Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 15 de abril de 2023

Textos em abril 15

 * Victor Nogueira

2023 04 15 Foto victor nogueira - Nascer do Sol em Setúbal, em 2023 04 14 visto duma das varandas no cimo da torre no alto duma encosta (2023 04 14 IMG_2152)

Acordo cheio de sede, levanto-me e dirijo-me à cozinha para beber um copo de água. Aqui olho para l da anela aberta e no horizonte o sol começa a despontar. Vou até à varanda da sala e ele já surde por entre as núvens. Dentro de casa a temperatura está amena, mas lá fora corre uma desagradável brisa fresca, algo gélida. Defronte a mim perpassam as gaivotas no seu voo rápido, ora batendo as asas, ora planando. Vou buscar a máquina fotográfica, encenando as imagens que irei "capturar". Eis uma delas.


2023 04 15  Auto-retrato em 2023 04 15

Outrora nos barbearias não havia marcações. Os clientes iam chegando, sentavam-se e aguardavam a sua vez, que podia ser muitas largas dezenas de minutos depois. O tempo de espera dependia do barbeiro pretendido ter muitos ou poucos clientes que o escolhiam. Quanto mais "popular", maior o tempo de espera.

Hoeje há marcações, mas, telefonando, para a hora que eu pretendia só na próxima 4ª feira, a meio da tarde. Pelo que até lá a trunfa, que me incomoda, não é destrunfada.

2013 04 15  O BAILLADO DO GIROFLÉ, GIROFLÁ  - As "cumbersas" do Chega de Ventura. Para lá da palha e dos fogos de vista, para desdita nossa, pode o André  estar descansado porque, em chegando a altura, Montenegro ou outro manageiro de serviço no PSD logo se chegará ao aconchego do Chega. Os voos são apenas rasteiras arteirices das "direitas".


2021 04 15 foto victor nogueira -  Sé da Guarda  (rolo 364 - 1998.07.13)

A Sé, templo essencialmente gótico, levou muito tempo a ser construída, prolongando-se por mais de duzentos anos, resultando um ar inacabado, uma mistura de vários estilos, um ar pesado, fortificado e atarracado. O interior da Sede Episcopal é contrastante com o seu exterior, apresentando uma enorme leveza. Desperta a nossa atenção o retábulo do altar‑mor, de pedra de Ançã, da autoria de João de Ruão, constituído por mais de 100 figuras, colocadas em vários “andares”, mais precisamente seis, algumas das imagens mutiladas por terem servido de alvo aos soldados duma das invasões francesas. O retábulo representa a Paixão e Morte de Jesus Cristo. No exterior duas portas manuelinas, uma na fachada principal, apertada entre as duas torres sineiras, outra na fachada lateral, virada para a Praça Velha. (1)

Embora já  estivesse a encerrar, o pároco deixou-nos entrar na Sé, enquanto eram recolhidas as esmolas das respectivas caixas, enchendo um pesado saco que o sacristão, derreado, acompanhado pelo padre, transporta pela rua pela rua abaixo, terminada a nossa visita.

(1) - Da Guarda era uma cozinheira já idosa, Ana de Jesus, em casa dos meus pais em Luanda, e que me me falava da sua terra natal e da Sé que demorara tempos infindos a ser concluída, como as chamadas obras de Santa Engrácia, em Lisboa


2020 04 15 Foto de família - em Luanda, no Bairro do Maculusso, depois do triciclo e do carro de pedais, esta  foi a minha 1ª bicicleta, de que me não lembraria se não fosse esta foto. Mais tarde, já na Praia do Bispo, os meus pais ofereceram a mim e ao meu irmão uma bicicleta, para cada um de nós. 

Depois disso, embora nunca tenha deixado de saber andar de bicicleta, nunca mais tive uma, ao contrário do meu irmão que já  adulto em Lisboa teve uma. Faz-me impressão e não consigo andar de bicicleta no meio do trânsito automóvel citadino.

Aprendi a equilibrar-me num dia, no Parque Florestal da Ilha do Cabo, em Luanda. Cheguei ao fim desse dia esfolado e com nódoas negras das quedas, mas levei a minha avante.


2019 04 15 Foto victor nogueira - 1976  - o maestro Fernando Lopes Graça dirigindo um grupo coral nas ruas de Évora


2019 04 15 "Os olhos também comem", dizem e ... nem sempre "as aparências iludem". Tem piada o desenho de embalagens, rótulos ou recipientes que despertam a atenção ou o desejo. de comprar, provar ou coleccionar. Como este, duma marca "branca" de batatas fritas comercializadas pela rede Continente / Modelo / Nosso Super (hiper / super / mni mercados). Normalmente as marcas brancas eram de pior qualidade gustativa e as respectivas embalagens pouco atractivas. Mas já nem sempre é assim. embora muitas vezes, sejam ou não de marca, tenham um desenho "retro", sobretudo em produtos alimentares, como se adquirindo-as voltássemos ao tempo mítico, mitificado, dos "nossos" avós. Como se o tradicional é que fosse bom, de qualidade e confecção caseiras e não como hoje em dia produtos fabricados em cadeia de montagem cujo produto final sabe sempre ao mesmo,  até que nos fartemos dele..

EM TEMPO - Estas são saborosas, embora carregadas de sal, não muito, para puxar pelas cervejolas ou água engarrafada ... para ser sempre a aviar e consumir. Mesmo que  à custa da nossa saúde e consumições daí decorrentes..

2014 04 15 Mac Coy é um personagem de BD criado por Antonio Hernandez Palacios e Jean-Pierre Gourmelin, situado nos anos subsequentes à Guerra Civil norte-americana. Oficial do exército sulista expulso, ingressa nas fileiras do Norte. Com realismo e humor, a série em 22 álbuns narra multiplos episódios da história dos EUA, envolvendo os índios, a Guerra com o México que terminou com parte da sua anexação pelos States e a vida quotidiana no oeste selvagem.

Fatima Mourão
obrigada pela partilha (Y)
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)
Ricardo Jorge Mateus Pina
não gosto muito,. mas reconheço a qualidade. no tempo em que li gostava mais do mon du fleuve de auclair. no meadamente de um volume intituladfo 'mailis'. conheces victor?
9 ano(s)
Nascimento Maria
Victor Nogueira Sabe Que no tempo da nossa juventude enquanto os rapazes liam livros deste de guerra e cóboys as meninas como eu sempre li muitos livros mas livros assim como Amor de Perdiçao Tristão e Solda e etc li muito no meu tempo de menina porque ia uma carrinha Biblioteca á minha aldeia li muito mas não me dava para ler esses é por isso que não me lembro .mas gosto bastante como faz as suas narrativas que tambêm são interessantes e fico a saber coisas que não sabia .assim como o convento que foi reconstruido .Obrigada
9 ano(s)
Elsa Cardoso Vicente
Gostei imenso,obrigada pela partilha
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Ricardo Jorge Mateus Pina Sim, conheço. Naturalmente que o Mac Coy e as suas histórias são diferentes das que ten ho divulgado. Mas foi o que me ocorreu, embora quase de seguida me tivesse lembrado do Buddy Longway, de Derib, e do Yakari.,de Job e Derib, Simon du Fleuve fica tb em carteira. Todas as sugestões são benvindas 🙂
9 ano(s)
Nascimento Maria
OK Victor Nogueira Adorei
9 ano(s)
Joaquim Carmo
(y)
9 ano(s)
Belaminda Silva
Gostei ! Obrigada camarada pela partilha ! Desejo-te um dia maravilhoso. Beijinho amigo ♡
9 ano(s)
Maria João De Sousa
Obrigada, Victor Nogueira! São imensos os personagens de BD que nunca conheci...
9 ano(s)
Luisa Neves
(Y) (Y) (Y)
9 ano(s)
Viriato F. Soares
Obrigado pela partilha!
9 ano(s)

2014 04 15 NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL - 03 - A CENSURA PRÉVIA DA IMPRENSA - ouve o Noticiário RTP do dia 25 de Abril de 1974 em
Tivesse o povo de Lisboa obedecido às instruções do MFA, não tivesse saído à rua e cercado o quartel-general da GNR no Carmo e a sede nacional da PIDE e spínola e os seus oficiais teriam mandado o MFA recolher aos quartéis, recebendo o poder de Marcelo para que este não caísse na rua e se tivessem mudado apenas algumas moscas. Mas o povo que saíu à rua e deu os primeiros passos para a tomada do poder foi mais sábio que o MFA e o seu Posto de Comando. Para desespero de Spínola e de Marcelo Caetano. E do Capital !.
O República foi o 1º jornal a ser publicado sem visto da censura prévia após 48 anos de fascismo, repressão e ausência de liberdades e 13 de guerra colonial.. Durante esses 48 anos apenas a imprensa clandestina, como o Avante, do PCP, eram publicados sem submissão à censura prévia, distribuídos e lidos "clandestinamente. A publicação, distribuição e leitura dos livros "proibidos" e da imprensa clandestina como o Avante eram punidos com a detenção pela Pide para averiguações, com a prisão e mesmo a tortura.

Maria João De Sousa Grande partilha, Victor Nogueira!!! Obrigada!!! 9 ano(s) Fatima Mourão (Y) 9 ano(s) Francisco Gentil Apolónio Uma pequena amostra do que era o fascismo! 9 ano(s) Elsa Cardoso Vicente Grande partilha...belas memórias, obrigada Victor Nogueira... 9 ano(s) Graça Maria Teixeira Pinto Obrigada, Victor p/ estes documentos de uma época negra. 9 ano(s) Clara Roque Esteves Só por cima do meu cadáver!!! 9 ano(s) Helder Santos Recordar é viver, e há agoracalgubs saudosistas que ainda não percebi se o são por ignorância ou por quererem tacho. 9 ano(s) Luisa Neves Obrigada amigo pela partilha. 😉 9 ano(s) Armindo Nogueira Cunha Sem dúvida uma pequena amostragem mas muito importante para não esquecer o que era a ditadura de Salazar. Fascismo nunca mais... 9 ano(s) Manuela Leal assim não vale.... 8 ano(s)

2013 04 15 Eu não acredito em bruxas mas ele há cada coincidência !!! Estou 14 dias de castigo por causa da thatcher e agora já é a enésima vez que sou desligado sem poder publicar.
.
Escrevo pela enésima + 1 vez que o correio da manhã semanalmente publica uma breve sobre a homília dominical de marcelo. Mas o jornal do tio belmiro dá a sócrates muito mais espaço. Eu bem sei que o homem veste bem e fala melhor e não deve cheirar a suor mas sim a água de rosas. E até parece simpático e cordato. Deixou de partir telemóveis qd contrariado?
.
Mas a verdade é que a narrativa de Sócrates não sai do guião pré-estabelecido e que a jornalista faz oficio de corpo presente, como se fosse uma mosca que se sacode qd quer fingir uma pergunta. Não há pois contraditório.
.
Se Sócrates é tão inocente e paulo e pedro são a maga patológica, pk motivo Sócrates antes de se demitir com a historieta do PEC IV foi lampeiro e assinou o memorando com a troika tal como a banca e as grandes empresas exportadoras exigiam, facilitando a vida ao psd-cds e armadilhando o caminho de seguro e do ps de assis e das baratas tontas ?
.

2013 04 15 Aqui há tempos o administrador duma empresa de reciclaggem de resíduos sólidos numa entrevista a um jornal defendeu que devia ser criminalizado quem andasse a recolher "lixo" nos contentores e eco-pontos pois segundo ele trata-se dum roubo que prejudica as empresas pois diminui o seu lucro e obriga ... ao aumento das taxas sobre os consumidores !

O Pobre Vai Preso, O Banqueiro Sai Ileso | Um Blog Numa Rede Social
2012 04 15 Caminhos do Futuro-Coop. C.T.P.A.P. Montemor-o-Novo, CRL  - Pintura de António Couvinha
.
Alentejo!
Minha terra total!
Meu Portugal
Aberto,
Eternamente incerto
Nas fronteiras, no tempo e nas colheitas!
Minhas desfeitas
Praças fortificadas!
Minhas insatisfeitas
Correrias,
A contar no franzido das lavradas
As rugas tatuadas
No rosto dos meus dias...


Miguel Torga


2012 04 15 António Couvinha Portas de Moura vista por Sílvia Lopes


2012 04 15 António Couvinha  -  Paisagem de Évora vista da "mata" do Jardim Público. 2012 04 14 
.
Victor Barroso Nogueira
Como a Sé está lá no cimo, impositiva, dominante, pensei que fosse o que afinal não é, passado o 1º relance. E a partir do Jardim Público a minha memória não reconhece esta igreja. E dando a mata para sul, continuo sem "ver" este edifício, pois a sul fica o Rossio de S. Brás e da mata, quanto muito, ver-se-ia - ver-se-á ? - a Igreja do convento da Graça, que não tem esta representação. Esclareces-me, António?

As ruelas de Beja nas traseiras da Igreja de Santa Maria, são também um encanto. Deambular pausada e vagarosamente por elas, de madrugada, o silêncio quebrado apenas pelos nossos passos

Sem comentários: