Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

epistolário 001


epistolário 001

* Victor Nogueira

epistolário 001


Escrevo-te e não sei ainda se alguma vez lerás estas linhas sabendo que a ti são dirigidas, se alguma vez as decifrarás, estranhos que somos um para o outro, se alguma vez por ti o meu retrato mudará e para ti inventarei com signos gastos palavras novas que sejam mágicas e só tu saibas que te foram destinadas.Vejo-te à janela e entre nós o mar oceano da cor dos teu olhar é um caminho de veredas a construir, áspero ou suave, brilhante ou baço, aventura com a ventura da descoberta.

Para mim que apenas te vejo à janela com o universo entre nós és apenas e por enquanto uma imagem, o reflexo dos meus sonhos tecidos como se brocados fossem na sua tessitura, uma palavra aqui, um sorriso além, uma lágrima acolá … Uma imagem talvez fruto de enganos meus !

Imagem, reflexo, imaginação – não sabes quem sou porque ainda estranhos somos, na aparência do que não é nem o essencial nem profundo. Falo disso num poema arqueológico: queres lê-lo/interpretá-lo para mim, para nós !? Dir-me-ás que o tempo é outro, hoje de inverno ou de inferno, antítese do de outrora, mas ao mago todas as liberdades são permitidas para estender perante ti uma rede-teia-tela feita com o teu encanto e sedução, pois …


Neste jogo de palavras
e de gestos comedidos
.

Aqui

neste canto da cidade
preso à roda do leme
em sonhos
que sonho em ti
busco o passado que não fui
no futuro que não serei

suspenso do teu andar

Arde-me o sangue nas veias
neste fogo vento suão
murmúrio do teu sorriso
verde brisa na planura
fresca do teu olhar



Ainda não consigo inventar para ti palavras novas sobre sentimentos que parecem únicos mas se repetem remoçados ao longo dos milénios, transmitidos de geração em geração de modo imperfeito e com o sentido não de quem os viveu mas com a imaginação/reflexo de quem as lê !

Não sei se o escritor escreve interminavelmente sobre o mesmo embora com a aparência da novidade artesanal. Talvez assim seja, talvez quem escreve seja o eterno alquimista-litógrafo em busca da sempre longínqua pedra filosofal que no horizonte se perfila como o arco-íris que atravessa a abóbaba celeste, sete-céus na mouraria encantada, quanto o sol refulgente afasta as gotas de chuva após a tempestade. E no entanto as gotas de chuva irmãs do orvalho matinal estão lá, refractando a luz, desnudando a cor para lá da brancura num incessante jogo de união e síntese ou desdobramento e cisão.

Não sei pois o teu nome, qual inventarei para que apenas nós dois saibamos quem és, nem que rimance será por nós esculpido. Não basta que eventualmente me digas ou para ti murmures como outras, breve sumidas, mo fizeram, inconstantes ou temerosas: “tenho de conhecer este homem”  partindo-se em  voltas ao redondel em círculo fechado ou em espiral.

Sigo-te com o meu olhar, sigo-te moça, sinházinha dos cabelos do trigo em flor, em eterna mutação, acompanho-te com o teu ar decidido, encanto-me ao pensar no alvoroço do nosso primeiro beijo, sorrio com a tua voz cristalina, que imagino atenciosa/atenta, cálida e calorosa, como se estivéssemos na paragem do autocarro ou na estação dos comboios ou quando destemida ou confiante assomaste sorridente à minha porta ou estivemos no areal à beira-mar ou no terraço na vila alentejana com o céu estrelado, miríades de luzeiros no “céu”, rendo-me à tua (aparente) timidez, busco em nós uma paleta feita de cetim e veludo com a qual se constrói, dia a dia e para sempre, algo tão inconsistente, maleável, mutante e frágil como é o futuro.

As palavras levam-nos por vezes por caminhos que não eram os que projectámos no início e ficando escritas perdem a fluidez e aportarão/apontarão a ilhas ou continentes desconhecidos, com os quais não sonháramos - sonho ou pesadelo, noite e dia. Mas quem não se faz ao mar fica em terra rodeado de montanhas.

Sigo-te apesar do mar-oceano entre nós e espero-te, a casa aberta com portas e janelas escancaradas ao sol, ao mar e ao vento e à chuva se a chave e o caminho souberes encontrar. Para que as palavras ganhem outra qualidade e outro sabor. Porque estas são ainda imperfeitas ! Porque escondidos/desconhecidos estamos um do outro !

Setúbal, 2013,01.25
João Bimbelo


17 comentários
Comentários
Joaquim Carmo Um novo "capítulo" de um sempre renovado e cuidado trabalho! Obrigado, Victor e um abraço.
Gerir
5 ano(s)
Luisa Neves Boa noite Amigo! Mais um excelente trabalho. Grata pela partilha. Bom fim de semana. Abraço.  
Gerir
5 ano(s)
Fernanda Manangao Obrigada amigo,bela leitura para o final do dia, belo trabalho ,obrigada pela partilha
Gerir
5 ano(s)
Judite Faquinha Poeta, com poesia sonhando!!! mais um trabalho maravilhoso... obrigada Victor beijocas.
Gerir
5 ano(s)
Judite Faquinha Victor boa noite, e bom fim de semana!!! bjs.
Gerir
5 ano(s)
Yolanda Botelho Muito belo,muito belo.....bjs.
Gerir
5 ano(s)
Margarida Piloto Garcia Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.................................e apetece-me ficar por aqui num ah meio extasiado na perplexidade do enigmático, não vá quebrar a magia daquilo que escreveste e me fez sonhar. Disse-te vezes sem conta que toda a beleza da tua escrita era sempre datada do antigamente. E hoje leio um texto em forma de desejo ou de carta de amor e apenas me resta um ahh.... suspirado e fremente, quiçá temeroso de que se fechar os olhos e os voltar a abrir , o texto seja passado e não presente.
Gerir
5 ano(s)
Maria Rodrigues  o brigada Victor lindo,gostei mesmo,é magia,tem mesmo coração de poeta,continue pois faz um trabalho magnifico, bom fim de semana,bjs.da amiga
Gerir
5 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira Muito belo este escrever, entre o sonho e a realidade...baralhados, não sabemos se fala o João Bimbelo do acontecido ou do esperado e por isso seguimos sôfregos esta missiva de amor eterno, impossível? talvez...talvez por isso se torne tão bela e generosa a expressão desse sentimento.
Gerir
5 ano(s)
Alice Coelho Um sonho é sempre um sonho que nos faz rir ou chorar, nas em palavras gravadas dentro do peito como algo que gostamos de recordar.... e não em realidades duras e espinhosas que marcam e que ficam cravadas como punhais ..... que nos fazem sangrar!!! Beijinho!! 
Gerir
5 ano(s)
Maria Mamede PARABÉNS AMIGO VICTOR NOGUEIRA, pelos textos, pela fotografia...tudo MUITO BELO!Lourdes Abraços
Gerir
5 ano(s)
Margarida Ourives Maravilhoso. Obrigado Vitor. Bjs
Gerir
4 ano(s)
Deolinda Figueiredo Mesquita Gosto muito Victor. Muito belo, obrigada, Bjs.
Gerir
4 ano(s)

Sem comentários: