Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

os textos em 9 de novembro

* Victor Nogueira


E a minha mãe, que tinha uma voz bonita, por vezes cantarolava este tango: "Amores de Estudante"


Tuna do Orfeão Académico do Porto

A menina, dança? " A mais linda para dançar? "


Silvye Vartan

Mas os meus, nunca foram "Amores de Estudante"


Duo Ouro Negro



Foto victor nogueira - estuário do rio sado e poesia intemporal do photographo repescada nas manhãs entre 9 e 10 em novembro de 2015.

1. - És a clara madrugada ?

És a clara madrugada ? Por mais que eu tente esquecer-te o meu entendimento persiste em esperar e lutar por ti. Mesmo que eu cerre os meus olhos posso sentir-te ao meu lado e renascer com o calor do teu abraço. Vives nos meus sonhos, desde sempre. O teu sorriso tem a cor da maresia, é uma brisa na planície, o rumor dum riacho ... És a esperança em que moramos e de que me alimento. Que dia será aquele em que despertarmos deste plúmbeo sono de cinzas e negro de fumo ? (2014.02.07)

2. - assume o lume

assume
um mundo
e
solta
a
revolta

a
canção
da
revolução

Paço de Arcos 2014.02.19

3. - mobiliza a dor
da fome

com ardor
acende o lume

do perfume
liquida o estrume

Setúbal 2014.02.21

2015 11 09 Foto victor nogueira - estuário do rio sado e poesia intemporal do photographo repescada nas manhãs entre 9 e 10,em novembro de 2015




as bases do mito e do falso sossego das impropriamente chamadas "classes médias", a quem incomodam o suor e a catinga dos bairros da lata e dos deserdados da fortuna, indigentes, sem abrigo ou estranhos. Quando acordam, esbracejam, não pelo bem estar para todos mas pelo regresso da sua vidinha ! Sempre em torno do centrão ou desembocando em soluções autoritárias e fascistas

Políticos somos todos náo, sem excepção, mesmo quando negamos que o sejamos. Não há inocentes na cidade e nos campos onde a des-humanidade habita

A ideia de que a política é porca e TODOS os políticos corruptos só aproveita aos senhores da terra, esclavagistas, terratenentes ou capitães da indústria e da banca da Privada





a narrativa dos sócretinos ---- Costa e Marcelo são favoritos nas presidenciais

 Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e SIC perguntou aos inquiridos quem consideram ser o mais bem posicionado à esquerda e à ...

Ler mais:http://expresso.sapo.pt/# ixzz2kBDnRPbT


PULHÍTIQUICES ~ Há pulhíticos com graves problemas de expressão em português, como certa nata na direcção nacional do PS, - Francisco Assis ou João Ribeiro.- a que se junta agora o tózé seguro.. Tanto se enguiam que por vezes se descobrem - Estando tózé solidário com os motivos da greve na linha das estrondosas ou violentas abstenções com elevado sentido de Estado ou de respeitabilidade - , isto significa que se solidariza/identifica com a política do Governo de pedro e paulo escavaco e não com a luta dos trabalhadores.

Sem comentários: