Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 13 de junho de 2010

Mais ou menos um dia a dia !




[6/12/2010 8:57:40 PM] Victor Nogueira: Bem, Já deve estar a dormir
[6/12/2010 8:58:20 PM] Victor Nogueira: pois  está
[6/12/2010 8:58:42 PM] Victor Nogueira: e não gosta de escrever
[6/12/2010 8:59:22 PM] Victor Nogueira: Vou tratar do jantar
[6/12/2010 8:59:53 PM] Victor Nogueira: Ando muito cansado e deitei-me e só acordei agora
[6/12/2010 9:00:09 PM] Victor Nogueira: Até depois !
[6/12/2010 9:02:06 PM] Victor Nogueira: No hi5, nada também
[6/12/2010 9:02:26 PM] Victor Nogueira: Paciência
[6/12/2010 9:02:37 PM] Victor Nogueira: Nada a fazer !
(...)
 24:05 AM] Victor Nogueira: Vou deitar-me
(...)
[2:27:49 PM] Victor Nogueira: Mas tens de vir depressa, pois tenho consulta de psicologia às 15 horas
(...)
[2:33:27 PM] Victor Nogueira: Tens razão, hoje é domingo
[2:34:09 PM | Editado 2:36:19 PM] Victor Nogueira: Se não falasse contigo  ia sair a correr por já estar atrasado
[2:36:40 PM] Victor Nogueira: Assim já tenho tempo para almoçar
[2:37:18 PM] Victor Nogueira: Só acordei há pouco e não tenho tempo de cozinhar pois já é tarde
[2:37:56 PM] Victor Nogueira: Tenho de descongelar comida já pré-cozinhada

[2:44:59 PM] Victor Nogueira:
.

.
[2:45:06 PM] Victor Nogueira: Vou Levar-te Comigo
.
.Menina bonita
Com tranças de trigo
Sorrindo à janela
Vem cantar comigo
Os homens fizeram
Um acordo final
Acabar com a fome
Acabar com a guerra, viver em amor

{Refrão}:
Vou levar-te comigo
Vou levar-te comigo
Vou levar-te comigo meu irmão
Vou levar-te comigo

{Refrão}


Olá companheiro
Do fato rasgado
Não estendas a mão
Foge do passado
Que os homens fizeram
Um acordo final
Acabar com a miséria
Acabar com a guerra, viver em amor

{Refrão} 2x

Olá avozinha
Colegas, pastores
Estudantes, ministros
Rameiras, doutores
Os homens fizeram
Um acordo final
Acabar com a fome
Acabar com a guerra, viver em amor
 .
[2:45:11 PM] Victor Nogueira: .
[2:45:25 PM] Victor Nogueira: .É como tudo na vida
[2:46:28 PM] Victor Nogueira: Bem, formiguinha, tenho de ir tratar do almoço que a minha mãe já deve estar com «fome» e eu também já tenho o estômago a dar horas !
[2:47:03 PM] Victor Nogueira: Está uma tarde de sol e bonita
(...)
[6:33:58 PM] Victor Nogueira: Olá, formiguinha
[6:34:13 PM] Victor Nogueira: Já passou a calma ?
[6:35:08 PM] Victor Nogueira: Calma com o sentido de calor não é usado habitualmente em português, mas sim como "sossego"
[6:35:33 PM] Victor Nogueira: e "calmaria" como falta de vento
[6:35:49 PM] Victor Nogueira: Tens um português muito erudito -:)
[6:36:38 PM | Editado 6:36:58 PM] Victor Nogueira: e canícula também não é usado habitualmente mas sim está  calor !
[6:38:32 PM] Victor Nogueira: Bem, estarei por aqui às 19:30 PT
[6:38:51 PM] Victor Nogueira: Deitei-me depois de almoço a ler e adormeci
[6:39:03 PM] Victor Nogueira: Ando muito cansado
(...)
[7:20:58 PM | Editado 7:21:39 PM] Victor Nogueira: Não te disse que estava a pôr o que me enviaram para os perfis do hi5 nos meus blogs?
[7:29:59 PM | Editado 7:30:24 PM] Victor Nogueira: Vou mudar o visual dos meus blogs, mas aos poucos
(...)
[7:35:18 PM] Victor Nogueira: Ainda me falta  ver 64 posts do meu perfil no hi5
[7:38:54 PM] Victor Nogueira: Alguns são meus, como este poema
[7:38:54 PM] Victor Nogueira: .
[7:38:56 PM] Victor Nogueira: Victor Nogueira

O nosso partido
é o futuro no presente construído
Na praça se demonstra
Na praça se vê
Na praça se ouve
Na praça se diz
.

Abril é passado
presente o deserto
esperança o futuro
.

fora dele....... deste nosso partido
sem vida é o presente
sem humanidade o futuro
vazios os campos
inóspita a cidade
.
.

1982 | 1992(...)
.
[7:40:41 PM | Editado 7:44:07 PM] Victor Nogueira: e mesmo assim tenho de gravar os blogs, um dia destes
[7:41:32 PM | Editado 7:42:24 PM] Victor Nogueira: Mas não sei se permanecerão os vídeos do you tube, pois quando os retiram eles deixam de aparecer no blog :(
[7:43:23 PM] Victor Nogueira: Os blogs são a minha biblioteca, pinoteca e arquivo musical virtuais compartilhados com quem quiser
(...)
[8:08:02 PM] Victor Nogueira: O skype tem pouca variedade de smileys
[9:59:52 PM] Victor Nogueira: Bom dia com Paulo de Carvalho
[9:59:54 PM] Victor Nogueira:
.


.

.colimer 13 de Julho de 2008 — Paulo de Carvalho -- Sábado à tarde

Perdia meia hora,
parado em frente ao espelho,
mudava de camisa...vestia-me outra vez.
Fechava a porta à chave... acendia um cigarro.
E ensaiando os gestos...passava já das 3,
vestia o meu casaco, corria sem parar
e à porta do cinema, morria de pensar,
que talvez não viesses,
não pudesses entrar...
num filme para adultos...até te ver chegar.

Perdia meia hora, num gesto do meu braço
a procurar coragem ...
para que fosse abraço.
Chegava o intervalo, fumava sem prazer
e os gestos que ensaiara, morriam ao nascer
por fim vencia o medo, quase sem te ver,
esquecia os meus dedos...
cansados de tremer...
por sobre o teu joelho...
esperando a tua mão...
num filme para adultos ...
crescíamos então...
(um beijo de paixão).

Sábado à tarde no cinema da avenida,
mal as luzes se apagavam...
acendia o coração...

Sábado à tarde... era uma noite bonita...
noite que sendo infinita ...
cabia na minha/nossa mão...
.
.

Sem comentários: