Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

(a poesia nas palavras em setembro 08) - 2012


26 de Setembro de 2013 às 21:39
* Victor Nogueira

Em 2012, a safra literária foi inexistente. Há anos de melhores ou piores colheitas, mais ou menos capitosas. Respigando o muito que escrevi nesse mês de setembro, de intervenção social e política, a colheita mais levezinha é a que se segue.

O "rei de pasárgada" 

Se alguém ler isto - mas alguém lerá ? - se alguém ler isto com olhos de ler saberá dizer-me onde mora o "rei de pasárgada"? Ou como poderei passar sem ele ? Alguém sabe quem é o "rei de pasárgada" e pk falo nele?


NÃO SE ACEITAM "likes" pk isso é batota LOL

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 01, 2012 


Sempre em Luta !

De LUTO pelo meu País! LEIO

De luto ? Nunca. Em luta contra o Capital. Nunca de luto e sempre em LUTA !

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Setembro 15, 2012 http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/2012/09/sempre-em-luta.html

Coitado do Carlos de Inglaterra

Coitado do Carlos de Inglaterra." Educado" para ser rei e não há meio da mãe lhe ceder o lugar. E depois, numa República ainda podemos escolher o Presidente dentre um vasto leque de cidadãos. Na monarquia de corta-fitas, nem o pai morre nem a gente almoça ! Coitado do Carios de Inglaterra. E coitado de Juan Carlos, rei de Espanha pela graça de Franco, o fascista, caudillo de España pela graça ... de Deus ! ! 

É como se tivéssemos Duarte Pio rei de Portugal ... pela graça de Salazar ! Mas pelos vistos Salazar não confiava muito na monarquia nem em Duartes Pios ! E quanto a D. Carlos, para ele conta a História que consiserava Portugal ... uma choldra e bom seria recordar os adiantamentos feitos a Casa Real que levaram à queda da Monarquia !Só quem não lê os jornais desconhece as negociatas e falcatruas corruptas que envolvem a Casa Real de Espanha. E porque carga de água os filhos dos reis têm de ser reis? Carlos de Bragança talvez tivesse podido ser um bom artista ou cientista. Mas foi um péssimo Rei 

Essa do sangue azul .. Sangue vermelho é o de toda a gente. Sangue azul é apenas a ilusão das veias na pele branca de quem vive à custa de quem moureja de sol a sol, escravo "mouro" ou "negro", com a pele tisnada pelo sol e áspera do trabalho manual ! 

Essa dos ascendentes e da raça ou classe superior para governar a plebe ou os povos tem um longo historial de infâmias ! E com tantos casamentos consanguíneos as casas reais já estavam a pagar um largo tributo em termos de insanidade mental. Por isso agora casam com a plebe, desde que endinheirada e que alimente as revistas cor de rosa e dê trabalho aos paparazzi!

Publicada por Victor Nogueira à(s) Domingo, Setembro 16, 2012

    • Isabel Alçada gosta disto.
    • Isabel Alçada Feliz noite amigo, e abaixo as diferenças de raça , sangue azul o que é isso ???? bjs
    • Victor Nogueira Isabel Alçada Sangue azul é o das princesas ou rainhas mais ou menos ungidas de santidades e bondades,mesmo que dêm facadinhas ao matrimónio, "tadinhas, que fazem as delícis das leitoras e leitores de revistas cor-de-rosa, comom a Diana de Inglaterra, a Soraia do Xá da Pérsia ou a Grace do Mónaco e filhotas As princesa boazinhas e as rainhas, reis e principes uns malvados sem coração ou de coração errrático,LOL

    Sem comentários: