livros do Index pela Santa Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício, e lancem tudo às Profundas do Inferno com que nos tentaram atemorizar e que a Igreja Católica agora diz com a autoridade de Roma (inverso de Amor), que ... não existe.
.
E coroem a Pira ou Fogueira com Galileu Galilei, um dos excomungados. O Inferno somos nós, o inferno fazemo-la na terra, que paulatina, alegre e inconscientemente destruímos, um «paraíso» à volta do umbigo, numa enorme Feira de Vaidades, esquecendo a Capela dos Ossos em Évora (e muitas mais há e visitei em Portugal) em cuja entrada se «reza»: «Nós que cá estamos, pelos vossos esperamos».
.
Onde estão os do genial Mozart, que não era digno de comer à mesa dos Senhores, mas remetido para a criadagem, o que outro génio, como Beethoven, mesmo surdo, não permitiu? Onde param os ossos de Colombo? Ou os de Fernão de Magalhães? Porque «libertar» o Iraque, berço da civilização, «esquecendoi» a lapidação de mulheres ... na Arábia Saudita, mesmo as de sangue ... «azul»?
.

.
.
Nossa Senhora d'AblonNossa Senhora da AbadiaNossa Senhora de AbsamNossa Senhora da AbundânciaNossa Senhora de AlmudenaNossa Senhora das AngústiasNossa Senhora dos AnjosNossa Senhora AparecidaNossa Senhora da ApresentaçãoNossa Senhora da Apresentação de NatalNossa Senhora da ArábiaNossa Senhora da AssunçãoNossa Senhora AuxiliadoraNossa Senhora da Boa MorteNossa Senhora da Boa ViagemNossa Senhora do Bom ConselhoNossa Senhora do BrasilNossa Senhora de CaravaggioNossa Senhora do CalvárioNossa Senhora das CandeiasNossa Senhora da CandeláriaNossa Senhora do CarmoNossa Senhora da ComandarobaNossa Senhora da ConceiçãoNossa Senhora de CzestochowaNossa Senhora Desatadora dos NósNossa Senhora Divina PastoraNossa Senhora das DoresNossa Senhora da EncarnaçãoNossa Senhora de FátimaNossa Senhora de GuadalupeNossa Senhora da GuiaImaculado Coração de MariaNossa Senhora das LágrimasNossa Senhora da LapaNossa Senhora da LuzNossa Senhora de LourdesNossa Senhora da Medalha MilagrosaNossa Senhora MedianeiraNossa Senhora dos NavegantesNossa Senhora de NazarethNossa Senhora das NecessidadesNossa Senhora das NevesNossa Senhora do ÓNossa Senhora da OliveiraNossa Senhora da PenaNossa Senhora da Penha de FrançaNossa Senhora do Perpétuo SocorroNossa Senhora da PiedadeNossa Senhora do PrantoNossa Senhora da PurificaçãoNossa Senhora RainhaNossa Senhora do RosárioNossa Senhora da SaúdeNossa Senhora das Sete DoresNossa Senhora da SoledadeNossa Senhora da Vitória
.
.

Virgens Marias Negras - Wikipédia, a enciclopédia livre


.

 .
.

Sem comentários: