Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 16 de abril de 2023

Textos em março 16

 * Victor Nogueira

2023 04 16  Paz, Sim! Guerra e corrida aos armamentos, Não!
Grândola, vila morena, por José Afonso

Letra e música: Zeca Afonso (no LP "Cantigas do maio", 1971)
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade


2023 04 16
Iniciativa Liberal e Chega, dão a cara, de mãos dadas e a pés juntos. Lula é o pretexto, pois não se coibiram de aplaudir de pé e delirantemente Zelensky, o putativo farol da Democracia, dos Direitos Humanos, dos valores de Abril e da anticorrupção.

Em tempo - Não esquecer o Cravinho, o da peitaça inchada, com afoiteza assinando o ponto, afirmando que se Putin viesse a Portugal, o Governo do PS o mandaria prender.

Depois da tentativa de cancelar Lula, virão o cancelamento de sindicalistas, comunistas, socialistas e democratas.

2022 04 16 - Foto victor nogueira - Maré baixa na foz da Ribeira da Ajuda (Herdade da Comenda - Serra da Arrábida)

Ao fundo vê-se o murete que protege as ruínas romanas do Complexo da Comenda, no qual existem espaços associados a um balneário e a instalações de salga de peixe, do complexo urbano-industrial que funcionou na região entre os séculos I e V d.c., considerado o mais importante centro de produção de conservas de peixe do mundo romano ocidental.

Indústria conserveira de garum de que existem também vestígios na actual baixa de Setúbal e na Península de Tróia, defronte, na outra margem da foz do Rio Sado.

Segundo a Wikipedia «Garo (em latim: garum) ou liquamen era um género de condimento muito utilizado na Antiguidade, especialmente na Roma Antiga. É feito de sangue, vísceras e de outras partes seleccionadas do atum ou da cavala misturadas com peixes pequenos, crustáceos e moluscos esmagados; tudo isto era deixado em salmoura durante cerca de dois meses ou então aquecido artificialmente. Este produto era exportado para várias partes do Mediterrâneo. (...)

A elaboração de garum costumava ser feita longe das áreas urbanas, uma vez que gerava odores muito fortes.

(...) As ruínas destas fábricas até agora achadas em território português são constituídos pelos tanques ou cetárias destinados à salga de peixe e à preparação de conservas, normalmente de alvenaria. As conservas de peixe destinadas à exportação eram embaladas em recipientes de cerâmica, as ânforas


2021 04 16 Lamego Igreja de Santa Maria (Sé) (fotomontagem) fotos jj castro ferreira

 VER   Sé de Lamego - pedra e talha dourada


2020 04 16 Foto victor nogueira - Gaeiras (Caldas da Rainha) Largo de S. Marcos 1998.02 (rolo 222)

Gaeiras - A caminho das Caldas, situa-se esta povoação, cujo nome resultaria do facto de nela existirem caieiras ou caiadeiras. A terra é também conhecida pelo célebre vinho com o seu nome. 

No largo de S. Marcos encontramos um coreto, casas modestas e duas casas senhoriais, uma delas a Quinta da Ermida e a outra a Quinta das Gaeiras, similar a um solar francês, pintada de amarelo ocre, tal como a pequena ermida de S. Marcos; a côr amarela é a marca dos seus proprietários, os Pinto Basto, e encontramo la noutras casas de habitação, mais modestas, num fontenário, numa degradada casa de dois pisos num largo arborizado e, mais adiante, nas instalações vinícolas. 

Mais adiante a modesta Igreja de N. Sra. da Ajuda, onde encontramos a sra. D. Clarisse, professora primária aposentada e de ar senhorial embora filha de motorista dos senhores da terra, que nos conta histórias da terra e dos seus donos.  

Perto, numa rua estreita, alguns edifícios de dois pisos são-nos referenciados como um antigo hospital, com doze camas, hoje transformado em casas de habitação.

Nos arredores, à entrada de quem vem de Óbidos, perto da casa rural da Quinta das Janelas,  visitamos as ruinas do Convento de S. Miguel das Gaeiras, cujos frades inicialmente estavam em Peniche donde vieram por temor dos assaltos dos piratas, sem que por isso desistissem das oferendas forçadas dos pescadores e doutras mordomias, tudo para glória de Deus. Na fachada do edifício devassado, de cujo interior têm roubado painéis de azulejos, sobressaem uma imagem do Arcanjo S. Miguel e dois outros painéis de azulejos, um representando S. Roque e outro S. Barnabé, encimados por uma imagem de S. Miguel, colocada em nicho. 

É impossível penetrar no edifício, com aberturas emparedadas, pelo que me limito a rodeá-lo; tem uma aprazível mata e nas traseiras um arco, uma fonte monumental e uma casa de fresco, tudo muito degradado, com incrustações e azulejos vandalizados. 

Da toponímia registo as ruas da Bomba de Água, do Vale dos Ventos, das Escolas, da Ermida, do Lugar de Além e Principal, bem como a travessa da Rua Principal. (Notas de Viagem, 1998.01.14 e 1998.02.07)

VER  coretos 46 - Gaeiras, em 1998

2015 04 16 Foto victor nogueira - Lisboa - Torre de Belém - apesar do seu rendilhado e da frágil aparência, esta fortificação manuelina para protecção da barra do rio tejo tinha um enorme poder de fogo, a rasar as águas, cruzado com o da torre velha, nas cercanias de almada, na outra margem fluvial. Dizem os contemporâneos que era aterradora a sua vista a partir do rio, situando-se outrora num ilhéu rochoso hoje ligado a terra. Com efeito e naquele tempo o rio tejo bordejava o mosteiro dos jerónimos.

VER 

Lisboa e a Torre de S. Vicente, em Belém

2014 04 16 Foto Victor Nogueira - portal manuelino da Igreja de S. Julião, reaproveitado após o terramoto de 1755.  igreja foi reconstruída no século XIX, incorporando dois portais manuelinos. A Igreja que esteve ligada ao Mestre da Ordem de Santiago, era da devoção dos pescadores e já sofrera os efeitos dum  outro terramoto no século XVI. Da igreja de traça manuelina, que no século XVI substituíra uma ,mais modesta do séc. XII, restam apenas dois portais manuelinos e parte da torre sineira.

VER

Setúbal - Igreja de S. Julião

O gótico ou "manuelino" em Setúbal 03 - a Igreja do Convento de Jesus


~~~~~~oo0o~~~~~~

~2013 04 16 NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL 04 - O POVO NA RUA - A “maçadoria”, as pensões e os salários e a promessa

Na ditadura do Capital Salazarento o patronato pela voz de Passes de Coelho & Portas Seguro faria as suas "conversas em família" e as suas "narrativas" sem contraditório, com sindicatos atentos, veneradores e agradecidos a V.Exa por obra e graça da polícia política. Mas houve a chatice do 25 de Abril e do povo sair à rua desobedecendo ao MFA.
Os verdadeiros heróis do 25 de Abril não foram Otelos, Spínolas, Salgueiros ou Maias Lourenço. Foi o Povo na rua, cercando e neutralizando três importantes pilares do regime: a PIDE, a GNR e a Cavalaria e seus tanques.
Bem pode a trindade Eanes/Sampaio/Mário Soares, ex-presidentes da República, dizer que o 25 de Abril já não divide a direita e a esquerda, que é consensual a aceitação das suas positividades.
É falso. Eanes/Soares/Maia são homens do 25 de Novembro, o tal que finalmente de mãos dadas com Spínola, após 28 de Setembro e 11 de Março, retirou o Povo da Rua e dos Campos do Alentejo e das Fábricas ocupadas dando origem ao Estado Súcial do súcialismo em Liberdade. A Liberdade do grande Capital económico-financeiro, nacional e transaccional da "Europa Connosco", a d€£€$.

Maria João De Sousa Tendo embora alguma dificuldade em associar o Salgueiro Maia aos restantes e ao Nacionalismo e paternalismo perversos do velho "estado novo", subscrevo este teu artigo, Victor Nogueira! É nisto, exactamente, que desagua a mensagem do meu soneto de ontem! 9 ano(s) Victor Barroso Nogueira Maria João de Sousa Logo na noite do dia 25 de Abril - depois de receber o Poder das mãos de Marcelo - Spínola pretendia que o MFA regressasse aos quartéis e lhe deixasse o campo livre e aos seus oficiais. Maia é apresentado como o "puro", o que não sujou as mãos na porca da política, ao contrário de outros, como Vasco Gonçalves, Otelo, Ramiro Correia, Melo Antunes, Dinis de Almeida, Duran Clemente, Costa Martins, Rosa Coutinho. Costa Gomes ... Eram Spínola e os seus oficiais, Galvão de Melo e Jaime Neves que com os seus golpes diziam querer restaurar a "pureza" do 25 de Abril. No comboio da Revolução, Vasco Lourenço, Maia e os 9 apearam-se em 25 de Novembro. 9 ano(s)Editado Maria João De Sousa Obrigada, Victor Nogueira! Lembro-me bem que, então, se fazia o mesmo "joguinho" que agora começa a ganhar corpo, de novo... disso me lembro! 9 ano(s) Pedro Azevedo Peres Gosto apenas com uma reticência sobre os sindicatos. Apesar da repressão já existiam sindicatos que tinham direcções progressistas ao serviço dos trabalhadores pelo que foi possível constituir a Intersindical em Outubro de. .. 1970! 9 ano(s) Victor Barroso Nogueira Pedro Azevedo Peres Até à chegada de Marcelo ao poder as direcções das associações sindicais só podiam ter membros com informação favorável da PIDE, isto é, que não contivessem nos ficheiros desta informações desabonatórias. Marcelo, que manteve a Pide e a repressão legislou para que o visto prévio da PIDE não fosse necessário. Por isso nalguns sindicatos as direcções foram tomadas pela oposição, designadamente "afectas" ao PCP. Mas nos dias de hoje, atentos, veneradores e obrigados temos os sindicatos da UGT/ps(d) 9 ano(s)Editado Elsa Cardoso Vicente Sempre partilhas importantes obrigada Victor Nogueira... 9 ano(s) Serafim Santos Gosto Muito Disto 9 ano(s) Isabel Dias Alçada Pena estes artigos não serem lidos por jovens, beijinhos amigo feliz noite 9 ano(s) Maria Coutinho o meu está bem junto da minha secretária :))))) 9 ano(s) Maria Coutinho e a poesia já não está na rua! 9 ano(s) José Coelho QUANDO ESTA PINTURA DE VIEIRA DA SILVA FOI LEILOADA EM FRANÇA NIMGUEM SE LEMBROU DE A RECLAMAR PARA NÃO SER VENDIDA SÓ O MIRO É QUE DE ALTO GABARITO.....HIPÓCRITAS 9 ano(s) Luisa Neves Viva o 25 de ABRIL. 9 ano(s) Fatima Mourão (Y) 9 ano(s) Jucefina Pião Corda (y) 9 ano(s) Belaminda Silva Viva o 25 de Abril. 9 ano(s) Maria Rodrigues ❤ ❤ ❤ (Y) Ver tradução9 ano(s) Maria Rodrigues (Y) 8 ano(s)

2013 04 16 O COITO porta-voz do PsD quer varrer a Constituição de 1976 para continuar a coitadarnos sem interrupção ! E até quando o povo terá de ouvir as babo$€ira$ dos servidores das troikas internas e externas ?

«Na abertura do debate parlamentar urgente sobre a revisão constitucional, que decorre esta terça-feira na Assembleia Legislativa da Madeira, o representante do PSD, Coito Pita, declarou: “A nossa Constituição é lixo, nada vale.”
Para justificar a classificação de “lixo” atribuída à Constituição da República Portuguesa, considerada “o problema dos problemas”, Coito Pita afirmou que “basta ver o que fez a troika que a empacotou” na presente conjuntura nacional».

2013 04 16 Que coelhos irá seguro tirar da cartola ? E eu a pensar que os partidos da oposição são ... o PCP. o bloco e os verdes, que não assinaram o memorando da infâmia !
«Esta reunião com o líder socialista é a única que a troika vai manter, para além do Governo, nesta visita intercalar que faz a Portugal na sequência do chumbo, pelo Tribunal Constitucional, de quatro medidas do Orçamento do Estado para 2013. E mantém a tradição de os representantes do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia falarem com o maior partido da oposição.»

~~~~~~oo0oo~~~~~~

Com palavras lavras de silêncio o caminho sem dó sustenido
Setúbal, 2012.04.16

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2012 04 16 POLÍTICOS somos todos NÓS que a cada minuto fazemos POLÍTICA por accão ou por omissão, e não apenas os governantes que a maioria lá "BOTA", em baile mandado e com a maioria sempre para o mesmo. Não são todos os deputados e governantes filhos da mãe mas também e sobretudo do BOTO que os pariu e almenta; a dívida é dos banqueiros que com a ajuda de paus mandados privatizam os lucros e socializam os prejuízos para que especuladores e banqueiros continuem, a comer à tripa forra. COM O VOTO OU ABSTENÇÃO DA MAIORIA mas NÃO COM O MEU nem com o de algumas centenas de milhar

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2011 04 16 E depois do adeus ... venham mais cinco Desde ontem às 20 h até este momento apenas apenas tive a "companhia" virtual da Odete Botelho, da Manuela Miranda e da Carmen Montesino a quem dedico

E depois do adeus - Paulo de Carvalho
Video fotos gerado a partir de imagens no Second Life, produzido pela Brigite Binder Interteniment.

Manuela Miranda
todas as canções tiveram um marco na nossa vida e na nossa história, 25 de abril com depois de adeus de Paulo de Carvalho já no festival da canção e zeca afonso o homem também que revelou a mudança.
E por falar em mudanças, se calhar estamos na hora de mudar.
12 ano(s)
Manuela Miranda
Estas duas canções estão mais que actuais, embora já passassem mais de 30 anos, mas está tudo igual ou.... como era antes.
Obrigada amigo bjs As coisas hão-de mudar.
12 ano(s)

Sem comentários: