Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Animais na BD - banda desenhada e cinema de animação (2)

* Victor Nogueira

Para Francisco e João

Na sequência de publicação anterior (1), vejamos mais algumas séries em que os animais são protagonistas 

O Gato Zu, a namorada Milai, o preguiçoso Tobias e os pilantras  Murcão e Rosnão, são uma criação de José Abrantes. Do mesmo autor é o Gato Horus

B.C. de Johnny Hart, iniciada em 1958,  desenrola-se na Pré-História, envolvendo um grupo de homens das cavernas e animais antropomórficos de diferentes eras geológicas. 

Dogs Of C-Kennel de Mason e Mick Mastroianni, também argumentistas e desenhadores de B.C.  A série trata das desventuras de três cães num abrigo para animais. 

Mallard Fillmore, de Bruce Tinsley (1994), tem como personagem principal um antropomórfico pato de plumagem verde que trabalha como repórter politicamente conservador numa fictícia estação  televisiva.

Arctic Circle, de Alex Hallatt, é uma série humorística com preocupações ambientais num mundo em mudança, envolvendo pinguins imigrantes, um urso polar e muitos outros interessantes personagens.

Tico e Teco (Chip 'n Dale) são dois esquilos que aparecem em vários desenhos do Pato Donald como antagonistas simpáticos. Surgiram em 1943, nos estúdios Walt Disney. Tico, irmão de Teco, é o mais inteligente dos dois, estando apaixonado por Geninha, uma ratinha super inteligente.

Guerra no País dos Insectos, publicada na revista Mosquito, encantou-me na minha meninice. Foi seu autor José Cabrero Arnal, em 1936. Pode ser lida on line em
http://quadradinhos.blogspot.pt/2008/07/histrias-esquecidas-23-guerra-no-pas.html

As Formidáveis Aventuras do Grumete Mick, do Velho Mock e do Cão Muck, mirabolante série aventurosa que transportava também os leitores para paragens exóticas, foi uma criação de Arturo Moreno.

Chaminou é um gato detective na série de autoria de Raymond Macherot, em 1954 Os episódios desenvolvem-se na Zoolândia cujo rei, Leão XXXVIII impõs a todos uma alimentação vegetariana para impedir que os seus súbditos se comessem uns aos outros. Entre os restantes personagens estão um lobo, um leopardo, um rato e um cão.

Um outro gato detective foi criado por Philippe Geluck (1983). Le Chat é o anti-herói, antropomórfico, que por vezes assume posições políticas muito antimilitaristas, anti Frente Nacional e cépticas em matéria religiosa.

Canardo é o personagem principal da série de BD com o seu nome, uma criação de Benoît Sokal. É um pato antropomórfic num mundo de animais antropomórficos. Detective privado depressivo e desenganado, uma mistura de Philip Marlowe et de Mike Hammer. Vagueia num universo de seres miseráveis e de bar em bar qual deles mais sinistro, com ocasionais conquistas femininas. Alcoólico e fumador inveterado, de moral duvidosa, usa sempre uma velha gabardine impermeável e nunca larga o revólver.

Clorofila e Minimun são dois ratos que defrontam o bando de ratos pretos de Antracite. Outros personagens são a lontra Torpille, o pássaro Bitume, o coelho Serpolet, entre outros. As histórias , concebidas por Raymond Macherot, ocorrem no bosque de Coquefredouille.

Elmer Fudd (Hortelino Troca-Letras), baixote e de cabeça bem grande, é um personagem dos desenhos animados da Looney Tunes. A maioria das suas aparições é caçando o coelho Bugs Bunny (Pernalonga), seu arqui-inimigo, e/ou o Daffy Duck (Patolino). Como habitualmente sucede nos desenhos animados, ele nunca consegue caçá-los sendo muitas vezes vítima do astucioso e veloz Bugs Bunny, que lhe assalta a horta. Daffy é um personagem nervoso, colérico e egoísta, metido em aventuras que o ultrapassam e colocam em situações desagradáveis. Daffy quer a todo o custo ser amigo e aproveitar-se do ingénuo porquinho, Porky Pig (Gaguinho), 

Situado na Pé-História, numa criação de Maurício de Sousa, Horácio é um filhote de Tiranossauro Rex. Horácio é um bom amigo, filosófico, gentil, alegre, sábio, e que  se alimenta apenas de alfacinhas  amigo, preocupado em auxiliar o próximo. Entre os seus amigos   entre os quais um mamute, mas a maioria são dinossauros, incluindo duas de suas apaixonadas, Lucinda e Simone. Seu maior amigo é Tecodonte.


Valérian, agente espácio-temporal, é uma série de ficção científica concebida em 1959 por por Pierre Christin, (texto), Jean-Claude Mézières   e Évelyne Tranlé,(ilustrações). Com Lauréline percorrem o espaço sideral, encontrando seres estranhos nos planetas e civilizações alienígenas que visitam ou contactam. Embora não se possam considerar animais, frequentemente assemelham-se aos do Planeta Terra. Foram compilados na obra  Os Habitantes do Céu - Atlas Cósmico de Valérian e Laureline [1992]


clicar nas imagens para aumentar


Horus, de José Abrantes
B.C., de Johnny Hart,  Mason e Mick Mastroianni

Zu, de José Abrantes


Dogs of C-Kennel, por Mick e Mason Mastroaianni


Mallard Fillmore, de  Bruce Tinsley


Artic Circle, de Alex Hallatts


Tico e Teco, de Walt Disney


Elmer J. Fudd (Hortelino)  Bugs Bunny (Pernalonga) e Daffy Duck (Patolino)



Guerra no País dos Insectos, de José Cabrero Arnal



Formidáveis Aventuras do Grumete Mick, do Velho Mock e do Cão Muck,  de Arturo Moreno


Chaminou, de Raymond Macherot


Le Chat, de Philippe Geluck


Clorofila e Minimum, com os ratos Antracite,  de Raymond Macherot


Horácio e sua Turma, de Maurício de Sousa


Os Habitantes do Céu - Atlas Cósmico de Valérian e Laureline


 Canardo, de Benoit Sokal


(1) Animais na BD - banda desenhada e cinema de animação in http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/2016/10/animais-na-bd-banda-desenhada.html

-

Sem comentários: