Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Textos em janeiro 16

 * Victor Nogueira

2023 01 16 - Foto victor nogueira - Vila do Conde - Av Júlio Graça, avistando-se ao fundo o Convento de Santa Clara (2023 01 14 IMG_1931) 

Na curva encontra-se o Monumento "Aos Filhos desta Terra que Honraram Portugal". Inaugurado em 10 de Junho de 2010, homenageando todos os vilacondenses que nas colónias combateram e faleceram.

Regista o site do Município que o monumento é constituído por um núcleo central, designadamente uma coluna para perpetuar os nomes dos militares  morreram no "Ultramar", e a figura de um jovem  «simbolizando a coragem e a dádiva sempre generosa de uma juventude que por “lá” deixou alguns dos melhores anos das suas vidas.»

No site se acrescenta que no Monumento «uma figura feminina numa postura melancólica e saudosista, pretende ser uma homenagem às mães, mulheres, noivas ou irmãs que, na retaguarda da “Metrópole” distante, sofreram a angústia dos medos, da saudade e, para muitas, da morte dos seus “Homens”.»


2914 01 16 - Foto Victor Nogueira - Sintra - antigo Palácio (real) da Vila 

Muitos palácios tinham os reis de Portugal por esse país fora!

José Manuel Marques
Um dia, quiçá, mudo-me para lá 😃
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
é muito frio e húmido, José Manuel Marques, um autêntico labirinto LOL
10 ano(s)
José Manuel Marques
Eu conheço camarada, tudo se resolve 😉
10 ano(s)
Rui Miguel Torres
E quando acabares de limpar a «casinha» numa ponta,podes começar a limpar na outra.....LOOOOOOlllll
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Preferiria o Paço dos Duques em Guimarães ou uma casa mais maneirinha numa das aldeias históricas da beira baixa ou em aljubarrota ou alcobaça 😛
10 ano(s)
Editado
Marilisa Crespo
"Estão verdes, não prestam" 😉
10 ano(s)
Rui Miguel Torres
As maneirinhas sempre dão menos trabalho a limpar 😃 LOOOOOlllll
10 ano(s)
Manuela Leal
lindos, a ver de fora... prefiro a minha lareira agora.....
10 ano(s)
Fatima Mourão
lindo ❤
10 ano(s)
Clara Roque Esteves
No tempo em que o ouro do Brasil valia dinheiro...era um fartar vilanagem. Hoje os PALÁCIOS têm outra forma. Que estranha forma de vida tem este meu país... Beijinhos, Vitor Nogueira.
10 ano(s)
Erika Kocsis
Volt szerencsém ezt is megcsodálni!
10 ano(s)
Ver tradução
Silvia Mendonça
Saudades de Portugal, onde um dia fui feliz! Muito feliz, diga-se de passagem. Beijos de mim.
10 ano(s)
Maria João De Sousa
É lindíssimo, o palácio da vila! Obrigada, Victor Nogueira!
10 ano(s)
Adriano Rio
😉
10 ano(s)
Judite Faquinha
Victor! Este Palácio é lindo...não gosto das casas de baixo antigas e abandonadas, mas o objectivo é o Palácio que é uma maravilha!!! Beijocas camarada, e boa noite sonha sonhos felizes.
10 ano(s)
Laura Rijo
Nunca é demais ver esta magnifica paisagem. Palácio da Vila de Sintra. Obrigada pela partilha Victor. Beijinho.
10 ano(s)
Maria Jose Magalhaes
e lindo
10 ano(s)
Ester L. Cid
De Norte a Sul de Portugal há muitos e belos castelos medievais que contam fantásticas histórias, mas para mim os castelos que foram construídos na magnifica e romântica vila de Sintra, tem uma beleza encantatória e magica. Obrigada pela partilha, a… Ver mais
10 ano(s)
Odete Maria Botelho
Maravilhoso..por incrível que pareça...já fui a tantos sítios e não conheço Sintra...mas sei que é mto bonito 2. dizem...Obg. Victor...um grande abraço mto carinhoso ❤
10 ano(s)
Béria Xavier
cintra é maravilhoso, valçe apena conhecerem...
10 ano(s)
Viriato F. Soares
Bom sábado Victor. Obrigado pela partilha!
10 ano(s)
Alice Coelho
9 ano(s)
Alipio Nunes
É como os novos reis, sempre a gastar oqueé do povo.
9 ano(s)
Fernanda Reis
Eles acomodavam-se bem, mas deixaram estas maravilhas para nós apreciar-mos ! Estes agora só deixam rasto de miséria!
9 ano(s)

~~~~~~~~~~

2010 01 16 - Que vou negar-me escrevendo «em nada pensando» 🙂

Sem comentários: