Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Bestial - Ao fim de muitos anos voltei a entrar no hi5

 


 20 de fevereiro de 2013

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Bestial - Ao fim de muitos anos voltei a entrar no hi5 e tenho lá ainda 35 amizades, umas que aderiram ao inFaceLock, outras, poucas, "resistentes"
Tenho de ver como actualizar conjuntamente com o FB, uma vez que abandonei todas as outras redes sociais salvo estas duas e a "loucura" dos meus "éne" blogs.
José Eliseu Pinto Foca-te, meu malandro! Que a gente fica tonta à tua procura. 😉 11 ano(s) Victor Barroso Nogueira Jose Eliseu Pinto Eh pá, encontras-me sempre por aqui ou nos meus .... deixa lá conferir ... sim ... 11 blogs, que o 12º está em stand by. Agora estou no intervalo de ter finalizado um alentado documento de trabalho sobre "Estado Social e Luta de Classes; reforma ou revolução ?", [vamos ver se o colectivo mo aceita ou me "sugere" que o refaça] e em trânsito para ultimar a acta da última assembleia de condóminos deste prédio, de que sou coadministrador anualmente reeleito desde há 12 anos E a seguir escrever um artigo sobre o Estado Social mas reduzido a ... 2 mil caracteres com espaços, em alternativa ao pincel que me deram e não consegui ainda desembrulhar que é no mesmo exíguo espaço falar sobre as semelhanças e diferenças entre as crises capitalistas de 1929 e de 2008, tudo isto para publicação apenas por amor à camisola. Não há meio de eu ganhar juízo LOL Eh pá. e ainda tenho de ir às compras no Jumbo, passe a publicidade, e de jantar com os meus pais no lar Um abraço, enquanto ainda consigo respirar nos intervalos das minhas memorias viajandando e em évoraburgomediealnoantigamente LOL 11 ano(s) José Eliseu Pinto Felizmente para nós já não vais a tempo de ganhar juízo. Continua a escrever, querido amigo, que a luta que temos para ganhar muito tem a esperar de ti. Abraço grande. 11 ano(s) Isabel Maria Não conheci o H5 ...pelo que vejo deixou saudades 10 ano(s) Deolinda F. Mesquita Foi das primeiras.... 10 ano(s)

Sem comentários: