Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Para a História do ISESE - Direcções da AE

  

  Descobri nos meus arquivos a constituição das Direcções da AE ISESE

1966/67 -
António Mendes da Costa (Presidente)
Henrique Manuel Fusco Granadeiro (Vice Presidente)
? - (Tesoureiro)
Henrique Salles da Fonseca (Secretário)
Pinheiro Cordeiro (Vogal)

1967/68
José Manuel da Graça Gaspar (Presidente)
João Filipe Lopes dos Santos Lucas (Vice-Presidente)
Alexandre António Lopes Vaz (Tesoureiro)
Maria Isabel Amante Gato (Secretário)
? - (Vogal)

1968/1969
João Filipe Lopes dos Santos Lucas (Presidente)
Joaquim Manuel Pantoja Nazareth (Vice-Presidente)
Alexandre António Lopes Vaz (Tesoureiro)
Maria Isabel Amante Gato (Secretário)
Custódio Narciso Parreira da Silva Cónim (Vogal)

1969/70
José Inácio Leão Varela (Pesidente)
Victor Manuel Barroso Nogueira da Silva (Vice-Presidente)
José António Primo Carrapiço (Tesoureiro)
Maria Elsa Pinto Bastos Pereira Capinha (Secretário)
António Viegas Ferreira de Carvalho (Vogal)

1970/71
António Viegas Ferreira de Carvalho (Presidente)
Maria Isabel Bello de Serpa Pimentel (Vice-Presidente)
Francisco Maria Soares Lopes Figueira (Tesoureiro)
Victor Manuel Barroso Nogueira da Silva (Secretário)
António Custódio Biscaia (Vogal)

Em 1971/72 nenhuma lista se apresentou a eleições para os Corpos Gerentes da AE, pelo que a partir deste ano lectivo e até 26 de Abril de 1974 e por falta de candidaturas a Associação de Estudantes foi gerida por Comissões Administrativas nomeadas pela Direcção do ISESE.

1971/72/73
Comissão Administrativa
Victor Dordio
Joaquim Grave Ramalho (Tesoureiro)
Manuel Gião Gonçales Caeiro (secção de Folhas)
Diamantino Pardal Ribeiro (secção desportiva)

Em 1973/74 a malta dos três primeiros anos resolveu retomar a associação através de eleições e pressionavam-me para que encabeçasse a lista.

Realizávamos então reuniões clandestinas numa sala das traseiras do Café Parque, junto à Praça de Touros, para preparar o processo eleitoral e programa da lista. Dos conspiradores lembro-me que também faziam parte o Tó Veladas, o Carrageta, o Manuel Gonçalves, o João Garcia e creio que a Maria Antónia, entre outros. Entretanto aconteceu o 25 de Abril e em Plenário Geral de Estudantes realizado a 26 de Abril de 1974 estes elegeram uma I Comissão Coordenadora das Actividades da AEISESE, constituída por representantes de cada um dos anos, malogrando a tentativa da Direcção do ISESE impor uma nova Comissão Administrativa. Esta I Comissão Coorenadora era constituída por:

Victor Manuel Barroso Nogueira da Silva (5º ano) - Coordenação e Contactos com o Movimento Associativo Estudantil e outras entidades
João Luís Garcia (3º ano)
Luís José Pereira Carmelo (2º ano)
Manuel Cunha Rego (4º ano), posteriormente substituído por Diamantino Pardal Ribeiro
José Maria Simões Ribeiro (1º ano) - Tesouraria
Faria Monteiro (1º ano) - Tesouraria

Esta Comissão Coordenadora esteve em funções até 23 Maio de 1974, data em que RGA (Reunião Geral de Alunos) ratificou o pedido de demissão de Vitor Nogueira, João Garcia e Luís Carmelo, sendo eleita nova Comissão Coordenadora

Comissão de Redacção que assessorava a Com Coord.
Carlos Fortuna (3º ano) - coordenação
Manuel Gonçalves (2º ano)
José Soares (3º ano)
Penha (2º ano)
Quintas (1 ano)
Carlos Cadavez (1º ano)
Eugénio (2º ano)


II Comissão Coordenadora (Provisória)
Ana Paula Cruz
Diamantino Pardal Ribeiro
Fernando Cruz
Jorge Figueira
Luís Penha (2º ano)
Manuel Gonçalves (2º ano)
Osvaldo Régua
Victor Manuel Barroso Nogueira da Silva (5º ano)

III Comissão Coordenadora
Capitão Alves
Miguel Bacelar
António Valadas (?)
Joaquim Grave Ramalho (?)


Victor Manuel Barroso Nogueira da Silva (5º ano) - delegado da AEISESE às RIA's (Reuniões Inter-Associações de Estudantes), pró-UNEP (União Nacional dos Estudantes Portugueses) e co-responsável pelos contactos com outras entidades

A Associação dos Estudantes do ISESE cessou as suas actividades em Dezembro de 1974, por força da suspensão das actividades do ISESE então decidida pelos detentores do alvará de funcionamento deste, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus

Sem comentários: