Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 31 de maio de 2016

a infinita saga de josé rodrigues dos santos, o cordel e a guita



* Victor Nogueira

JRS sabe perfeitamente ao que vem e com as suas ideias "fracturantes" procura apenas publicidade para embolsar. E quanto mais gratuita, melhor. É um produto da TV e se se anuncia na TV – a tal caixinha mágica que pretende mudar o mundo - é porque é "bom" e "fala verdade" – toda a verdade e nada mais que a verdade - como ditam ou rezam os manuais publicitários. Daí a publicista vai “o passo de um anão"

Reza a Wikipedia que é “doutorado em Comunicação Social “ e “ é hoje um dos jornalistas mais influentes para as novas gerações e no panorama informativo nacional” Afinal e de acordo com a mesma fonte “Em 2016 foi eleito o melhor escritor português, por 28 000 portugueses” Quem sabe se com piscadelas de olho, publicidade gratuita e novas maratonas não será em próximo concurso eleito “o MAIOR Português de Todos os Tempos” e os seus “rimances” obras de referência  condensando toda a história, ciência e filosofia políticas, “clássicos” que dispensarão a leitura de farfalhudos e obsoletos “calhamaços”, sem necessidade de “queimar pestanas” e tempo em bibliotecas e centros de investigação, porque acessíveis no “sítio do costume” ali ao virar da esquina nas prateleiras intermédias, ao alcance da mão e do olhar. 

Sobre o efeito JRS, com “ligeireza” e “souplesse”, basta observar os instrutivos comentários nas caixas on-line, desde os tabloides aos “considerados” de referência. Afinal “Time is Money” & “It’s all Business”.  Na verdade "that's the question". E contra factos e "rimance", não há argumentos. Apenas e só, infinitas sagas para esticar o cordel e a guita ?





R
odrigues dos Santos gosta de polémicas, elas vendem livros. Umas serão por desatenção, outras por preconceito, outras ainda por literatura. Há de tudo, dos paralíticos gregos aos homossexuais portugueses, agora o marxismo e o fascismo, tudo vai a eito, umas vezes como jornalista, outras como romancista, no mais das vezes nas duas qualidades reunidas. Assim sendo, só posso elogiar este autor por escrever e dizer o que pensa, oxalá se conserve assim. Mas ainda há um problema: é que se quer polémica convém preparar-se.

*** http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/05/31/bom-senso-e-bom-gosto-ou-alguem-acuda-depressa-ao-rodrigues-dos-santos/

Sem comentários: