Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 15 de janeiro de 2012

Para a História do ISESE








  • Cartao de aluno assinado pelo Padre Silva



     ·  ·  · 13 de Outubro de 2011 às 19:56 perto de Faro


      • Maria Adelaide Brito UAUUU...que maravilha!!! é histórico, uma relíquia!!
        13 de Outubro de 2011 às 19:58 ·  ·  1


      • Maria Adelaide Brito não falando na maravilhosa foto,claro!!! :)
        13 de Outubro de 2011 às 19:58 · 


      • Antonio Alves Lindo!
        13 de Outubro de 2011 às 20:56 · 


      • Aristides Silva Eu acho que no meu tempo não havia esse cartão. Pelo menos não me lembro disso.
        13 de Outubro de 2011 às 22:20 · 


      • Fernando Cardoso Eu acho que também ainda tenho o meu. Vou procurá-lo. Mas KiKi este cartão é uma relíquia.
        13 de Outubro de 2011 às 23:12 · 

      • Victor Nogueira Aristides. Havia, Este é de 1972. E tb havia o da Associação dos Estudantes ! LOL
        14 de Outubro de 2011 às 1:53 · 

      • Victor Nogueira Olha, lá, oh Salgado. Não foi contigo que fomos de avioneta sobrevoar Évora num teco-teco alugado no Aero Clube de Évora ?
        14 de Outubro de 2011 às 2:07 · 


      • Varela José Inácio Dos primitivos ainda por cima....bem oportuna esta publicação... lembro-me perfeitamente, não sei se ainda tenho o meu....faz história realmente....
        14 de Outubro de 2011 às 2:23 · 

      • Victor Nogueira os primitivos são de 65 ou 66. Eu faço parte do 3º ou 4º curso, de 1968/1969. A maioria do pessoal que aqui está é-me desconhecido, embora tenha terminado o curso pouco depois do 25 de Abriil de 1974
        14 de Outubro de 2011 às 2:27 · 


      • Varela José Inácio Em 68/69 eu tb lá estava pq embora tenha sido do 1º ou 2º cursos tive k interromper para cimprir serviço militar na Guiné, precisamente em 66/68. Fui presidente (eleito) da Associação de Estudantes...não se lembra....pois é natural eu tb não....qq dia ponho uma foto dos finalistas do meu tempo, pode ser assm k se faça luz, um abraço.
        14 de Outubro de 2011 às 13:22 · 

      • Victor Nogueira Pois, Varela, eu entrei em 68/69 e nessa altura o Presidente era o João Lucas, como anteriormente fora o Henrique Granadeiro. Em 70/71 e 71/72 o Presidente era o Viegas e eu respectivamente Vice-Presidente e Secretário, pois convidáramos para Vice Presidente a Isabel Pimentel, sobrinha do Conde de Vilalva. Em 72/73 não apresentámos lista e os jesuítas nomearam uma Comissão Administrativa que se "aconselhava" junto de nós. Depois do 25 de Abril os jesuítas quiseeram impor uma nova Comissão Administrativa, da sua inteira confiança, mas não conseguiram. Os estudantes elegeram uma Comissão Coordenadora das Actividades da Associação dos Estudantes, de que fiz parte,
        14 de Outubro de 2011 às 14:32 · 


      • Varela José Inácio Pois, Victor, deve haver qq equivoco da minha ou da sua parte pois eu fui presidente com o João Carrapiço logo a seguir a vir da tropa, portanto talvez em 69/70; mas julgo k ainda tenho o folheto do 1º Teatro (no Garcia de Resaende e do Baile de Gala (ambas as coisas no Garcia de Resende) que organizei com o João Carrapiço; se o encontrar, encontro a data certa. Quanto à Isabel Pimentel lembro-me dela e quanto ao H. Granadeiro ficamos amigos, mas não me o vejo como presidente da Associação, tal como não me lembro de si pelo nome mas por certo que ainda nos cruzamos, pois eu sai em 71. Bom, mais ano menos ano, esta conversa já é bem reveladora de como isto tem interesse para rever o nosso passado, pelo menos, pelo o ISESE.
        14 de Outubro de 2011 às 15:13 · 



      • Carlos Seruca Salgado Caro Victor , claro que foi comigo que andaste sobre Évora. Eu era o Tesoureiro do Aero Clube e o Conde Vilalva era o Presidente da Assembleia-Geral.
        19 de Outubro de 2011 às 15:14 através de telemóvel ·  ·  1



      • Carlos Seruca Salgado O Presidente da Direcção era o Antonio Charrua
        21 de Outubro de 2011 às 15:11 através de telemóvel ·  ·  1 



    • Victor Nogueira Lendo o que atrás escreveste, Varela, Na direcção de que foste Presidente eu era o responsável pela secção de Folhas, embora não fizesse parte da Direcção. Lembro-me dessa peça de teatro; aliás a actividade teatral do teu mandato é posteriormente referida num texto duma das direcções de que posteriormente fiz parte e consta do meu arquivo pessoal
      15/1 às 1:10 ·  ·  1


    • Varela José Inácio Caro Victor Nogueira, gostava imenso de saber qual a referência de que falas...mas se é pessoal ou a dizer mal...oculta... eheheh... :)
      há cerca de uma hora · 


    • Varela José Inácio Estou a brincar mesmo a dizer mal podes dizer....um abraço.....
      há 59 minutos · 

    • Victor Nogueira Que ideia, Varela. Num dos relatórios duma direcção posterior fala-se dessa peça como um exemplo positivo da actividade da Associação dos Estudantes
      há 58 minutos ·  ·  1



    • Varela José Inácio DE que tu tb fazias parte com o nosso tesoureiro Primo Carrapico Joao Antonio que no dia do teatro não largou a bilheteira...mas safamo-nos....deu para um jantar não foi? pelo menos falou-se nisso....
      há 54 minutos · 

    • Victor Nogueira Eu lancei aqui a ideia de se escrever também uma história ou duas sobre o ISESE e Évora na perspectiva dos estudantes mas ninguém ligou. Aliás, acho que estou a mais neste grupo, pelo que vou observando LOL
      há 54 minutos · 


    • Varela José Inácio Não digas isso....se não disse nada - falo por mim - foi pq não vi..mas digo agora que acho uma óptima ideia...acho mesmo que já vi por aqui alguém a sugerir que não deixasse-mos morrer o ISESE....é pegar nestas intencões e avançar...dá tu o pontapé de saída...eu acompanho... e tenho a certeza que outros tb o farão....
      há 46 minutos ·  ·  1

    • Victor Nogueira Oh Varela - Não creio que a receita tenha ido para um Jantar. Eu como responsável pela Secção de Folhas - e o Tesoureiro - o Carrapiço e noutras direcções subsequentes o Figueira - a nossa preocupação era angariar fundos para a AE que permitissem subsidiar outras actividades da AE e dos estudantes, como a Comissão de Festas dos Finalistas.
      há 46 minutos · 

    • Victor Nogueira 
      Varela - O ISESE era da Companhia de Portuguesa de Jesus - detentora do Alvará - que segundo op Nuno Cordovil resolveu encerrar definitivamente as suas actividades e dos seus Departamento em finais de 2011. Já qui e noutro post expus o que me parece terem sido as razões da CPJ para suspender as actividades do ISESE em Dezembro de 1974 e encerrá-lo em Dezembro de 2011. Em Dezembro de 1974 na quadra natalícia não havia estudantes que assegurassem a ocupação do edifício e não acredito que os Jesuítas o não soubessem. Nesa altura bastar-lhes-ia mudar a  
    • fechadura da porta. Creio que a intenção deles era suspenderem as actividades por quererem manter o seu modelo de gestão. Mas creio que também quiseram salvaguardar a conclusão dos cursos ds alunos do 1º ao 4º ano e os do 5º que o não haviam concluído ainda, pelo que deram aval à criação da Escola Superior de Estudos Económicos e Sociais de Évora - Bento de Jesus Caraça.
      há 36 minutos · 

    • Victor Nogueira E também não sei até que ponto o processo da Reforma Agrária em 1975 afectou a capacidade financeira da Fundação Eugénio de Almeida para subsidiar generosamete o ISESE, FEA detentora de vastas propriedades, sobretudo no Concelho de Évora
      há 32 minutos · 

    • Victor Nogueira Em resumo - Por decisão respeitável da CPJ o ISESE está encerrado e não creio que ressuscite contra a vontade daquela, detentora - repito - do alvará de funcionamento
      há 29 minutos · 


    • Varela José Inácio Pois talvez só se falasse no dito jantar para comemorar pq ficamos todos assaz contentes com o êxito...Garcia de Resende cheio...isso lembro-me eu.....
      há 29 minutos · 

    • Victor Nogueira LOL Mas francamente - dessa do jantar não me lembro. Mas haverá quem se lembre, Varela José Inácio ?
      há 28 minutos · 

    • Victor Nogueira Se houver, é um capítulo das memórias - como foi driblado o tesoureiro LOL
      há 27 minutos ·  ·  1

    • Victor Nogueira Encontrei o relatório de que transcrevo
      há 25 minutos · 

    • Victor Nogueira 
      ‎"O BISTURI surgiu por haver pessoas com algo a dizer no meio da indeterminação quase geral. Outras motivações explicarão outras realidades. Assim se esplicará a possibilidade de existência, nos últimos anos, duma secção desportiva (1970/1971), de um Círculo de Estudos Teatrais (1969/70), de uma Secção de Editorial e Papelkaria - vulgo "Folhas" em em 68/70,. Assim se explicará o marasmo de uma Associação (!) de Estudantes de tal modo relacionados e estruturados que ainda se não encontrou a si mesma, apesar de (hoje) constituída por estudantes de ciências sociais e humanas, de organização e admnistração; (amanhã) cidadãos na sociedade com atitudes, valores e opçõesmuitas vezes radicalmente antagónicas FIM de CITAÇÃO
      há 16 minutos · 


    • Varela José Inácio O João deve lembrar-se....Bom Caro Victor Nogueira, parece-me que por agora vou ficar por aqui e sair...vou pensar em tudo o que escrevemos e dissemos - de que gostei muito - e amanhã ou depois voltaremos a falar na tua ideia...Ok? Boa Noite e um forte abraço....
      há 7 minutos ·  ·  1

    Sem comentários: