Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Textos em abril 26 (1)


* Victor Nogueira  

2022 04 26  Foto victor nogueira - Museu ferroviário na atiga estação ferroviária do Pinhal Novo (202204 21) Carreta ferroviária (railway handcar), accionada a pedal, para verificar o estado da linha férrea.

2019 02 26  fotos victor nogueira - forte de Peniche, cerca de 1987, que foi prisão politica de alte segurança, o que não impediu a fuga de Àlvaro Cunhal e outros nove dirigentes e militantes comunistas em 3 de Janeiro de 1960. Depois de muitas vicisitudes, nele será instalado o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade – Fortaleza de Peniche.

Forte de Peniche, cerca de 1987 - pavilhões prisionais

DOIS POEMAS

1. - Daniel Filipe
Este é o local, o dia, o mês, a hora.
O jornal ilustrado aberto em vão.
No flanco esquerdo, o medo é uma espora
fincada, firme, imperiosa. Não
espero mais. Porquê esta demora?
Porquê temores, suores? Que vultos são
aqueles, além? Quem vive ali? Quem mora
nesta casa sombria? Onde estão
os olhos que espiavam ainda agora?
O medo, a espora, o ansiado coração,
a noite, a longa noite sedutora,
o conchego do amor, a tua mão...
Era o local, o dia, o mês, a hora.
Cerraram sobre ti os muros da prisão.

2. David Mourão-Ferreira
- Abandono (Fado de Peniche)

Por teu livre pensamento
Foram-te longe encerrar.
Tão longe que o meu lamento
Não te consegue alcançar.
E apenas ouves o vento
E apenas ouves o mar.
Levaram-te, a meio da noite:
A treva tudo cobria.
Foi de noite, numa noite
De todas a mais sombria.
Foi de noite, foi de noite,
E nunca mais se fez dia.
Ai! Dessa noite o veneno
Persiste em me envenenar.
Oiço apenas o silêncio
Que ficou em teu lugar.
E ao menos ouves o vento
E ao menos ouves o mar


Abandono, por Amália Rodrigues

2017 04 26 Não, não são desenhos meus mas "brincadeiras" do meu tio José João, que era arquitecto. Na família, para além dele, desenhavam bem os meus pais e o meu irmão, assim como o meu filho Rui Pedro, embora me diga que não. Quanto a mim, não creio que eu tenha arte para desenhar.


2014 04 26 NOS 40 ANO$ DO 25 DE ABRIL 12 - A "UNANIMIDADE", os CONSENSOS e a "UNIÃO NACIONAL" e as juntas de "SALVAÇÃO NACIONAL" ou gato escondido com rabo de fora
Não, não se trata de socialismo envergonhado do ps(d)cds / Soares Carneiro Amaral Trata-se de fraude e mentiras deliberadas como Mário Nobre Soares reconheceu em alentada entrevista em 3 volumes: "se não defendessem o socialismo não teriam votos" em 1974/76. Não se trata do "Socialismo em Liberdade" mas da "Liberdade do Súcialismo". Verdadeiramente, ao Estado Social que dizem defender, o que apadrinharam foi o "Estado Súcial".
40 anos depois de abril, as fraudes vão-se desvendando, mas o voto e a escolha do eleitorado - afastado o "poder na rua", da populaça cheirando a suor e catinga - vão para a abstenção ou para os pinóquios do costume ou para as manifestações "inorgânicas" e "apartidárias", contra o Grande Capital nacional e transnacional bem organizado e unido. ~
Os heróis do 25 de Abril, para a classe dominante, são salgueiro maia, o "puro" que não se meteu na política, regressando ao quartel, mas que esteve no 25 de novembro com spínola (outro que se reclamava da "pureza" do 25 de Abril), vasco lourenço e jaime neves, ou otelo, o incontinente verbal que em 1975 dizia que punha todos os contra-revolucionários na Praça de Touros (embora se recusasse a norte de rio maior a pôr termo ao terrorismo bombista do elp/mdlp/cónego melo/spínola aliados ao ps(d)cds) ou que se fosse hoje não faria o 25 de abril, depois de em 25 de novembro se ter fechado em parte incerta e abandonado as "suas" tropas na rua. Otelo que se candidatou a presidente da república para anos depois dizer que votara não nele próprio mas em Eanes, porque "a democracia estava consolidada". Se assim pensava, porque concorreu, dividindo o eleitorado e a unidade da esquerda ?
40 anos depois de Abril, nas comemorações do "branqueamento" e do "consenso", soares eanes sampaio balsemão otelo dão-se as mãos, tal como seguro sócrates escavaco barroso passes de coelho portas por lebre. Faltam lá os já falecidos marcelo sá carneiro e spínola, este por soares considerado o símbolo do 25 de Abril.
Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, porque será que os do "consenso" não falam em Vasco Gonçalves, Costa Gomes, Rosa Coutinho ou mesmo em Melo Antunes ? Será porque estes defendiam o socialismo ou se opuseram à ilegalização dos comunistas ou contra spínola soares carneiro promulgaram em 1976 a Constituição que defendia o socialismo, o poder das classes trabalhadoras e uma sociedade sem classes ?

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2013 04 26 falando com os meus botões
de Victor Nogueira (Notas) - Sexta-feira, 26 de Abril de 2013 às 3:22

O telemóvel cai ao chão e não sei de cor o pin, pois desligou. Mas já não estás ali ao fundo na cozinha ou já não atenderás mais o telefone, para mo dizeres. Está vazio de ti o meu lugar que passara a ser o teu, defronte para a janela e para o céu multivariado, perante a qual passavam rápidas as gaivotas em voo planado ou os pombos – estes poisando por vezes no peitoril da varanda,imóveis ou com a cabeça a dar a dar. O céu límpido ou acastelado de nuvens, cinzentas de chumbo ou em flocos brancos, azul ou laranja ou vermelho da cor do fogo, ao nascer, com ou sem lua cheia à noite. Por vezes cruzado pelo rasto dum avião a jacto. O teu cantinho, como o designavas.



2014 04 26  foto victor nogueira - 1974 - 75 - cartazes e murais de abril 04 - Paço de Arcos (1978)

23 comentários

Ana Maria Madail

Grata amigo! Boa noite...

9 ano(s)

Helder Estêvão Candeias Dordio

Ainda acreditas no Papai Noel?? Zé Pinto. A esperança dos pobres, é a certeza dos Ricos.

9 ano(s)

Helder Estêvão Candeias Dordio

Não quer dizer que deixemos de lutar pelo nosso idílico, mas já perdi a fé, a esperança e as forças, sobretudo quando aqueles que estão ao mesmo nível, e em vez de nos ajudarmos, são os que nos atraiçoam mais .....

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Por acaso, Helder Estêvão Candeias Dordio, o autor da foto e do post sou eu, que aliás há muitíssimos anos deixei de acreditar no Pai Natal e nunca acreditei na senhora de Fátima LOL

9 ano(s)

Helena Pratas

Que lindo Mural Victor Nogueira

9 ano(s)

Helder Estêvão Candeias Dordio

Peço desculpas pelo equivoco nominal, mas a ideia mantém-se.

9 ano(s)

Joaquina Cristina

O Melhor é não perder as foças continuar a lutar mais.

9 ano(s)

Rogério V Pereira

Nenhuma descrição de foto disponível.

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Helder Estêvão Candeias Dordio Não há que pedir desculpa. A caixa é aberta e os comentários são em princípio livres 🙂

9 ano(s)

Helder Estêvão Candeias Dordio

não, refiro-me à troca de nomes. As ideias e pensamentos, valem pelo que valem, os Humanos é que as prevertem sempre a favor deles, quando lhes damos o poder.

9 ano(s)

Fatima Mourão

obrigado pela partilha, gostei !!!!!!

9 ano(s)

Belaminda Silva

Obrigada Victor pela partilha ! Te desejo uma noite serena. Beijinho 🙂

9 ano(s)

Isabel Dias Alçada

Feliz noite meu amigo de luta, beijos

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Gosto muito, Victor Nogueira!!! Obrigada!

9 ano(s)

Luisa Neves

(Y) 😉

Ver tradução9 ano(s)

Francisca Sepúlveda

Nem um bocadinho de saudades destes tempos. A utopia irrecional...

9 ano(s)

Octávio Guedes Coelho

Obrigado pela partilha. Não foram tempos fáceis, mas fazem parte da História recente. Boa noite e excelente domingo. Abraço.

9 ano(s)

Elsa Cardoso Vicente

Parte da nossa História, grata pela excelente partilha Victor Nogueira, abraço

9 ano(s)

Marina Saldanha

É verdade

Ver tradução9 ano(s)

Milu Vizinho

Gosto imenso Victor. Obrigado pela partilha (Y)

9 ano(s)

Maria Lisete Almeida

Grata Amigo!

9 ano(s)

Maria Rodrigues

(Y)

8 ano(s)

Sem comentários: