- Gostei muito de estar contigo, do teu ar de menina travessa, da tua elegância esbelta, flexível e determinada, da ternura que amacia a tua voz e enche de brilho o teu olhar, e às vezes aborrece-me ser tão retraído. Gostava de ter-te dito "posso ir contigo?" e voltar de comboio. Gostava de ter-te dado a mão e de não ter silenciado os meus gestos de carinho para contigo. De nos termos abraçado à tua partida. Gosto muito de ti. Mas permaneci aqui, à beira da estrada e contigo no meu pensamento.,Beijo-te, Gaivotinha, ave inquieta, com todo o afecto do mundo (gostaria de escrever mas não o faço: "Minha muito querida Gaivotinha")..Porque não sei se na volta não virão um "CREDO. CRUZES" e o silêncio com que nascemos ou morremos estiolados à míngua do sol e do mar !
Allfabetização
Escrevivendo e Photoandando
No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.
.
Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.
.
Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.
VN
Sem comentários:
Enviar um comentário