Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Textos em abril 02

 * Victor  Nogueira


2023 04 02 Gravuras de Pablo Picasso - D. Quixote de la Mancha e a Pomba da Paz

2023 04 02 Foto victor nogueira - Setúbal - Mural no viaduto ferroviário da Rua da Tebaida  (2023 03 30 IMG_2114), No mural a inscrição "Formação / Capacitação / Empregadibilidade / Há respostas para ti aqui"  

Este mural foi executado sobre um outro, da  "Juventude CDU / Avançar em defesa do Ambiente" 

Todos os murais existentes na referida artéria nesta data foram cobertos por tinta cinzenta.


"Give Peace a Chance", de John Lennon (1969)

2023 04 02 Em horário nobre e com vasta audiência, na TV do Balsemão, sem contraditório. semana após semana, ano após ano, MM, a pitonisa entre as estações de Paço de Arcos e de Belém.

Perito na calhandrice, diz-se nos "mentideros" que MM é o porta-voz encoberto de Marcelo !!, enquanto faz o tirocínio como aspirante a seu sucessor


2022 04 02 Foto victor nogueira - Palmela (Rua de Damão) - Homem como se fora uma besta de carga, puxando carrinho com placas de madeira. (2022 03 29 Canon 202_03)

2020 04 02 Foto  victor nogueira - incêndio em Gibalta (Caxias) - 1999.07.17 (rolo 395) -  Seguia eu pela estrada marginal, de Paço de Arcos para Lisboa, quando dei com este incêndio que lavrava encosta acima

VER  

2015 04 02  - foto victor nogueira - Setúbal - Convento de Jesus - 1ª obra do estilo chamado manuelino, foi fundado em 1490 por Justa Peres, ama do rei Manuel I, para nele terminar os seus dias A sua Igreja tem risco de Mestre Boitaca, autor de outros edifícios como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, as chamadas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, a Sé da Guarda e a Igreja do Convento de Santa Cruz, em Coimbra.


Com a extinção das ordens religiosas pelas Revoluções Liberais do século XIX, nas suas dependências, até 1961, funcionou o Hospital da Misericórdia e posteriormente o Museu da Cidade, que nas últimas décadas tem sofrido  obras de manutenção ao estilo de Santa Engrácia". Parte do seu recheio, sobretudo a valiosa colecção. de "primitivos" está exposta na Galeria Municipal de Exposições, nas antigas instalações do Banco de Portugal.

VER

O Museu de Setúbal, no Convento de Jesus


2014 04 02 Apeixonados, na Biblioteca Municipal Maria Lamas, Almada, dia 5 de Abril, pelas 16.00H.
(...) O livro Apeixonados é um livro líquido que nos convida a viajar pela biodiversidade existente nos rios, nos mares e nos oceanos, através da criatividade ondulante das palavras e das imagens. O livro propõe que os leitores, “descendo os rios” e “atravessando os mares”, se deixem levar pelo prazer da viagem em busca de novos caminhos e de novas possibilidades pelas linguagens artísticas da escrita e da ilustração. (...) (In Prefácio, Madalena Mendes)

~~~~~~o0o~~~~~~

2012 03 02 - O capitalismo sempre foi genocida, auto-fágico e predador. Agora fez regressar à europa o genocídio dela erradicado no séc xx, mas que sempre mantivera no resto do mundo por ele esmifrado

Sem comentários: