Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

o ciúme

* Victor Nogueira

doloso e doloroso
é o ciúme

macilento

do amor conhece apenas a dor
o sufoco

sem florescer nem viver
mata
esgana e engana

sem piedade
o ciúme mói e dói

caminho sem carinho
de verdade
o ciúme
aprisiona a liberdade
sem felicidade
vegeta sem confiança
nem abastança ...

... o ciúme
tem o perfume do estrume
não engrandece
mas arrefece

sem fé nem fiança
o lume em chamas
falece
esfria sem sabedoria
...............paciência
...............sapiência
...............alegria
...............ou fantasia

sem ciso nem riso
o ciúme é

pobre teorema
riima que não rema para o poema


setúbal
2013.09.16
 — com Margarida Piloto Garcia e 49 outras pessoas.




















**


  • Isabel Alçada O ciúme ....... será que vale a pena termos esse sentimento ???? beijinhos amigo ......
  • Maria Lisete Almeida O Ciúme aprisiona aqueles que o sentem, e nem sequer é numa "gaiola dourada" ... Grata pela partilha Amigo!
  • Joselia Botas O ciúme quando moderado ,faz bem à relação,o problema mesmo é não sabermos modera -lo.
    Ontem às 11:45 através de telemóvel · Gosto · 1
  • Fatima Mourão O ciúme estraga muitas das vezes as relações quando é em demasia!
  • Margarida Piloto Garcia O ciúme é terrível. Mas um pouco dele q.b até é estimulante. A partir daí vira obsessão e doença. Tem graça que este era um tema que pensava nunca ser abordado nos teus escritos mas gostei.
    Ontem às 12:32 através de telemóvel · Gosto · 2
  • Victor Nogueira Este texto acima foi escrito a pedido 



    O ciúme é para mim falta de confiança em si e no/a outro/a. Quando se perde definitivamente a confiança no/a outro/a, o caminho é a liberdade para ambos, especialmente para quem ama a sua liberdade e a de outrem. Vi-me por vezes e contra minha vontade envolvido nas guerras de ciumes de outrem, e qd tal sucede, vou-me embora e parto, porque "amo a liberdade, mesmo que seja um punhal cravado no meu peito..
    Ontem às 13:28 · Editado · Gosto · 2
  • Joselia Botas Não concordo contigo,Vitor,eu acho que na dose certa faz bem à relação,por vezes o problema é encontrar a dose certa.
  • José Pires Exacto AMIGO ! Ou se confia... ou NÃO se confia. Por exemplo, EU confio em TI ! No AMOR é a mesma coisa ! Ou É ou então NÃO É !
  • Margarida Piloto Garcia Eu também não concordo e mais, quem diz isso em geral prova na vida o contrário. Continuo a dizer que é apenas q.b. Essa história de falta de confiança ou confiança a mais etc é em geral conversa de homem. E agora bate à vontade que eu já estou à espera. 

    Ontem às 13:22 através de telemóvel · Gosto · 2
  • Victor Nogueira Margarida Piloto Garcia Cada um tem a sua opimião e isso da confiança ser conversa de homens é que é treta. Há homens e mulheres ciumentos/as, em demasia, que infernizam a vida de quem dizem amar. E há homens e mulheres que não são exclusivistas. A expressão "amor" está tão ligada à posse fisíca e da consciência de outrem, é tão possessiva, tão abafante, tão estiolante, que o melhor é mesmo deixá-la apenas para a literatura e não para o dia-a-dia A uma relação plena de "amor" prefiro uma relação de afecto, lealdade, respeito e confiança mútuas  LOL
    Ontem às 13:37 · Editado · Gosto · 2
  • Margarida Piloto Garcia Hummmm.......muito pano para mangas mas vou silenciar-me.
    Ontem às 13:38 através de telemóvel · Gosto
  • Victor Nogueira LOL Margarida Piloto Garcia do pano das minhas mangas sei eu e quem comigo vive(u) e convive(u). Da qualidade do meu pano ... é pegar ou largar bi-LOL
  • Ontem às 13:42 através de telemóvel · Gosto
  • Arminda Griff Pois... eu sou ciumenta mas não possessiva. O cíume,quando saudável, é amor.Contrário de ciúme traduz-se em desinteresse,comodismo e principalmente o fim do amor.Sou uma mulher que vivo o amor com paixão e ciúme sempre fará parte da vida a dois. Beijocas.
  • É,... sou sim,... me arrependo,... mas vou continuar a sê-lo,... sempre,... eu pertenço a quem eu protejo, e a quem eu protejo eu amo,... e quem ama tem ciúme,... inevitável esse teorema,...
  • Victor Nogueira Heitor Ilíada Essa da protecção, pertença e amor ... Então a protecção/posse/amor ...Em que lado moram a liberdade e o respeito mútuos LOL Ah ! E resta algum lugar para a amizade ?
    há 21 horas · Editado · Gosto · 1
  • O amor é um ninho Victor, quando você voa, carrega-o consigo,... já o compromisso é um laço, quando você desata-o, o amor se desorienta e a liberdade não vale nada,... já o respeito é um fundamento,... com o sem o amor, ele é remo seguro por entre chuvas e sol a pino,...
  • Margarida Piloto Garcia Que liberdade Victor? Alguém é livre? Nem antes de nascermos.
    há 21 horas através de telemóvel · Gosto · 1
  • José Pires Margarida, TENTA SER TU A LIBERTAR-TE DE TUDO ! Larga as amarras ! SIMPLESMENTE o Zé



  • TU ÉS O UNIVERSO E AO MESMO TEMPO UMA PARTE DO UNIVERSO. TU ÉS O OCEANO E AO MES...Ver mais
  • Margarida Piloto Garcia Meu caro José Pires a liberdade é um mito. Não se trata de amarras mas sim de verificar que nunca somos verdadeiramente livres. Apenas temos de aprender a viver com tal facto e de gozarmos a relativa liberdade a que temos direito.
    há 20 horas através de telemóvel · Gosto · 2
  • José Pires Ok Margarida, TENTEMOS libertar o mito. Quanto mais ousarmos DIZER que é relactiva, MAIS LONGE FICA ;'(



  • A AUTORIDADE GERA, sobretudo, VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA THE AUTHORITY CREATED, especially, PSYCHOLOGICAL VIOLENCE Simplesmente Zé
  • Margarida Piloto Garcia Somos livres antes de nascermos? Não. E depois? Não. Será que só a morte liberta? Não sei. Mas por favor a liberdade não fica mais perto ou mais longe por se ter consciência do que ela verdadeiramente significa.
    há 20 horas através de telemóvel · Gosto · 1
  • José Pires Veja, NÓS NESTE IMENSO COSMOS...
  • Maria Jorgete Teixeira Acredito que não há amor sem ciúme, porque quem ama tem medo de perder o ser amado...

    O que eu não concebo é o ciúme doentio, obsessivo...Que faz num inferno a vida dos que se amam...
    há 20 horas · Gosto · 1
  • Victor Nogueira sobre o ser amado na poesia de victor nogueira




    * Victor Nogueira     LIBERDADE V...
  • Victor Nogueira A Liberdade - Dia de Bocage em Setubal e poemas diversos





      Bocage, Liberdade . L...
  • Margarida Piloto Garcia Esta é outra liberdade.
    há 20 horas através de telemóvel · Gosto
  • Victor Nogueira O AMOR É BEM QUE SUAVIZA


    A tua presença na minha casa
    Enche o ar de color e alegria,
    Arte, doce, terna, bela magia;
    Assim meu coração ganha outra asa.

    Cozinhamos o pão que não esfria,
    Brincando, procuramos boa vaza
    P'ra espantar a tristeza, que arrasa
    Rio, danço, com tua cantoria.

    Com tua feição nos vasos pões flor
    A tudo dando vida e bom sabor;
    Caricio teu corpo, os teus lábios,

    Afago teu rosto, aparto as dores;
    A rua, plena de sol e louvor,
    É verde planura com riso dos sábios.
    .
    .
    Setúbal 89.09.05
    há 20 horas · Gosto · 6
  • Victor Nogueira * escrito hoje: "Eu quero tudo (entenda-se, no ser e não no ter) ou um pouco mais se puder ser. Pk apesar de tudo, das mágoas, das desilusões, no fundo de mim amo a liberdade, minha e de outrem, e acredito que o sonho comanda a vida, apesar dos pesadelos que frequentemente a ensombram e a enegrecem.


    * Não quero prender alguém. Não quero ser prisioneiro de quem quer que seja, Quero que me não cortem as asas e quero que outrem tenha tb asas para voar, mesmo que o seu voo para longe de mim seja um punhal cravado no meu peito. Mas o amoramizade é uma planta frágil e delicada !

    In LETRAS PERDIDAS




    * Victor Nogueira  Hoje esteve um dia bonito e fresco, durante o qual estiveste...Ver mais



  • Maria Bethânia canta O Ciúme, de Caetano Veloso. A música foi gravada em dueto com Gal no disco Maria em 1988.
  • O ciúme é doloso, doloroso e enganoso. Faz confusão de sentimentos. Grande, Victor Nogueira.
  • Manuela Miranda ciúmes para quê, Amigo? é a conclusão que eu tiro do poema e da foto, só se desfazem laços, Obrigada pela partilha Amigo beijinhos vou partilhar Boa noite.
  • Graca Maria Antunes O ciúme existe onde há amor.talvez seja saudável em doses q.b. Em demasia,é rebaixar-se, além de que sufoca e queima, o amor. E disse . 

  • Manuela Vieira da Silva «afecto, lealdade, respeito e confiança mútua» consegue-se numa fase de maturidade da relação e dos próprios intervenientes. O ciúme é gerado pela falta de segurança interior, o medo da perda, que tanto o homem como a mulher se servem para provocar e saber o grau de sentimento que o outro nutre. Por mim, erradíssimo este comportamento, mas o crescimento da relação precisa deste elixir da confiança interligada ao ciúme. Passada a paixão o ciúme ameniza-se, tirando os casos de traições que levam normalmente à ruptura.............. e muitoooooooo mais para dizer.....

  • Yolanda Botelho gosto do poema....mil bjs
  • Anaísa Martinho Lindo poema!
  • Lia Santos LINDO....GRAZIAS VICTOR NOGUEIRA.
  • Deolinda Figueiredo Mesquita Poema muito bom. Só tem ciúme quem não acredita é si próprio. Obrigada Victor.
  • Donzilia Conceiçao O poema é lindo e tu dás-lhes vida, muita vida, porque o ciume, faz parte do amor que se sente pela pessoa que amamos, nem sempre o ciume é falta de não acreditar em quem se gosta ou em nós mesmas, o ciume pode ser doentio, pode ser até trapalhão. Mas se houver confiança, respeito, o ciume pode nem existir, mas.... acho que todos sentimos um pouco de ciume quer queiramos quer não. Se falhar um tempo, qualquer coisa no ar.... ai se não há!!!!. Um beijo Victor, consegues por toda a gente a pensar.
  • Sem comentários: