Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Textos em Novembro 25

 * Victor Nogueira

2022 11 25 - E o Qatar aqui tão perto, aqui ao virar duma qualquer esquina, sem visitas dos Reis Magos.

2022 11 25 - Diligentemente o FaceBook, Departamento do Ministério da Verdade, esclarece-me do que abaixo reproduzo. Se consigo ser esclarecido sobre uma das publicações "censuradas", da outra ... népias.

2022 11 25 - Pimbalhotas e pimbalhices - Depois dumas semanas em sossego, o FaceBook, um dos Departamentos do Ministério da Verdade,  voltou a assestar a mira para este Kant_O!

 


2022 11 25 - No Facebook tento partilhar a intervenção do Partido Comunista da Ucrânia no XXII Encontro de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Havana (Cuba), no passado mês de Outubro, mas o FB não permite alegando o que abaixo se reproduz. Lá consigo dar a volta e levar a minha avante.

2022 11 25 - Pimbalhices e pimbalhadas - O Facebook desta vez não me permite saber o que  obliterou. Fico a saber que se trata dum vídeo.  mas sem fé reclamei. Dizem-me que reavaliarão, mas que tenha paciência, pois por causa do Covid19 têm menos pessoal. E eu a pensar que os tempos covidescos haviam sido substituídos pela guerra na Ucrânia e pelo Mundial do pontapé na bola nos campos  de Qatar.

Maria Márcia Marques - Andas a afrontar os padrões e depois ficas bloqueado, deves seguir a padronização, aprende a obedecer....

Manuel Matias - A censura passa a ser proporcional ao número de trabalhadores; quanto menos trabalhadores, mais censura.

Victor Nogueira -  Por acaso há já umas semanas que para admiração minha conseguia passar ao crivo. Só gostaria de saber o que desta vez foi censurado, mas como continuo a ver tudo pois sou administrador, fico sem saber o que provocou o zelo do "lápiseiro-azul"
   
Manuel Matias -  de que tema tratava o vídeo?

Victor Nogueira - Não sei qual seja nem a data em que foi publicado. Ontem foram alguns ""Panfletos", do Pedro Tadeu na RTP. Mas pode ser um vídeo mais antigo.


2018  11 25 No  verso da foto a descrição:'Ilha do Cabo, Luanda Agosto 1962  Eu, o furriel Antunes, o Zé e o Rui [Almeida]'


2018 11 25 - COMENTÁRIO MEU NUM POST DE OUTREM

Bem ... a realidade. ou antes .... maL,  pois há quem pense que nas redes sociais é que se fazem a mobilização e o esclarecimento e quem viva tão na virtualidade das redes sociais e no cúmulo da alienação, que se esquece da realidade dos sentidos e da mão no ombro, do olhar no olhar, da cor do sorriso, do timbre duma gargalhada e dos cheiros e dos sons bons ou maus da vida (quase) tudo substituído por emoticons e pelo fast write read & discard.

2015 11 25 - foto victor  nogueira - Azurara - pôr-do-sol e cruzeiro da ermida de Sant'Ana - Fica esta capela no outeiro do mesmo nome, na margem esquerda do rio ave e quase fronteiro à colina onde foi edificado  o convento de santa clara, sob as ruínas anteriores dum castro  e dum posterior castelo. No sopé encontra-se um a azenha quinhentista

~~~~~~~~~~

2013 11 25 - Todos os homens sonham ~ T. E. Lawrence

1. - Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham de noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornando-os possíveis. — T.E. Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria.

Perguntam - e um homem que sonha acordado e que torna os seus sonhos possíveis, é PERIGOSO ?

2. -Depende dos sonhos e de quem deles beneficia ou é prejudicado. Para os capitalistas os sonhos dos comunistas devem ser abatidos e vice versa. Os sonhos dum carteirista são diferentes dos meus, que não quero ser roubado.

Comentam - pois, depende dos sonhos...pode então nem sempre ser perigoso, ou não representar um perigo para todos, só para alguns...então esse tal T.E. Lawrence tinha medo dos homens que sonham acordados..

3. - Não, mocinha, ele foi um homem corajoso e traído nos seus sonhos pelos que tinham outros sonhos de sinal contrário. O coronel Thomas Edward Lawrence também fixou conhecido entre os árabes por El Awrens ou por Lawrence da Arábia. Estou a ler o livro dele "Os 7 Pilares da Sabedoria" Encontras a história dele aqui

http://pt.wikipedia.org/wiki/T._E._Lawrence

Reflexionam -não sabia que se tratava de Lawrence da Arábia, gostei de ler o que diz dele a Wikipédia e mais ou menos percebo porque diz que os homens que sonham acordados são perigosos

Publicada por Victor Nogueira à(s) Sábado, Dezembro 17, 2011

~~~~~~~~~~

2013 11 25 - "Carpe Diem" significa "Aproveita o tempo" e o tempo que passa não volta. Por outras palavras, "Águas passadas não movem moinhos?" ou "A água não passa duas vezes por baixo da mesma ponte." :-)*

Setúbal 2011.12.11

~~~~~~~~~~~

2013 11 25 - Facebook causa 20% dos divórcios - Insólito - Correio da Manhã

1. - Que discriminação, amiga. No meio de tanta confusão pode ser que aos "corações solitários" estilo Lucky Luke" caiba alguma doce garina em busca de novos portos e marés para além d'a ventura e que não se importe de andar aos papéis ! 

Comentam - Vitor, toma tento...

2. - Euuuuuuuuuuuu !!!!!!!!

• Re-comentam - Não vá aparecer alguma Pasionária ( virtual) jeitosinha....e lá vais tu para o Céu...Vitor, esta é para ti. Bjos, a partir de Lisboa. 

3. - Prefiro uma Pilar Raposinha. Mas real, de carne, osso e pele sedosa, com o canto e o riso duma rosa 

Réplica - Tens bom gosto!!!´

4. -E elas também, moça, por isso voam em bandos para longe deste Kant_O, LOL

Tréplica - Que exagerado, Vitor/ Kant. Demasiado kantiano sempre...

5. ¬ Não é Kant mas sim Kant_O LOL

Setúbal 2011.12.06

~~~~~~~~~~

2013 11 25 - Está sol e frio

1, - Está sol e frio e não rio pois este sol tolhe e não aquece mas arrefece. Não liberta a primavera nem serena o outono ou estival queima ! 

2. - " Foice" o sol, ficou o frio, veio a chuva e o céu está de cinza: os caminhos são tiras brilhantes de água, espelhos baços e nós lassos sem laços. 

3. - Pois, mas falta-me a lareira e a companhia, fica apenas a melancolia.

Setúbal 2011.12.04

~~~~~~~~~~

2013 11 25 - 25 de Novembro (1975/2013)

Ao contrário de Mário Soares/PS, parece-me, Melo Antunes e quem o apoiava receou que a abertura da  Caixa de Pandora desse livre curso às forças fascistas acobertadas atrás de Jaime Neves e Spínola e Melos de Braga. 

Quanto a um novo 25 de Abril ... a história não se repete e da próxima não deveria haver lugar às ambiguidades de 1974 que desembocaram em 1975, com o "súcialismo em liberdade", cada vez mais livre desde então.


2012 11 25 - Foto Victor Nogueira  

esejo boa tarde ou boa noite a quem me ler e retribuir. Voltarei mais logo para a colheita. LOL

Sem comentários: