Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 26 de novembro de 2022

Textos em novembro 26

    * Victor Nogueira


2022 11 26 - Sim á Paz, não á guerra! Pão, Paz, Terra e Liberdade!

2022 11 26 - Estes multibilionários e distópicos oligarcas, donos disto tudo, se conseguissem sobreviver a um holocausto planetário,  encafuados nos seus bunkers, que vida teriam? Sem as comodidades de carregarem no botão ou alçarem a voz para que tudo apareça como se fosse magia,  sem saberem pegar numa enxada ou  fazer fogo esfregando dois pauzinhos, sem os escravos em que assentam a sua ignóbil riqueza, quanto tempo sobreviveriam? Ou para os seus bunkers teriam levado "sub-humanos",  escravos zombificados e amorfos?

2016 11 26 - 6 CANÇÕES POR FIDEL

A 1ª vez que ouvi falar de Fidel foi em 1959, com a virulenta campanha contra a Revolução Cubana movida pela imprensa ocidental, incluindo a de Luanda, onde imperava o "Visado pela Censura" fascista portuguesa. 

Independentemente do rumo que a Revolução Angolana e o MPLA tiveram depois de 1975,  Cuba teve um papel determinante na derrota do regime de apartheid na África do Sul e na independência da Namíbia, tal como as Guerras de Libertação lideradas pelo PAIGC, FRELIMO e MPLA contribuíram para o 25 de Abril. 

A História é feita de avanços e processos cujo desenvolvimento e desenlace estão muito para lá do que o nossa  efémera passagem por este Planeta e pelo Universo permite apreender e compreender.

Por Fidel Castro e pela Revolução Cubana, 6 canções:

Os Meninos do Huambo, por  Rui Mingas

Hasta Siempre, Comandante, por Carlos Puebla

Le Chant des Partisans, por Jean Ferrat

Gracias a la Vida, por Violeta Parra

Grândola, Vila Morena, por José Afonso

Do You Hear the People Sing, da opereta "Os Miseráveis", baseada no romance de Victor Hugo

2015 11 26 - CAVACO, AUSTORITÁRIO ATÉ AO ÚLTIMO SUSPIRO

O teor do discurso de Cavaco era previsível e confirma que é um homem de seita e fracção, que invocou a sua eleição por sufrágio directo (por 25%) dos eleitores como superior à da Assembleia da República, eleita também por sufrágio directo. E afirma-se como contrapoder (ilegítimo/inconstitucional) à Assembleia da República como se fosse o monarca absoluto,  inspirado e ungido pelo  poder divino duma qualquer Santíssima Eternidade. 

Por vontade sua teria sem disfarces convocado novas eleições para permitir que a sua seita continuasse em funções, invocando para isso citações da OCDE, do Banco de Portugal e do Conselho Superior das Finanças Públicas, que em seu entender se sobrepõem imperativamente ao Parlamento, aos Deputados e ao Eleitorado.

Na assistência, com ar fechado Pedro & Paulo, este posando mimicamente para as câmaras de  TV sempre que se apercebia de estar a ser flimado.

Um bom, pausado, assertivo e sereno o discurso de António Costa que, de luva branca, reafirmou e contrariou as interpretações austoritárias de Cavaco, o homem que se diz dos "consensos" e da "concertação social" mas que resolveu afrontar e marginalizar o Parlamento, sede do Poder Legislativo, marcando unilateralmente a tomada de posse do XXI Governo Constitucional para a hora de funcionamento desta.

Que as próximas semanas decorram rapidamente para que Cavaco descanse finalmente em paz, na sua Quinta da Coelha, com a visita dos amigos do BPN e do BES, ou se passeie por entre as cagarras das Desertas e Selvagens.


2014 11 26 Foto de família - Luanda e Praia do Bispo, cerca de 1959

Esta foto foi tirada da varanda do quarto dos meus pais e nela se vê o braço de mar que separava a avenida da Ilha do Cabo, defronte, braço de mar presentemente assoreado e com a água substituída por um bairro de lata.. Já no tempo da foto e na maré baixa podia fazer-se a travessia quase completa a pé. O carro na foto foi o 1º que a minha mãe comprou, em 2ª mão, depois da concretização da sua decisão de empregar-se, apesar da oposição do meu pai, educado à moda antiga.  Com efeito, ao chegar a Luanda em 1945 ofereceram-lhe vários empregos como engenheira química mas o meu pai opôs-se a que os aceitasse. O carro era um Ford Consul, cinzento e verde. Mais para lá do mar-oceano, na outra margem do atlântico sul, fica o Brasil.

em torno dos "gasolinas"

~~~~~~~~~

2010  11 26Gato escondido ... ! Os cortes salariais atingem tb trabalhadores das empresas privadas, mas não os milionários, k escaparam a fisco nas mais-valias, ! Pk falar só em mordomias das empresas públicas ? E as dos quadros superiores e administradores de grandes  empresas privadas e antecipação do pagamento de lucros nas mesmas?       ~                  

Sem comentários: