Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Pingos do Mindelo em 2024 fevereiro 13

 * Victor Nogueira




Foto victor nogueira - Estação da Via Sacra, em Vila do Conde, no Largo Dr. Cunha Reis, paredes meias com o antigo Convento do Carmo (2023 12 25 IMG_3876)

Começa daqui a poucas horas o tempo de penitência, jejum e mortificação para os Católicos, até à Última Ceia e à crucificação do Cristo que veio pregar a Boa-Nova da igualdade e fraternidade entre homens e mulheres, entre judeus e gentios, de esperança num mundo de Paz onde os pobres e deserdados da sorte se sentariam à mesa de Deus, mas não os ricos, os poderosos e os usurários!
Toda esta mortificação terminaria no Domingo de Páscoa, o dia celebratório da Ressurreição de Cristo, o Messias. Na viaa pública ou no interior dos templos, em muitas cidades, vilas e aldeias, com simples cruzes ou com imagens pintadas ou esculpidas, recorda-se a Via Sacra de Jesus, flagelado, desde a sua prisão até à crucificação.
Vila do Conde tem também a sua Via Sacra, de que a foto reproduz uma das estações, no Largo Dr. Cunha Reis.
Hoje hesitei entre aventurar-me a preparar pela 1ª vez um cozido à portuguesa ou cozinhar outro repasto. Decidi-me por salmão assado no forno, aproveitando uma receita, pouco trabalhosa, que encontrei na internet. Ficou saboroso o repasto!


EM TEMPO - Afinal nesta 3ª feirga de Carnaval realizaram-se corsos em diversas localidades, como Ovar, Lazarim, Estarreja, Carrazeda d Ansiães, Figueira da Foz ... segundo o Jornal de Notícias.



2024 02 13- Auto-retrato para um tempo de Carnaval

Nos tempos da escola primária e talvez dos primeiros anos no Salvador Correia, o Carnaval era um dos temas para a "redacção" (nessa altura não se falava em "texto livre").
As minhas veleidades literárias terminaram quando uma professora de Português me riscou uma redacção, alegando que não fora escrita por mim, quando dera asas à minha imaginação, descrevendo o que via da janela da nossa casa na Praia do Bispo, com o mar-oceano defronte e o Brasil para lá do horizonte. me ago, comprei um livrinho, colectânea de textos de crianças,, comentei com a Celeste que duvidava que tivessem sido escritos por crianças. Sem nada dizer, ela levantou-se, foi buscar os cadernos dos alunos que trouxera para casa, para corrigi-los, e deu-mos para ler. Apaguei o meu cepticismo, pois havia lá textos bons, de grande imaginação e qualidade!

EM COMPLEMENTO VER Carnaval e Carnavais

Maria Márcia Marques
Gosto desse auto retrato, bem podias ter ido foliar nas marchas carnavalescas....
  • Gosto
  • Responder
Victor Barroso Nogueira
Sosinhito? As princesas andam muito arredadas e arredias, lá na torre de menagem dos seus castelos 
😛

Sem comentários: