Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

os textos em 4 de novembro

 * Victor Nogueira



2017 11 05 Foto victor nogueira - em Setúbal o café/pastelaria/Bandarra, sem as profecias de Trancoso, ali no cimo das escarpas de S. Nicolau, paredes meias com o Jardim Camilo Castelo Branco, pela encosta acima ou abaixo, a cidade, o Estuário do Sado, a Serra da Arrábida e a Península de Tróia, a das ruínas da romana Cetóbriga, a seus pés ou no horizonte.

As empregadas são simpáticas e atenciosas e os bolos apetecíveis. Com alguma sorte encontram-me por lá, a ler um livro ou cavaqueando. Desde qur acertem no horário. Mas o melhor é não virem à aventura, apenas por minha causa. Podem não me encontrar.

O voto ponderado ... do PS / Costa Seguro - as minhas seis autarquias valem mais que as tuas nove da CDU - os meus eleitores em seis autarquias valem mais que os teus, em nove. ó CDU - É a democracia súcialista, estúpido. Qual área metropolitana, qual gestão inter-pares. Eu quero, posso e mando. É como nas assembleias das empresas capitalistas - quanto mais acções, mais votos. É o capitalismo súcialista popular à lacoste seguro. Olhem a gritaria que seria se fosse o PCP a fazer como o lacoste, aliado ao psd e ao isaltino de morais por interposto invistes.

Transposta pra situações de empate nas assembleias municipais ou de freguesia ou para as Câmaras Municipais ou para o Parlamento, esta pulsão anti-democrática do PS lacosta seguro levaria a que cada vereador ou deputado tivesse direito não apenas a 1 voto mas sim que este seria ponderado em função do nº de eleitores do círculo eleitoral ou dos votos obtidos a nível nacional. É o súcialismo em liberdade, é o menosprezo pelos eleitores, uns de 1ª água, outros desclassificados. Não é democracia mas ditadura ... da burguesia.

Quem ficou na sala e decidiu não era maioria - 9 ficaram e 9 saíram. Isto é uma golpaça, uma trapaça do PS aliando-se à direita, como aliás o PS sempre esteve desde soares ao seguro. E quer o Lacosta ser Presidente da República !

Diz o Diário Digital - "A CDU considera que deve ocupar a presidência do Conselho por ser a força política com mais câmaras, enquanto os socialistas defendem que António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, deve ocupar o cargo porque o PS foi o partido com maior número de votos na região, sendo as autarquias da CDU menos representativas.

A CDU conquistou a presidência de nove das 18 câmaras da Área Metropolitana de Lisboa (AML), o PS seis, o PSD duas e o movimento independente liderado por Paulo Vistas ficou à frente da Câmara de Oeiras.(...).

Os comunistas defendem que a votação deve ser secreta e uninominal, representando cada câmara um voto, o que mesmo assim só lhes dá o mesmo número de câmaras conquistadas por PS, PSD e o movimento independente juntos.

Já os socialistas defendem a votação por voto ponderado, onde cada presidente valeria mais consoante o número de eleitores que constam nos cadernos eleitorais dos respetivos concelhos."

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=666439

Sou contra as touradas, espectáculo bárbaro em que não há qualquer valentia em massacrar um ser vivo anestesiado e enfraquecido pela perda de sangue. Em alternativa proporia lutas de feras verdadeiras contra desarmados gladiadores, sendo estes os cavaleiros, espadas, moços de forcados, defensores e espectadores das touradas!

Sem comentários: