Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 21 de janeiro de 2018

"Gomorra" e "Uma Aldeia Francesa"

* Victor Nogueira


Leio com interesse as suas "crónicas" sobre as quase sempre excelentes séries da RTP2, embora me cause alguma perplexidade que não consiga ver alguns episódios pois estão disponíveis durante alguns dias, incluindo na RTP Play. Sobre  a Gomorra 3, Scianel ou Dona Annalisa é morta a tiro por Patrízia, que assim se vinga, permanecendo fiel a Genaro, cujo contabilista, Gégé,  foi por este também assassinado, tal como  Avitabile o fora numa emboscada montada por Ciro. Terá este mesmo morrido ou reaparecerá numa 4ª temporada? 
Não muito cativante o início desta 3ª temporada de Uma Aldeia Francesa, onde  vemos colaboracionistas ou democratas de “meia-tintas” vingarem na “Nova Ordem” do post-Guerra e das traficâncias dos soldados do
Tio Sam,  enquanto os guerrilheiros se vão afundando no desemprego ou no desespero. Como se irá safar o “bondoso” Larcher que tudo perdoa à infiel esposa, sempre pronto a recebê-la? Ele que à sua  maneira foi um “resistente” apesar de “colaboracionista”?


De Francisco Carita Mata a 20.01.2018 às 16:24

Obrigado por ler, comentar e esclarecer as “crónicas” que escrevo sobre as séries, que de algum modo me tocam. As da RTP2, que são praticamente as únicas que vejo, porque realmente são quase sempre excelentes, são maioritariamente europeias ou de cinematografias ‘marginais’, face à dominância norte-americana, até há poucos anos, praticamente em monopólio. (Não que não goste também de ver cinematografia americana. Que gosto!)


Quanto ao tempo destinado à respetiva visualização é, quase por norma, aquela hora específica destinada no canal, pouco depois das 22h. Se, por qualquer motivo, tenho outras atividades, então não vejo, e pronto! Tento conjeturar o seguimento ou fico na dúvida. 



(Aproveito para agradecer os seus esclarecimentos, face aos personagens de Gomorra que me não apercebi dos desfechos.)



Esta minha atitude é, de certo modo, propositada. Não quero ficar condicionado ou dependente de ter que visualizar sempre tudo, tim por tim. Não sou ‘profissional’ dos media e, nestes domínios das novas tecnologias, sou de um tempo em que tudo isto nem sequer era ficção. Que muitas das funcionalidades atuais, nem sequer eram imagináveis. 
Noutros contextos, costumava referir que eu sou do tempo em que se escrevia com caneta de aparo a molhar no tinteiro e com o mata-borrão a jeito. Mas, adiante!



Quanto ao final de Ciro, também conjeturo a sua hipótese. Que os seriados dão para tudo!



Sobre “Uma Aldeia Francesa” os pontos que refere são também alguns do que penso pegar em crónica que quero escrever sobre a série, uma das minhas preferidas.
Mas o facto de os guionistas terem pegado dessa forma, em que ‘oportunistas’ se estão a ‘safar’, continuando a pisar os honestos, não será essa a triste realidade que já observámos em contextos semelhantes que vivemos?! 



Quanto a Daniel Larcher, um dos personagens ‘simpáticos’ da série, aliás essa é uma das características desta série, é que há personagens de que gostamos ou com quem nos identificamos e outros de que gostamos menos ou detestamos. 
Por isso estas séries assim, se tornam apelativas. (Contrariamente a Gomorra em que não há ali ninguém de quem se possa ‘gostar’!)
Bem, quanto a Larcher, acho que ele tem que ser ‘ilibado’, colocar bem o negativo e o positivo nos pratos da balança. E tem aquela mulher!... (Sobre isso, na minha terra, dir-se-ia que ele é um “corno manso”, desculpe-me o vernáculo!)



Mas, para não me adiantar mais nem o maçar, termino. Já sabe, que eu escrevo sempre muito.
E Muito Obrigado por me continuar a ler. Não desista! Já sabe que, nas “crónicas” sobre as séries, sou, por norma e em consciência, parcelar e parcial.
Mas também acho que a escrever, e dá algum trabalho, tenho que o fazer de forma e modo algo diferente e, por vezes, também irreverente.
E, novamente, Muito Obrigado!



Francisco.

“Gomorra” - 3ª Temporada: ‘Quem com ferros mata…’

por Francisco Carita Mata, em 19.01.18
Série Italiana


Episódios 2, 3 e 4 e mais alguns episódios… E final!

Sem comentários: