* Victor Nogueira
12 de janeiro de 2014 ·
Cá estou sózinhito no alto da torre no cimo duma encosta vislumbrando de vez em qd os carros passarem lentos lá em baixo na avenida, após o parque verde - agora passa um autocarro - enquanto as gaivotas se recolheram e não fazem voos planados no céu acastelado de núvens cinzentas.
Verde é a relva no parque, mas de ramos esquálidos e despidos a maioria das árvores, cintilantes as áleas. Os cafés do outro lado têm as esplanadas vazias, que não "prendem" os raros passantes, agora sem guarda-chuva.
Tirando o dedilhar no teclado, tudo é silêncio, até silenciosos estão os meus pensamentos.
Setúbal não conta e as amizades do inFaceLock são meras virtualidades. Pensava que hoje estaria sol, mas não, está frio e de chuva, e eu engripado e gelado. Bem convido as amizades mas elas ou estão longe ou presas de interditos ou com os pensamentos muito para além desta janela, muito para lá do horizonte que neste momento é um luzeiro de luzes cintilantes, a maioria amarelas, algumas de anúncios brancos ou vermelhos, como os do Jumbo, dentro em breve nova catedral do consumo - allegro - que rebentará com o resto do comércio, não só no centro histórico como no resto da cidade.
Esparsos, espaçados, são os carros na avenida ou mais além, noutra rua. Ainda mais para lá o movimento raro das luzes dos automóveis na auto-estrada. O céu, esse agora está dum cinza arroxeado e o asfalto é um entrecruzar de faixas cintilantes como lantejoulas. Está de chuva, num tempo cinza e gelado. É pois tempo de inverno !
~~~~~~~~~~~
Graça Maria Teixeira Pinto
Domingo de chuva ...Dantes, gostava de passear à chuva.Agora não posso, constipo-me logo.Mas os amigos do Fb serão só meras virtualidades? Se calhar, nem todos.Beijo.
11 a
Silvia Mendonça
Victor Nogueira, no Brasil vivemos o que chamamos de "veranico de janeiro": muito calor, seguido de fortes chuvas. Eu disse "fortes" - levam casas, vidas, dignidade... Eu, depois que adoeci, me comunico com o mundo através desta janela, a virtual - vivo em um mundo cibernético, nem por isso só nele - o mundo real é cruel. Aqui, posso deletar a crueldade. Amigos, só virtuais. Raros. Também estou em casa, sozinha com meus bichos (que são ótimas companhias), com dores por causa do câncer, discutindo os problemas do Brasil, que são muitos e maquiados pelos números positivos nas estatísticas. Se hoje estou em casa, devo a um amigo que pagou meus aluguéis, pois não recebo nenhum benefício do governo - tento a aposentadoria por invalidez. Invalidez, palavra forte. Pois estou em plenos poderes das minhas faculdades mentais; do meu corpo, não. Não posso trabalhar (sou jornalista), vivo de ajuda. O câncer nos tira tudo, até a dignidade. Beijos de mim.
11 a
Isabel Dias Alçada
Feliz noite amigo, antes só do que mal acompanhado 😃
11 a
VictorNogueira
Um abraço e beijos, Silvia Mendonça Eu nasci e vivi na costa defronte, em Luanda/Angola e vocês ersam os meus vizinhos do outro lado do atlântico sul. Sei o que eram as tempestades de verão 🙂
11 a
Judite Faquinha
Boa noite Victor, está uma noite para estar no quentinho do sofá bem enrolado numa mantinha haver um filme, na paz dos anjos, chove e frio...que mais podemos fazer, é assim que eu estou. Não tenho ninguém para me incomodar me rodeia apenas silêncio, trata essa gripe, e vai para o sofá bem quentinho. bjinhos.
11 a
Maria Márcia Marques
Cura a gripe, com bebidas quentes, lê algo que te prenda a atenção e vais esquecendo a solidão, começa a ordenar os teus livros....olha a paisagem, disserta sobre ela, ou simplesmente deixa voar o pensamento.....
11 a
Yolanda Botelho
Pela minha parte não estás só,sou tua amiga e por isso não gosto de te sentir triste e abatido,quero que trates essa gripe meu esquerdista preferido,Bj
11 a
Viriato F. Soares
Boa foto. Setúbal, é uma cidade pela qual tenho um carinho especial. Obrigado Victor e uma óptima semana!
11 a
José Manuel Marques
Cura-te e passeia por Al-kantara que também é fixe 😉
11 a
Victor Nogueira
conheço bem alkantara, José Manuel Marques embora tenha de descobrir uma grnde livraria que por lá existe e cujo nome não me ocorre de momento 🙂
11 a
José Manuel Marques
Não sei qual mas se deres referências talvez te ajude
11 a
Victor Nogueira
não me lembro do nome. É uma livraria enorme, numa antiga fábrica ou armazém
11 a
Victor Nogueira
Dsecobri o nome pesquisando na net - LerDevagar, na Rua Rodrigues Faria
11 a
José Manuel Marques
Ah, deve ser na Lx Factory, a Ler Devagar. http://www.lxfactory.com/PT/welcome/
Bem-Vindo - LX Factory
11 a
José Manuel Marques
Exactamente 😉
11 a
Victor Barroso Nogueira
Acertaste. Essa Lisboa Factory fica ali na 24 de Julho, perto do Infante Santo ?
11 a
José Manuel Marques
Por trás da Esquadra do Calvário camarada. Facílimo de encontrar
Naquela zona outrora industrial. Vê o link que tem o mapa.
11 a
Victor Nogueira
a esquadra do calvário fica num pequeno largo onde havia um cinema de bairro e há algumas cervejarias e se cruzam os electricos ?
11 a
José Manuel Marques
Eu acho que têm parque, ou então deixas o carro ali ao pé do Pingo Doce. Ou no parque deles, não é longe.
Exactamente 😉 Largo do Calvário.
E há o outro antes que agora não me ocorre o nome mas é por ali
Aqui vai o link directo para a localização 😉 http://www.lxfactory.com/PT/localizacao/
Localização - LX Factory
E o largo é o das fontaínhas
A entrada é pela Rua Rodrigues Faria, a LX Factory fica ao fundo. Certo? Melhor que isto só indo lá indicar-te pessoalmente 😉 Quem sabe, se apitares e andar por aqui tenho todo o gosto em beber um café com o meu camarada 😃
11 a
Ester L. Cid
Ao ler o teu belo texto, onde falas da tua "solidão" e da gripe que te atingiu, lembrei-me do poema sobre os homens com gripe de António Lobo Antunes. Vá lá toca a sorrir que a gripe é como a chuva, passa logo.. Deixo-te o poema e um beijinho grande 😃
11 a
Ester L. Cid
- 11 a
Victor Nogueira
LOL Ester L. Cid Não preciso de Lourdes, sou a Lourdes de mim mesmo. Outra, é a companhia ou interlocutor/a 😛
Gostei do poema - pensava que o Lobo Antunes era apenas cronista e romancista
11 a
Ester L. Cid
É tudo isso mas tambem um grande poeta. Ora ouve este poema dele na voz da Katia Guerreiro ,
11 a
Ester L. Cid
11 a
Maria João De Sousa
Obrigada, Victor Nogueira! Gostaria de me conseguir "mover" por aqui, como dantes... mas não me está mesmo a ser possível... o raio do mural nem sequer se "desloca" facilmente... por vezes, nem dificilmente, eheheh... ainda me dá para rir de tanta dificuldade junta... vá lá, já não é mau... as melhoras dessa gripe!
11 a
12 de janeiro de 2020 ·
foto victor nogueira - 'Ninguém pode dar aquilo que não tem!' Grafito em setúbal, no bairro do troino (2018.07.24)
12 de janeiro de 2023 ·
Foto victor nogueira - Pôr do Sol em Vila do Conde (2022 12 09 IMG_1456)
Vista a partir da Meia-Laranja; para lá da ponte sobre o Rio Ave divisam-se a Capela de N. Sra do Socorro e o relógio de sol, alusivo aos Descobrimentos, na Praça D. João II.
A Praça D. João II, nas margens do Rio Ave, inaugurada em 2001, mostra ao visitante diversas celebrações dos Descobrimentos Portugueses, tais como os padrões das “cinco partidas do mundo”, o lago da sereia, vários chafarizes em forma de globo e, em destaque, um grande relógio de sol. O nome da Praça evoca o nome do rei que ordenou a construção da Alfândega Régia, edifício localizado nas proximidades.
Memória dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses e da participação de Vila do Conde na Epopeia Marítima é uma praça-monumento concebida pelo escultor José Rodrigues, marcada pela afirmação vertical de um mastro e do velame de nau sulcando ondas geométricas, com uma sereia pontuando um mar encantado e onde o firmamento se espelha.
~~~~~~~~~~
12 de janeiro de 2024 ·
auto-retrato num noite de inverno, já entrado no 1º de Janeiro de 2024, com o estralejar do fogo de artifício no longínquo horizonte, em Vila do Conde.
12 de janeiro de 2025
Foto Victor Nogueira - Mural em Leceia (Barcarena), no Jardim-escola O Cebolinha (1997 rolo 221 - 0026)
A "Turma da Mónica" é uma criação de Maurício de Sousa, nos anos '60 do passado milénio, constituída por um grupo de crianças, cada uma com sua idiossincrasia, sendo presentemente Cebolinha, Mónica, Cascão, Chico Bento, Milena e Magali os personagens principais. No mural figuram Cebolinha, Cascão e Mónica.
Sem comentários:
Enviar um comentário