Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 15 de setembro de 2013

sonetos - 06

15 de Setembro de 2013 às 21:45


* Victor Nogueira

o final da safra

PRIMEIRO NA LAZEIRA

Para se espantar alguma sonolência
Por isto não ter grande trabalheira
Quiz bem aproveitar esta lazeira
Serena, sem qualquer incandescência.

Mas aqui o mata sem sapiência
Pensou pôr-me sem jeito nem maneira;
Pois toma, meu nome é Victor Nogueira,
Nas calmas nasceu esta inflorescência.

Não fiquem com a vossa alma pequena
Nem se parta o bondoso coração
Pois tudo isto é toada sem despeito.

Deixem assim a reinação serena,
Não fiquem por aí numa aflição
De uma cantareira ir deste jeito.

setúbal
1989.08.06

Introdução a uma longa galeria de retratos em quadras, uma para cada trabalhador/a do departamento de habitação e urbanismo, sem faltar qualquer um/a

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O AMOR É BEM QUE SUAVIZA

A tua presença na minha casa
Enche o ar de color e alegria,
Arte, doce, terna, bela magia;
Assim meu coração ganha outra asa.

Cozinhamos o pão que não esfria,
Brincando, procuramos boa vaza
P'ra espantar a tristeza, que arrasa
Rio, danço, com tua cantoria.

Com tua feição nos vasos pões flor
A tudo dando vida e bom sabor;
Caricio teu corpo, os teus lãbios,

Afago teu rosto, aparto as dores;
A rua, plena de sol e louvor,
É verde planura com riso dos sábios


setúbal
1989 Setembro 05

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 

Vosso geito, vosso ficar calada

Vosso geito, vosso ficar calada,
Arrefecem mal meu entusiasmo
Atirando o bem querer p'ro marasmo
De não ver qual será vossa laçada.

Em paz danosa era minha passada
Quando apareceste para meu pasmo,
Despertando em mim amor ou sarcasmo
Por minha vizeira ser destapada.

Tal foi o caminhar do caminheiro
Nesta cidade desacompanhado
De vossa doçura refrigerante,

Sinhá dona, princesa sem rendeiro
Do campo,por vós tão mal cultivado,
Com a certeza vossa deslizante.

1991.07.05
setúbal

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

AUTO RETRATO  EM PASSATEMPO                                   

Com nariz grande, olhar estrelado,
Baixo, cabelo negro, ondulado,
Magro, moreno, mui desajeitado,
Nada ou p'la vida sempre perdoado.

Buscando amizade, mau achado,
Agindo calma ou mui despeitado,
O êxito logrou, mal torneado,
Com persistência e pouco alegrado.

Tolerante, mas não libertário,
Conduzindo, longe da multidão,
Na vida procurando liberdade.

Em tudo mal, buscando seu contrário,
Com ar sério ou risonha feição,
Mal sente, co'a razão, felicidade.


1989.09.10  - Setúbal


vem de sonetos - 05
https://www.facebook.com/notes/victor-nogueira/sonetos-05/10151658091549436


###################################

*  Manuel Maria Barbosa du Bocage


Hoje em setúbal foi feriado muncipal - dia de bocage, que culminou com uma série de iniciativas, tendo asistido a algumas - concerto da banda da sociedade filarmónica capricho setubalense, no coreto da avenida luísa odi, inauguração duma nova galeria musical, n edifício que foi d  banco de portugal, com parte do espólio do museu da cidade/convento de jesus que se encontra em recuperação) bem com o uma  série de esculturas no bairro da bela-vista
Hoje em setúbal foi feriado muncipal - dia de bocage, que culminou com uma série de iniciativas, tendo asistido a algumas - concerto da banda da sociedade filarmónica capricho setubalense, no coreto da avenida luísa odi, inauguração duma nova galeria musical, n edifício que foi d banco de portugal, com parte do espólio do museu da cidade/convento de jesus que se encontra em recuperação) bem com o uma série de esculturas no bairro da bela-vista

galeria municipal no edifício do antigo banco de portugal
galeria municipal no edifício do antigo banco de portugal

Sem comentários: