Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 28 de setembro de 2013

poema e lembretes para o dia de hoje


28 de Setembro de 2013 às 16:43
* Victor Nogueira

Em 1974, a 25 de Abril, um golpe militar pôs fim ao regime fascista. Spínola, indigitado e nomeado Presidente da República, contrariando o Programa do MFA e em conluio com Marcelo Caetano e outros oficiais -generais e com o apoio dos EUA, tentou prosseguir a guerra colonial, manter a PIDE em funções e proibir os partidos políticos. A movimentação popular, sobretudo na Grande Lisboa, impediu que os objectivos de Spínola fossem alcançados..

Em 1974 a 28 de Setembro o Presidente da República - general Spínola - e o 1º Ministro - Palma Carlos - tentaram um golpe fascista, A mobilização popular impediu o seu triunfo e forçou à demissão de Spínola.

Em 11  de Março de 1975 o General Spínola tentou um novo Golpe fascista. A mobilização popular impediu o seu triunfo.

Em 25 de Novembro de 1975 uma aliança entre o PS/Mário Soares, PSD/Sá Carneiro, CDS/Freitas do Amaral, Spínola/rede bombista e  terrorista de extrema direita no ELP-MDLP e Cónego Melo culminou com a declaração do estado de sítio [isto é, à interrupção de liberdades e garantias] na Grande Lisboa, durante 3 dias, Em resultado deste golpe de Estado foi interrompido o processo revolucionário e prosseguiu a caminhada que tem conduzido ao Estado "Súcial" e ao "Súcialismo" em Liberdade do ps-psd-cds, que em 2011 - por exigência da banca - assinaram   o memorando com a troika (UE-BCE-FMI)

Em 1987, por iniciativa de Mário  Soares, então Presidente da República,  Spínola foi agraciado como Chanceler das Antigas Ordens Militares Portuguesas, tendo também sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (a segunda maior insígnia da principal ordem militar portuguesa), pelos «feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril . [Note-se que durante a 2ª Grande Guerra  Spínola esteve como observador  na Frente de Estalinegrado - a conviite do regime nazi de Hitler ]

Eles são democratas
Amigos de Plutocratas
Com cidadania
De enguia
bem esguia !
Escorre-lhes dos dedos, dos lábios e da caneta ou do «computador»
Arrogância
Jactância!
Vestem bem e cheiram melhor
Para esconder o pior
perfume da sarjeta
Muitos vivem da gorjeta
Esquecidos que em pó se transformarão,
acumulado num saco de ossos
em fossos, na fossa
Por isso não são dos nossos.
São sim democratas
Plutocratas
Aristocratas
Autocratas
Convencidos que são reis!
Mesmo em terra de cegos o «imperador» vai nú
Numa palavra sem palavra
Na família das piranhas
São PIRATAS

Victor Nogueira
2006.06.26

~~~~~~~~~~~~~~


e como bónus ouvir aqui


  

ou aqui


Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.




volpedo - o 4º Estado
volpedo - o 4º Estado

Sem comentários: