Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 28 de janeiro de 2012

Para a história do ISESE ~ dispersos sobre a malta




  • Victor Nogueira Em Setúbal estavam o Mimoso - de quem perdi o rasto e salvo erro trabalhava numa Fábrica - o Peixe - professor do ensino secundário - o Guerreiro (não o José Emídio) que voltara do Serviço Militar e trabalhava na Administração Central - para além dum dos primeiros cursos cujo nome me não ocorre e trabalhava nos CTT
    23/1 às 0:47 ·  ·  1




    • Victor Nogueira Varela - Há dias coloquei aqui o Custódio nps Cónim e a Fátima Cónim. Mas nem toda a malta está no FB e mesmo os que estão se calhar não o utilizam com regularidade. 

      Naturalmente um ficheiro de antigos alunos não se poderá ficar pelo FB. E não sei se por Évora ainda estará o Henrique Troncho.
      Quinta-feira às 17:19 ·  ·  2


    • João Gonçalves Então o Henrique Troncho está no fim do mandato na EDIA e foi o professor em 1975 que fui substituir na ESec de Reguengos de Monsaraz em que trabalhava com o Ilhéu dando as Economias. Faziam parte do Conselho Directivo e tinham sempre horário!!!!
      Quinta-feira às 21:50 · 




  • João Gonçalves Agradeço ao Victor este trabalho ( Direcções da AE ISESE  )  e lembro-me de muitos pois entrei em 68/69 e saí em 72/73 indo para o serviço militar. O que é feito do Biscaia, do Custódio Conim que foi para o INE, da Isabel Pimentel, do João Lucas e do Padre Olímpio!!!!! Um abraço de saudade a todos sem excepção independentemente das suas ideologias.
    há 4 horas ·  ·  1





  • Jose Eliseu Pinto A Margarida Morgado cá anda, de verso em riste, a amiga de sempre. Acaba de publicar um novo livro de poemas e é presença certa em todas os actos de cidadania.
    há cerca de uma hora ·  ·  1



  • João Gonçalves O que é feito da Dídia e do Henrique que está na terra aonde a minha filha trabalha no INEB . Gostava muito de saber deles assim como do Padre Abrunhosa, do Pedro Cudell, do Valentim, do Castelhano, do Reis, do Victor Gil pois do Vitor Angelo sei aonde anda pois leio a Visão e ele publica lá. E outros que agora não me ocorre o nome!!!! Um grande abraço a todos e deiam as novidades que preciso.
    17/1 às 22:58 · 
n
Antigos Alunos do Instituto Superior Económico e Social de Evora ou ISESE

Sem comentários: