Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Textos em abril 07

 * Victor Nogueira


2022 04 07  - Foto victor nogueira - Em Palmela (Aires) - Parece um insecto, mas será mesmo? Ouço e reconheço um ruído compassado, matraqueado, que de imediato confirmo ao pesquisar com o meu olhar o espaço por cima de mim. Com relativa lentidão um helicóptero cruza os ares e disso fica este registo fotográfico. (2022 04 05 Canon 203_04)



2021 04 07 Foto victor nogueira - Lisboa, Rua Saraiva de Carvalho  -  Talho Américo Brás   (rolo 232 - 1998.02) - O talho ainda existe em 2021, no mesmo local.

Nos meus tempos de Económicas nos idos de '60 residi em quartos alugados na Rua de Santo António à Estrela (Casa de Santa Zita) e na Rua S. João Nepomuceno, sendo Campo de Ourique uma zona que então frequentava, quer porque perto desta rua se encontravam uma estação dos CTT e o Cinema Paris, quer porque aqui residiam dois dos meus amigos, o António Lampreia, caloiro como eu, e o Nuno, pré-finalista.

VER  arte nova em campo de ourique

4 comentários
C Manuel B Teixeira
Tem o símbolo da farmácia por cima da montra!!
Responder2 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Sim, mas pelo menos desde 1998 não há qualquer farmácia nem consegui saber nas pesquisas que fiz qual o seu nome. Abraço, C Manuel B Teixeira
Responder2 ano(s)
C Manuel B Teixeira
Victor Barroso Nogueira deve ter sido originalmente uma Farmácia!!
Responder2 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Claro, mas desde pelo menos 1998 e até hoje é um talho 🙂
Responder2 ano(s)

2020 04 07 foto victor nogueira - Mindelo - Cruzeiro no Largo da Igreja - 1983 08 (rolo 72)

À esquerda era um campo de milho, entre a Igreja de S. João Evangelista e o Cemitério, onde regularmente se realizava um pequeno mercado ao ar livre.  Actualmente nesse campo foi edificado um edifício de apartamentos, com lojas no piso térreo, e uma placa relvada defronte, com parque infantil e algumas árvores. O cruzeiro foi deslocado e implantado nesse espaço, defronte da Igreja Paroquial.


2019 04 07 neste domingo de primavera, agora soalheiro, com céu azul e núvens brancas como flocos de algodão, está um frio de rachar! É mesmo um sol de inverno nada primaveril. Um sol gélido, que não aquece, mas arrefece até ao tutano dos ossos.

Elisa Fardilha

Hummmmm... adoro dias assim... uma lareira é um sonho!!! 😋

Responder4 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Pois ... Posso ir aquecer-me e ver bailar as chamas na tua lareira ? Só tenho aquecedores a óleo, que dão menos trabalho mas não me aquecem a alma e o coração LOL

Responder4 ano(s)

Elisa Fardilha

Victor Barroso Nogueira não tenho lareira, mas adoro o seu conforto...

Responder4 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Elisa Fardilha Ahhhhhhhhhhh Lareiras só no monte no alentejo onde a celeste deu aulas e na aldeia do meu avô, nos arredores de Barcelos. Mss .... pensando melhor, algumas das minhas amizades têm lareiras onde já me aqueci em dias de inverno 😛

Responder4 ano(s)

Elisa Fardilha

Victor Barroso Nogueira... Também já me aqueci em algumas... 😋😋😋


2019 04 07 foto victor nogueira - "Casa do Leão", na avenida luísa todi, um dos poucos exemplares "arte nova" em setúbal, embora já adulterado.

2016 04 07 Évora - malta do isese e do (Café) Arcada no Jardim dos Colegiais, junto a um troço da muralha medieval - Carlos Pereira, Joao Garcia, Lídia, Camilo Monteiro  e Victor Nogueira. -  Foto de Luis Tobias (anos 70 do século XX)

VER os jardins em évoraburgomedieval

Maria Lúcia Borrões

Tens razão, João, é o Carlos Nunes da Ponte. O Henrique e a Dídia é que já não vivem no Porto. Há 2 ou 3 anos ele reformou-se e vieram viver com a filha para a linha do Estoril.

Responder7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

João Gonçalves O Carlos Pereira é o Nunes da Ponte. Os outruos entraram depois de tu teres saído ou eram caloiros na altura

Responder7 ano(s)Editado

Maria Lúcia Borrões

João Gonçalves Tanto quanto sei, nem um nem outro estão no Face 🙁 . Antigamente vinham com bastante frequência a Évora, mas problemas de ordem familiar fizeram com que há uns anos a esta parte, tenham deixado de vir e por isso também não os vejo desde essa altura. O Camilo Monteiro (na fotografia não parece ele) é do nosso tempo. Ou era do ano a seguir ao nosso o do seguinte, já não me lembro bem.

Responder7 ano(s)

José Inácio Leão Varela

Bons amigos...velhos tempos. Abraço

Responder7 ano(s)

Maria Lúcia Borrões

Varela, agora ando muito menos por aqui, mas há eras que não deparava contigo! Está tudo bem? Abraço

Responder7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Bons olhos te "vejam", Maria Lúcia Borrões

Responder7 ano(s)Editado

Maria Lúcia Borrões

Responder7 ano(s)

Maria Lúcia Borrões

Tenho andado pouco por aqui...

Responder7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

E tb. Ando a coligir os meus textos literários e as mingas memórias, incliundo as de évoraburgomedieval 🙂

Responder7 ano(s)

Maria Lúcia Borrões

Que bom!!! Vais publicar?

Responder7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Maria Lúcia Borrões claro qe vo tentar, embora seja um trabalho solitário. A 1ª versão foi lida pelo Pe Augusto Silva, que apreciou, achou interessante e me incentivou a prosseguir.

Responder7 ano(s)Editado

Maria Lúcia Borrões

Então força!

Responder7 ano(s)

José Eliseu Pinto

Aguardamos, ansiosamente.

Responder7 ano(s)

Luis Tobias

Caro Vitor, obrigado por teres trazido esta memória.

Foi numa tarde solarenga que fomos alugar uma câmara que mais parecia um caixote....🙂 e o fotógrafo de serviço (eu) teve oportunidade de imortalizar aquele tempo da nossa juventude. É sim, à esquerda o Carlos Nunes da Ponte, logo a seguir o João Luís Garcia, no meio a Lídia Cascalho (minha namorada na altura) depois e à sua direita o Camilo e finalmente tu meu caro Vitor. Grande abraço.

Responder7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Olá, Luis Tobias Já não me lembrava do história da máquina; Supunha que tivesse sido a minha ""geringonça"da altura, muito fraqiunha LOL

Esta abaixo e as subsequentes são a memória desses dias, no meu álbum dedicado à malta do isese mas não só. Abraço

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4696500695866&set=a.4696410853620.2158662.1394553665&type=3&theater

Responder7 ano(s)Editado

Luis Tobias

Oh Vitor eu posso estar baralhado mas repara que as fotos são 6x6, o que me leva a crer que era um caixote alugado ali numa chafarica, cujo preço incluía o filme (120), mais a revelação e provas.

Responder7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Luis Tobias Não estou a pôr em caisa que a máquina tivesse sido alugada. Mas como me não lembrava desse pormenor e como eu tinha uma maquineta pensei que tivesse sido a minha.

Aliás na altura o dinheiro não me dava para fazer muitas fotos e preferia as coloridas. 🙂

Responder7 ano(s)Editado

José Eliseu Pinto

Já tinhas aqui publicado, há algum tempo, uma outra fotografia desta série, com alguém do grupo a amarinhar pela parede do "buraco" dos colegiais.

Responder7 ano(s)



2013 04 07 Foto jj castro ferreira  - (1962) - Victor Nogueira no Rio Lucala actualmente Quedas de Kalandula - quedas então designadas do "Duque de Bragança" (Angola)

VER  Uma viagem às Quedas de Kalandula


Alice Coelho

♥♥

10 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

Ai, vida!

http://www.youtube.com/watch?v=YlRzf9o7zl0

Vida, Jorge Fernando Fábia Rebordão-Casa de Linhares

YOUTUBE.COM

Vida, Jorge Fernando Fábia Rebordão-Casa de Linhares

Vida, Jorge Fernando Fábia Rebordão-Casa de Linhares

10 ano(s)

Clara Roque Esteves

Regresso ao passado. Mais um. É difícil esquecer África e os bons momentos ali passados. Nunca ali fui.

10 ano(s)

Judite Faquinha

Ó Victor, ai não monhas os pés foste para mais alto... com tanta água, do que me contas-te Angola deve ser um Oásis parasidiaco... maravilhosa, deves ter orgulho da tua terra!!! Claro que tens se não falavas dela em promenor, a foto está linda!!! Bjs.

10 ano(s)

Judite Faquinha

Victor ai não molhas os pés, é com cada ponta pé na gramática, que é obra!!!

10 ano(s)

Maria Márcia Marques

A natureza fica-te bem....

10 ano(s)

Luisa Neves

E X C E L E N T E. 😉 🙂

Ver tradução10 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

"Tão jovem, que jovem era..." 🙂

10 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Maria Jorgete Teixeira menos meio século e o mundo e a vida e a esperança à minha frente LOL

10 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

E à minha, amigo, isso tudo...

10 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Ah ! Maria Jorgete Teixeira tu ainda és uma teenager com um sorriso no olhar e eu ... eu sou um cota embaciado LOL

10 ano(s)

Graça Maria Teixeira Pinto

Victor Nogueira: tendo crescido nestas belas paisagens, só poderias ser poeta.

10 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

Ai, Victor, Victor! Tem dias, tem dias e hoje não é um deles...

10 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Pronto, Maria Jorgete Teixeira Deixo-te, "menina que estás à janela", aves a esvoaçarem http://www.youtube.com/watch?v=UWqgvwcVp_kLOL

Menina estás à janela-Vitorino.avi

YOUTUBE.COM

Menina estás à janela-Vitorino.avi

Menina estás à janela-Vitorino.avi

Eliminar pré-visualização10 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

Merci!!!

10 ano(s)

Manuela Vieira da Silva

Aqui o Victor já deu o passo da coragem (em relação à foto onde está pensativo), saltou de uma pedra para a outra. Afinal, estava a avaliar os riscos.🙂

10 ano(s)

Sem comentários: