Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 27 de novembro de 2022

Textos em novembro 27

 * Victor Nogueira

2022 11 27 - Gand'a crise, em que alguns oligarcas lucram estratosfericamente enquanto condenam á miséria e ao desemprego milhões de trabalhadores e trabalhadoras. É o Qatar, por toda a parte, mais ou menos encoberto e ao virar de cada esquina! (VN)

«Ondas de despedimentos ofuscam brilho das Big Tech, por Karla Pequenino 27 de Novembro de 2022

2022 11 27 - Blogger Victor Nogueira disse...

Na democrática Ucrânia foram banidos todos os autores russos ou obras escritas neste idioma, e na democratíssima União Europeia tal banimento imperou, nos dois casos abrangendo mesmo escritores e compositores há muito falecidos. E nos democratérrimo USA... há um jornalista, Julian Assange, que aguarda a sua extradição para cumprir pena no rincão das amplas liberdades!

domingo nov. 27, 04:36:00 da tarde 


Foi aplicada uma restrição temporária que te impede de engaging in the New Public Groups Experience for groups that you do not manage, que vai durar até amanhã às 20:50

Se achares que isto não vai contra os nossos Padrões da Comunidade, informa-nos.

2022 11 27 - Diz-me o Facebook que atá ás 20h 50m de 2ª feira, 28 de Novembro, estou interdito de partilhar nos grupos de que não seja Administrador. 

Ora, apesar de ser Administrador, o Facebook interdita-me a partilha de publicações  nos grupos de que  sou Administrador, sem que eu saiba os motivos da sentença!

~~~~~~~~~~

Oh pá. Há meses que me não se metiam comigo. Agora desde há uns dois ou três dias que me não largam. Nunca sabemos que norma infringimos, pois não esclarecem os presmíveis infractores. É uma censura cega, que por  vezes se consegue  tornear. O único argumento permitido como defesa é "Discordo". Não sei pk fui "interdito", tanto mais quanto sou administrador dos três grupoe em que não posso publicar ou partilhar o que quer que seja.


2021 11 27 Foto FP . Trofa - 2003.08

O artista e Pato Donald - Na Praia do Bispo, em Luanda, éramos o bando dos 4 - O Pato Donald, o Pituca, a Vira-Latas e o Remendado.

Em miúdo e adolescente lia muita Banda Desenhada:(Histórias aos Quadrinhos ou Quadradinhos, como se dizia então): os Gibis brasileiros, o Mundo de Aventuras, o Cavaleiro Andante, o Camarada (da MP), entre muitíssimas outras, incluindo as de Walt Disney. Não gosto nem do avarento Tio Patinhas nem do rezingão e trapalhão Donald. Já aprecio mais o Mickey Mouse, mais inteligente, dinâmico, prestável e solidário.  Continuo a apreciar a banda desenhada, embora agora os "heróis/heroínas" e temáticas sejam outras e prefira o Batman e o Mandrake ao Super Homem ou ao Fantasma.

2019 11 27 - foto victor nogueira - Ermida de N. Sra do Carmo ou do Mucharro e muralhas da vila de Óbidos. -  A Ermida de N. Sra do Carmo ou do Mucharro, encontra-se arruinada e ao abandono, devido ao terramoto de 1755, teria sido edificada sobre um templo romano dedicado a Júpiter. O seu interior, escavacado e escavado, está protegido por um gradeamento de ferro que substitui o primitivo. (Notas de Viagem, 1997.06.28)


2016 11 27 - O inefável Cisco Assis perora salomónicamente sobre Fidel Castro, começando com elogios e terminando com ataques ao liberticida marxismo-leninismo de Che e da URSS. Pois, para ele, concluo, liberticidas não são os EUA, profundamente respeitadores dos direitos humanos, quer dentro quer fora de portas, uma sociedade paradisíaca, que em nome da Liberdade infinita bombardeiam países que se lhes opõem, de que são exemplo as bombas nucleares sobre um Japão derrotado, em Hiroshima e Nagasaki, recado destinado a uma URSS vencedora e para continuar a campanha contra o bolchevismo empreendida por Hitler. Liberticidas não são os EUA, que impuseram um bloqueio económico a Cuba, tudo em nome da liberdade, da democracia e dos direitos humanos.

Os mesmíssimos EUA que com a actual UE apoiavam a "democracia orgânica" de Salazar, esse estrénuo defensor da Liberdade e baluarte da luta contra o "comunismo ateu", Talvez Cisco Assis devesse ter à cabeceira o "Canto e as Armas" ou a "Praça da Canção" do seu agora "camarada" Manuel Alegre, que escreveu um poema intitulado "Exílio" no qual afirma que vem dizer que não tem medo, pois a verdade é mais forte que as algemas.
"Venho dizer-vos que não tenho medo
A verdade é mais forte do que as algemas,
Venho dizer-vos que não há degredo
Quando se traz a alma cheia de poemas.
Pode ser uma ilha ou uma prisão
Em qualquer lado eu estou presente,
Tomo o navio da canção
E vou direito ao coração de toda a gente."
Podem escolher a versão musicada interpretada por Adriano ...



... ou por Luís Cila


~~~~~~~~~~

2013 11 27 - 
Não pretendo ter a razão
nem a Verdade
de só ter a liberdade
presa na minha mão.
No longo caminho
e nas encruzilhadas
não se está sózinho
entre as vidas cruzadas.
Não há verdade
nem há caminho
que não
o temperado pela acção
sem olvidar a reflexão.
Setúbal 2013.11.27

Sem comentários: