Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)
Escrevivendo e Photoandando
No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.
.
Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.
.
Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.
VN
sábado, 8 de abril de 2023
Textos em abril 08
* Victor Nogueira
Luanda Abril 2019 - Eixo viário - Av.Marginal - Av. Praia do Bispo - Mami África
2023 04 08 Há 50 anos nada era assim. A Avenida bordejava a baía e o trânsito era diminuto, Reconheço apenas a Igreja de S. Joaquim e algumas das vivendas geminadas, do Estado, para funcionários públicos, numa das quais morávamos.
A antiga Avenida da Praia do Bispo é agora uma rodovia interior, denominada Avenida Dr. Agostinho Neto.
2023 04 08Luanda - Rua D. Luís Soveral, que fazia a ligação da Baixa à Praia do Bispo. Na foto o viaduto rodoviário que ligava o Morro e a fortaleza de S. Miguel à Cidade Alta. À esquerda era uma mercearia/taberna. Entre esta mercearia e o início do bairro da Praia do Bispo, a meia encosta, ficava o Posto de Pescado, com a residência anexa do fiscal que cobrava a dízima aos pescadores da sanzala na ilha que lhe ficava defronte. Mais adiante, também a meia-encosta, entre a nossa casa, cá em baixo, e o Palácio do Governo Geral, lá no cimo, ficavam as casas, mais modestas, dos trabalhadores indígenas do referido Palácio.
2019 04 08 foto victor nogueira -d' a horta do Mindelo (Vila do Conde) em 2016.09 - couves, abóboras, batatas, feijão verde, tomate e outros espécimes, para os meus cozinhados) para lá da oliveira (que só deu azeitonas no 1º ano), do limoeiro e da tangerineira. Esta era a casa de verão do meu avô materno, que antes disso as passava na casa de lavoura dos sobrinhos, em Goios, nos arredores de Barcelos. Sinto-me lá muito mais em casa e perto do mar que neste aldeia grande e apeadeiro de setúbal, um deserto de pessoas, onde há décadas desembarquei, por acidente de percurso.
2014 04 08 Foto Victor Nogueira - Setúbal - Largo da Misericórdia
Aqui se situava o antigo Hospital da Misericórdia, cuja igreja foi demolida já no século XX. A cidade foi quase completamente arrasada pelo terramoto de 1755 – esse, o que chamam de Lisboa – e dos tempos anteriores poucos vestígios conserva. Soterradas, as cetárias romanas, comuns aos estuários do Sado e do Tejo, onde se fabricava o apreciado “garum”, condimento feito de peixe. Para além destas, visíveis, troços das muralhas medieval e setecentista, alguns conventos e palácios, como aquele em que D. João II assassinou o cunhado e poderoso Duque de Viseu, irmão do que viria a ser Duque de Viseu e de Beja e posteriormente rei de Portugal como Manuel I. Fontenários como os do Sapal e de Palhais ou lintéis como os da antiga gafaria, e janelas e portais, simples como os do Hospital de João Palmeiro ou manuelinos – portas e janelas, algumas ricamente trabalhadas como as manuelinas da Igreja de S. Julião e dos antigos conventos de S. João e de Jesus – este obra de Mestre Boitaca, o da Torre de Belém, e que também interveio nos Mosteiros dos Jerónimos e da Batalha, na Sé da Guarda e na Igreja de Santa Cruz de Coimbra.
O que resta da antiga Misericórdia é ocupado por uma sociedade recreativa centenária, a Capricho Setubalense, proprietária do coreto da avenida Luísa Todi. Para cá da foto e pela encosta acima até S. Domingos fica um dos núcleos primitivos. S. Domingos, Palhais, Troino, eram povoações que o crescimento urbano unificou como urbe. Nesta zona ainda se encontram algumas ruas em que mal cabem duas pessoas lado-a-lado.
Em frente, relativamente à foto, ficam a Ribeira do Livramento, os largos da Ribeira Velha, a do Sapalinho e do Sapal, este agora denominado Praça do Bocage, onde se situam os Paços do Concelho, incendiados na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910 e posteriormente reconstruídos. Setúbal, Moita e Loures anteciparam-se a Lisboa na proclamação da República.
Cremilde De La Rosa
Muito Interessante! obrigada Victor Nogueira
9 ano(s)
Maria João De Sousa
Era pequenina, da última vez que estive em Setúbal, Victor Nogueira! Obrigada por mais esta perspectiva visual e histórica!
9 ano(s)
Nascimento Maria
conheço muito bem ´só o centro de setubal .mas obrigada pelas informaçôes muito interessantes
9 ano(s)
Custodia Almeida
conheço SETUBAL há 40 anos e vejo a cidade cada vez degradada no centro onde se passeava e agora já mete medo ao andar de noite
9 ano(s)
Fatima Mourão
(Y)
9 ano(s)
Ana Maria Madail
Interessante!! Adorei Victor...
9 ano(s)
Manela Pinto
ta bonito o largo
Ver tradução9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Custodia Almeida - O centro histórico de setúbal precisava de recuperação e o comércio de revitalização. Mas isto depende de políticas legislativas e de financiamento que dependem quer do Governo, quer da Banca, desde os últimos anos nada interessadas nisso. A tão "cantada" e louvada abertura do Centro Comercial Allegro dentro de semanas será mias uma forte machadada quer para o comércio, quer no contrariar da desertificação do centro histórico
9 ano(s)
Graça Maria Teixeira Pinto
Obrigada, Victor Nogueira.Gosto muito destas histórias antigas.
9 ano(s)
Custodia Almeida
SR VITOR NOGUEIRA naõ me diz nada que eu não saiba e concordo com o que diz eu apenas emiti a minha opinião sobre a cidade que foi-se degradando ao longo dos anos em que perdeu comercio local a favor das grandes superficies
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Custodia Almeida - Eu tb dei uma opinião complementar e ainda bem que nada precisou de aprender comigo LOL
9 ano(s)Editado
Maria Helena Figueiredo
Desculpem os entendidos nestas coisas da história, mas para mim, setubalense de nascimento que muito cedo saí da cidade, o Largo da Misericórdia encerra outras memórias também. A das carapinhadas da Velenciana que em dias de canícula e boa disposição e… Ver mais
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Bem vinda, Maria Helena Figueiredo. Todas as memórias são bem-vindas, pk é delas que se faz a história 🙂 A sorveteria Valenciana ainda existe e resiste, tal como a Capricho Setubalense e algumas que ainda se não perderam na voragem do "progresso" e nas dobras do esquecimento.
9 ano(s)Editado
Judite Faquinha
Camarada Victor, eu lembro-me bem desta colectividade dos anos 80 dos plenários Sindicais que lá se realizarão, lembro bem deste largo!!! Mas em matéria de história,falas no antes!!! Claro que em relação ao comércio tradicional se degradou, em todo o País, pelas grandes superfícies!!! A gora à muito que lá não vou, adorei, saber sobre o antes. feliz noite beijokinhas ❤
9 ano(s)
Joaquim Carmo
Um abraço, amigo!
9 ano(s)
Maria Rodrigues
(Y) (Y) (Y)
2014 04 08Porreiro, pá, conseguimos ... o Tratado de Lisboa (2007)
Ele há o Manifesto dos 74, que estiveram nos vários governos ps(d)cds .... Ele há apoio aos 74 por estrangeiros economistas. Eles há as competências com altos voos aqui ou acolá. Ele há o durão a que sucedeu pepe sócrates substituído por pedro e paulo, substituídos ou não pelo Tó Zé. Ele há Victor Constâncio e o disse que não disse com durão barroso e a jóia da coroa que foi o bpn, dos amigos do psd "nacionalizado" pelo ps/sócrates vendido por tuta e meia, "limpo" de "gorduras", a américo amorim, entre outros, por obra e graça de pedro e paulo do psd/cds.. E pairando,mais um defensor da “honra” de Constâncio, o avô da democracia, esta, a "deles". Fica o mexilhão (f/m), cada vez mais intoxicado e anorético (f/m).
Fico sem saber se Constâncio esteve ou não a dormitar enquanto Governador do BdP. E muitos se “comoverão” até às lágrimas com a solidariedade inter-pares de ex-governadores e vice-governadores e do atestado de bom comportamento, corrijo, de superior competência por eles passado a VC. Embora haja “competências” e “competências” ... Como as de Durão Barroso para a CE, Vitor Gaspar não me lembro para que honrado organismo, ah, para o benemérito FMI, ou Arnaut para a Goldman Sachs. Quanto a Soares … é um "re-escritor" da história que em cada momento lhe convém.
Mas parece-me que um dos grandes "méritos" de VC enquanto Secretário-Geral do PS foi ter com o PSD/Cavaco assinado o acordo de revisão constitucional que em 1989 abriu caminho à privatização de sectores estratégicos da economia nacional, incluindo a banca.
A propósito, em 2010 e sobre Passos Coelho, sucessor de Sócrates, sucessor de Durão Barroso, dizia Soares, o Mário, que apoiava as medidas do Governo do PS/Sócrates e sobre PSD/Pedro acrescentava “"Conheço Pedro Passos Coelho e considero-o um homem muito sensato, lúcido e com um grande sentido de Estado. E o que os políticos precisam de ter nesta altura é um grande sentido de Estado, defendendo sempre o interesse nacional, porque nesta altura é Portugal e a Europa que estão em causa", declarou o ex-Presidente da República.» (da imprensa da época)
Em 2011 Mário Soares admite simpatizar com Pedro Passos Coelho "uma pessoa bem intencionada com quem se pode falar e chegar a um acordo."
Em 2013 Mário Soares afirmou que Portugal está a "arruinar-se" e a "ser destruído pelo actual Governo" e diz que o Executivo de Passos Coelho deve demitir-se.
Quanto a VC,lá está competentemente colocado no BCE sofrendo as arremetidas de durão da CE.
Pode ler mais sábias perorações de soares em 2010 aqui, p.ex.
Não chegou a santa aliança BE,PC,PPD E CDS para pôr esta merda no poder. É preciso continuar o trabalho começado há três anos... Esperem pelas próximas eleições e depois falamos.
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
TS Depois da narrativa contra o PCP/BE, Sócrates nas suas charlas televisivas diz que foi traído pello psd de pedro. De facto, pcp e be sempre votaram contra os pec's e psd a favor até à "grande" traição agora denunciada por sólcrates. E ninguém obrigou o ps/sócrates a assinar o memorando com a troika, de braço dado com o pds/cds.
9 ano(s)
TS
mostre-me a sua cara e eu respondo..
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
oh TS, está a falar comigo ? Eu não ando por aqui anónimo escondido, lá pk nem sempre tenho a minha "cara" física no perfil LOL
E já agora, se o ps seguro de assis desde soares depois de sócrates quisesse inverter a situação tinha contribuído para a queda do governo logo que portas se demitiu. Mas não, estes que façam a política assinada com a troika pelo ps/psd/cds e depois, em 2015, logo se verá, entre os sobreviventes.
E a sua foto de perfil, é actual ou já tem uns anitos ?
E a Teresa leu a minha nota do princípio ao fim ?
9 ano(s)
TS
Francisco Louça também assinou o manifesto
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Louçã assinou, TS ? Em que qualidade ? E com que mandato ? E quem assinou o memorando com a troika? E o Pacto de Estabilidade e Crescimento ? E o Pacto Orçamental? E os Tratados de Maastricht e de Lisboa e se recusa a referendá-los ? Não são o ps/psd/cds, quaisquer que sejam os manajeiros de turno ?
9 ano(s)
TS
Muitos mais, alguns dos quais são, para mim, das pessoas mais sérias e competentes e credíveis deste país de pobres de espírito. Não respondo mais a máscaras.
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
A Teresa é uma máscara com uma foto de décadas. Com um perfil público sucinto. Procure por mim, sem grande esforço, e verá a minha "chipala", quem sou e o que faço. E deixe-se de bravatas de adolescente e de fugas ao redondel. arredondadas com "pobrezas de espírito", as de quem não lhe bate palmas e reverencia ? Cresca, aprenda a ser contraditada e a contra-argumentar. O resto, TS, é conversa da treta LOL
9 ano(s)
Viriato F. Soares
A propósito, não foi o Mário Soares que há muitos, muitos anos trau o 25 Abril de mãos dadas com a direita fascista/grande capital e grandes grupos económicos e nos anos 80 dizia e apregoava que a Europa" estava connosco"...? Porque razão o (in)Seguro, quando Portas disse que a demissão era "irrevogável", não quiz que o governo caísse , sentando-se à mesa para conversar, a mando do Cavaco? PS/PSD/CDS, são farinha do mesmo saco !
9 ano(s)
Viriato F. Soares
Pátria vista da fraga onde nasci.
Que infinito silêncio circular!
De cada ponto cardeal assoma
A mesma expressão muda.
É de agora ou de sempre esta paisagem
Sem palavras
Sem gritos,
Sem o eco sequer de uma praga incontida?
Ah! Portugal calado!
Ah! povo amordaçado
Por não sei que mordaça consentida!
Miguel Torga
9 ano(s)
2013 04 08 No antigo Palácio de Cristal, no Porto - o fotógrafo do Século diz que eu estive lá, em 1950 mas juro que me não lembro Na 1ª fila, da esquerda para a direita - a minha tia Maria Luísa, a minha mãe e o escriba quando criança
~~~~~~oo0oo~~~~~~
2011 04 08 Oração pelas Privatizações
“Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos”
José Saramago – Cadernos de Lanzarote - Diário III – pág. 148
~~~~~~oo0oo~~~~~~
2012 04 06 Um abraço e com com ele um sorriso de palavras coloridas de alegria e de esperança 🙂 [Victor Nogueira]
Sem comentários:
Enviar um comentário