* Victor Nogueira
2026 01 28 Tempestade Kristin - o dia seguinte (chatGPT e Google Gemini)
Entretido com as minhas escritas e leituras, deitei-me apenas às 4 da madrugada, no meio do maior silêncio em meu redor. Não assomei à janela para ver se chovia, mas nenhum vendaval se ouvia. Pensei para com os meus botões que a Kristin afinal tinha resolvdo ser mais mansinha e cordata.
Mas hoje, ao ler a imprensa on line, verifiquei que Kristin não deixara por mãos alheias a sua prevista fera ferocidade, em Portugal deixando à sua passagem um rasto destrutivo, incluindo 5 mortos. Albufeiras cheias, em risco de transbordar em mais inundações, estradas cortadas ... enfim, um caos completo em certas zonas de Portugal.
Abro a janela e olho para lá dela. Duas ou três couves galegas estão caídas por terra. Em torno do limoeiro muitos limões, amarelos, atapetam o solo. Na tangerineira resiste a solitária tangerina, alaranjada. O céu está cinzentesco, neste dia frio, embora não de rachar.
Estas são as imagens geradas pelo pelo Google Gemini pelo catGPT, a partir dum guião de minha autoria.
Guião
Desenha 1. do lado direito casas 2. do lado esquerdo casas. 3. ao meio desenha uma rua, com árvores descarnadas. Na rua alguns carros. Um dos automóveis destruídos pela queda duma árvore. Algumas árvores estão caídas por terra, A rua tem lençóis de água. Uma das casas tem o telhado meio destruído. No horizonte, sem núvens, o céu está cinzento. Na rua vagueiam pessoas (homens e mulheres) protegidos do frio.
.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário