Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

$ Textos em novembro 03

 * Victor Nogueira


2022 11 03 
 Há quem no activo ou (já) reformado aufira muitíssimo mais, upa, upa. Em comparação com estas, a reforma mensal  de Manuel Pinho - quarenta e seis mil euros mensais - é paupérrima. 

Mas para a minoria que tem mensalmente mil euros de reforma ou de salário, Manuel Pinho aufere num mês o que  outros, chapa ganha, chapa gasta, corresponde a um ano e dois meses de "vida". Mais negro é o azar dos desempregados de longa duração ou dos que auferem apenas o SMN ou o RSI.


2022 11 03
   «O Tribunal de Apelo da Ucrânia acabou de proibir os 12 Partidos políticos da Oposição. O último era o Partido Socialista da Ucrânia

Slava Zelensky! Slava Bandera! Slava Azov! Avé USA/NATO/aiUÉ! Slava Einsatzgruppen! ?

Morituri te salutant! Fenecem e morrem os Povos para defender o que os manajeiros de turno dizem ser os valores da escravocrata democracia ateniense e da civilização cristã e ocidental.

Na Assembleia da República Somos (quase) Todos Ucranianos Zelensly foi delirantemente ovacionado pelo Presidente Marcelo de Sousa/PSD, pelo Presidente Santos Silva/PS e por todos os deputados das bancadas do PS, do PSD do Chega, da IL, do Bloco, do PAN e do Livre! Apenas não foi ovacionado pelo PCP, que não compareceu á sessão de vassalagem á USA/NATO/aiUÉ/Zelensky!

Face á ilegalização não só do Partido Comunista da Ucrânia, a que se seguiu mais tarde a do Partido Socialista da Ucrânia, que dizem e que solidariedade manifestam os partidos portugueses que se reclamam como social-democratas (PS e Bloco), solidariedade, não apenas pelo PCU (Partido Comunista da Ucrânia) mas, sobretudo, pelo PSU (Partido Socialista da Ucrânia)?!

~~~~~~~~~~

2017 11 03    Chove chuva ensurdecedoramente trovejada em Setúbal, não em catadupa mas morrinhenta, os relâmpagos escondidos por impenetrável céu cinzento, com astro e estro mudos, dulcineias em parte incerta e quixote em seu rocinante, mero saco de ossos.

Sem comentários: