Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aulas de Religião e Moral e BD

* Victor Nogueira

Gostava do Pe. Júlio [P. Oliveira], que tb me ofereceu "santinhos", mas não me recordo dessas prédicas como as que referes. Eu conversava mais com o Cónego Manuel das Neves, da Sé de Luanda, que foi preso a seguir ao 4 de Fevereiro e foi quem me baptizou, deu a 1ª comunhão e me crismou. Misteriosos são os caminhos do Senhor LOL

Também gostava muito de BD, d'O Mosquito, d'O Senhor Doutor, do Mundo de Aventuras do meu pai em jovem, do Bambi (da Província de Angola) e da BD que o meu avô paterno me enviava do Porto: o Cavaleiro Andante e o PimPamPum (do Século). Sem esquecer o "Camarada", da MP. e Gibis brasileiros.

Gostava das aulas de Religião e Moral e tinha normalmente 18 a 20 valores nos exercícios.

Comentário a um post de Carlos Barradas Teixeira:

BAÚ DAS MEMÓRIAS!!
O que fui descobrir por acaso quando andava a arrumar papelada!!
Coitado do Padre Júlio, bem tentou levar-me por bons caminhos, o caminho que ele julgava certo!! Tantos santinhos que me deu e alguns ainda os conservo!!
O que será que ele viu em mim para acreditar que eu tinha potencial?!! Lol
Acho que ele nunca percebeu que foi ele que me desviou da fé católica com as suas aulas de Religião e Moral!! Mas isso são outras histórias! Mas curiosamente foi ele que me despertou o fascinio pela Banda Desenhada! Ele tinha uma colecção enorme de BD e assinava muitas publicações americanas que recebia directamente!! Muitas tardes passei eu no Episcopado ao lado do Palácio, onde ele morava, quando esperava pela minha mãe que trabalhava nos serviços de Economia mesmo ali ao lado! Ele lia-me as BDs americanas dos Super Heróis, dos policiais, etc! Fritz The Cat, Marvel, Alex Raymond, Milton Caniff! Lia-me traduzindo do inglês!! Era um tipo muito interessante excepto a parte em que ele nos tentava catequizar, mais a descrição horrenda dos horrores do inferno que ele descrevia com detalhe e algum prazer masoquista!! Ah e aquela pergunta "sabem porque é que Portugal não entrou na Segunda Guerra Mundial?! Por causa de Nossa Senhora e de Salazar!!" Acho que foi por estas e mais algumas que eu me fui questionando e afastando, era criança mas já atenta ao que me rodeava e lia em casa! Quanto mais ele nos queria atrair para o caminho do "Bem" mais eu me assustava e me afastava para bem longe!!
Mas gostava dele, no fundo era um bom homem!! Tenho saudades dele e do tempo em que comecei a perder a inocência... tão novinho!!!

Sem comentários: