Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Textos em novembro 29

 * Victor Nogueira

2022 11 29 - Armas, mais armas, reclama um dos afilhados da USA/NATO/aiUÉ, um dos putativos  "$€rvo$ do Povo", para gáudio dos oligarcas do complexo militar-industrial ! Quem vier depois que feche a porta, se sobrar alguém para fechá-la!

2022 11 29 - Armas, sempre mais armas, cada vez mais armas, para gáudio dos oligarcas do complexo militar-industrial, reclamam os putativos Servos do Povo capitaneados pelo negro trágicomediante Zelensky,   invocando o "espírito de Natal", sem que lhes estremeçam os empedernidos e gélidos corações, lhes cresçam desmesuradamente os narizes ou lhes caiam todos os dentes, após o branqueamento da tidesca lavagem e barrela  da USA/NATO/aiUÉ! Hosana, hosana. Glória a Zelensky nas Alturas e Paz na Terra com b0mbas e archotes! 

2022 11 29 - Marcelo de Sousa, mais artista que o seu antecessor, desde sempre com este partilha dois objectivos comuns: apadrinharem e protegerem os interesses de quem está por detrás e beneficia dos Governos do seu PPD/PSD, fundado pela chamada ala liberal de Marcelo Caetano, o da  abortada “Renovação na Continuidade” ou “Primavera Marcelista”, na Assembleia Nacional-Fascista, manobrando para boicotar e torpedear qualquer veleidade do PS se assumir veramente como socialista, abrindo desassombradamente a gaveta em que Mário Soares, o amigo do amigo americano  o aferrolhou a sete chaves, após "liquidar" e defenestrar a tendência marxista de Manuel Serra e a de Carmelinda Alves e Aires Rodrigues, engolindo e neutralizando a UEDS de Lopes Cardoso e os ex-MES,  marxistas, onde pontificavam, entre outros, Jorge Sampaio, Ferro Rodrigues, Alberto Martins, César Oliveira e Seixas da Costa

É de estranhar que desde Sócrates/Seguro/Costa as sucessivas Direcções Nacionais do Partido dito Socialista tenham objectivamente favorecido a eleição de candidatos do alegadamente Partido Social-Democrata, sucessivamente Cavaco e Marcelo? É de estranhar que Ferro, Santos Silva, Costa e outros do mesmo alto gabarito, tenham apoiado a recandidatura de Marcelo torpedeando qualquer eventual candidato do Partido dito Socialista? Não, não será de estranhar porque verdadeiramente são farinha do mesmo saco, para lá do reino ou mundo das aparências, das selfies e das papas e dos bolos, para tótós! 

Face á grave crise do capitalismo, que a “gestão” covidesca e a Guerra na Ucrânia, como tubo de ensaio agravaram, á boleia do pontapé de saída do Chega, os  alegados “PS” (livre de empecilhos á esquerda) e “PSD” preparam-se  para instaurar um estádio de sítio permanente, que Marcelo agora anuncia,  cada vez mais desassombradamente! 

2022 11 29 - Prontus. Acabou-se o estado de graça de Marcelo de Sousa? Até já há plumitivos a escreverem que Cavaco Siva tinha mais sentido de Estado e contenção. Perfilam-se no horizonte antecipadas eleições presidenciais?

2022 11 29 - As pescadinhas de rabo na boca. Se a comunicação social não dá visibilidade ao PCP, salvo normalmente pela negativa  ou deturpação das suas posições, se a generalidade da comunicação social só dá palco e holofotes de forma enviesada, qual a admiração da maioria desconhecer quem é Paulo Raimundo? Foi Emídio Rangel, ao tempo director da TV SIC / Balsemão, que afirmou que conseguiria "vender" [publicitar] um Presidente [da República] como quem "vende" [publicita], um sabonete! Ou Salazar, com a "censura", com base no princípio de que não existe aquilo de que se não fala [ou não passa na TV]. Assim se explicariam os destaques dados a este ou aquele personagem, como poderiam ser exemplos Marques Mendes, Marcelo de Sousa, Volodímir  Zelensky, André Ventura ou Piero Grillo?

~~~~~~~~~~

2013 11 29 - Postal dos CTT

No comboio da Revolução há sempre "pessoas" a entrarem e a saírem. O comboio da "revolução" tem muitas estações e apeadeiros e para os passageiros, múltiplos e variados destinos. Muitos sairão durante o percurso, ficando em terra ou seguindo por outras linhas.

É preciso ter cautela com entusiasmos mais ou menos fugazes e com as barreiras das forças de "segurança" ou ... amigos amigos, "consciências" sociais à parte ou as contradições de quem se manifesta conforme o dia, o local e a hora ou a "madrugada"

29 de Novembro de 2013 às 12:37

~~~~~~~~~~

2013 11 29

Na lazeira
parado, estirado
de bandeira rasteira
esticado e pasmado
malditos interditos
inauditos vereditos
sem que haja sementeira
ou
brincadeira
ao estirador
na esteira
sem andor
Paco de Arcos 2013.11.29

2010 11 29 - Vejo o ruído estrondoso do silêncio e ouço o negrume da noite no alto da madrugada, a caminho do nada !

Sem comentários: